Durante o Pequeno Expediente dessa segunda (27), a vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu a vitória de estudantes pernambucanos no Campeonato Europeu de Robótica Lego, na Alemanha, no último dia 10. “É a primeira vez que o Brasil e o Recife ganham uma competição como essa. Parabéns para todos nós. Foram crianças entre 13 e 15 anos que participaram e criaram um robô que foi construído para ajudar os idosos. Ressalto que toda a apresentação foi em inglês. O fortalecimento da equipe foi tão grande, que os jornais alemães publicaram que o Brasil não é só futebol e carnaval. É ciência e educação. Essas crianças merecem os nossos aplausos”, disse.
A 5ª Conferência Municipal do Recife foi repercutida no Plenário desta segunda (27) , pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). Realizada entre os dias 24 e 26 de maio, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, o evento teve como tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”. “Estivemos presentes na abertura dos trabalhos representando a Câmara. A vereadora Isabella de Roldão (PDT) e Jayme Asfora (PMDB) também compareceu nesses três dias visando Políticas Públicas para o futuro da cidade. Tivemos grupos de debates e palestras, como a Dra. Mércia Alves da UFPE e UFPB, sobre o Sistema de Desenvolvimento Urbano Nacional e Gestão Democrática, além da Mestre Tânia Bacelar sobre Desenvolvimento Sócio e Econômico do município. O secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, falou sobre o tema ‘Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, Trajetória e Avanços Rumo ao Recife 500 anos”, disse Almir.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) comemorou hoje (27) no Plenário, a aprovação na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (22) do Projeto de Lei Projeto de Lei 7663/10, de autoria do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que trata do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. A proposta muda o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad). “Essa aprovação veio num momento muito importante. Foi com alegria que participamos da votação do PL 7663, considerado amplo e desafiador. Estamos passando por um momento único no nosso país e realmente estamos diante de uma calamidade. A sociedade brasileira está vivendo algo nunca visto. Somos um dos campeões mundiais no uso do crack”, disse.
A Comissão de Reforma da Câmara decidiu hoje (27), que haverá uma reunião de trabalho com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na próxima semana, para discutir o andamento e possibilidades de contratação para a realização de concurso público na Casa. Segundo o presidente do grupo, Raul Jungmann (MD), ficou decidido que, também na próxima semana, a Comissão receberá empresas interessadas para uma possível Parceria Público Privada (PPP) em relação à construção da nova sede.
Se depender da vereadora Michele Collins (PP), o Recife vai sair na frente e poderá ter uma semana inteira de incentivo ao aleitamento materno, coincidindo com a Semana Mundial de Aleitamento, 1 a 7 de agosto. Ela informou, na tarde desta segunda-feira 27, que já está tramitando na Câmara do Recife, um projeto de lei para instituir justamente a semana de incentivo ao aleitamento materno no Recife.
As linhas que vão conduzir a elaboração da lei orçamentária da Prefeitura do Recife para o exercício de 2014 serão debatidas em audiência pública prevista para sexta-feira, 31, na Câmara Municipal. A partir das discussões, será aperfeiçoado o projeto de lei número 14/2013, de autoria do Poder Executivo, que estabelece as prioridades e metas da administração pública municipal, a estrutura e organização do orçamento, as diretrizes para a elaboração e execução do orçamento e suas alterações, as disposições relativas às despesas do município com pessoal e encargos sociais e as disposições sobre alterações na legislação tributária. A matéria precisa ser discutida, votada e devolvida ao Poder Executivo até o final da primeira quinzena de junho.
O grupo feminino Raabe, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que presta assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, familiar, patrimonial e de gênero, foi homenageado em reunião solene da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 24. A solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Alfredo Santana (PRB), que entregou medalha de Honra ao Mérito para a coordenadora, Aurelina Santana, assim como a cada uma das 33 integrantes do grupo.
A concessão do Título de Cidadão do Recife ao fisioterapeuta respiratório Ricardo José Moreira Cavalcanti foi proposta pelo ex-vereador Romildo Gomes, na legislatura passada, e foi entregue na tarde desta sexta-feira 23, na Câmara do Recife. Diploma e medalha foram entregues pelo vereador Eduardo Marques, que representou o autor da proposta e leu o discurso por ele enviado. “Represento o meu amigo e ex-vereador desta Casa, por nove legislaturas, onde foi presidente, primeiro secretário, líder de governo entre muitos outros cargos com orgulho e honra”.
Para assegurar aos integrantes da Guarda Municipal do Recife o pagamento de meia-entrada do valor cobrado para o ingresso em teatros, musicais, circo, cinema e similares das áreas de esporte, cultura e lazer do Recife o vereador Eriberto Rafael (PTC) apresentou projeto de lei à Câmara Municipal do Recife. A matéria já foi encaminhada para análise das comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, onde poderá receber emendas e pareceres dos relatores.
O vereador Henrique Leite (PT) fez esclarecimentos na Tribuna de hoje (22) sobre a situação da escola profissionalizante Vila dos Milagres. Alunos e professores estavam nas galerias da Casa. Eles reivindicam que o Centro Profissionalizante Vila dos Milagres continue a ser coordenado pela Secretaria de Educação. A Prefeitura do Recife iniciou estudos para avaliar a possibilidade de transferência das 17 escolas profissionalizantes do município para a Secretaria de Juventude e Qualificação. “É importante informar que esse não é primeiro movimento que foi feito. Conversei com lideranças dos sindicatos e gestores e, dessa conversa, tiveram uma decisão de fazer uma reunião pública na Comissão de Educação. O presidente do grupo, André Régis (PSDB), abraçou a causa e fizemos uma reunião onde trouxemos o secretário da Juventude, João Luiz. Além dele, gestores, professores, comunidade e estudantes estiveram presentes e nós fizemos um acordo. O Primeiro acordo foi a preocupação de que não saísse o Decreto, passando as escolas profissionalizantes para a Juventude. O acordo foi mantido e o decreto não sai enquanto todos forem ouvidos”, disse.