Em entrevista coletiva agora há pouco, o primeiro secretário da Câmara do Recife, vereador Augusto Carreras (PV), repudiou os ataques desferidos por vândalos contra o patrimônio histórico e funcionários da Casa de José Mariano na tarde da quarta-feira 21. Vidros quebrados em quantidade, risco de incêndio, dezenas de coquetéis molotovs arremessados no prédio, e ameaças constantes de invasão, foi o resultado computado pelos servidores hoje. “Ainda não sabemos qual o prejuízo causado aos cofres públicos. Só vamos saber depois que forem feitos os orçamentos das partes danificadas”. Ele mostrou fotos do resultado da depredação ao prédio e imagens de dois vídeos que retratam momentos de vandalismo. Todo o material fará parte de um relatório que será entregue à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.
Exatamente 13 dias depois da ocupação das dependências da Câmara Municipal do Recife manifestantes tentaram destruir o prédio, que é patrimônio público municipal, na tarde de quarta-feira, 21. Aos gritos, que conclamavam: “vamos incendiar”, “vamos invadir”, eles depredaram guaritas, quebraram vidraças dos janelões na parede frontal e jogaram balões azuis com substâncias inflamáveis – óleo queimado, tinta e querosene – pegando fogo, tentando incendiar o imóvel. Foi uma ação, segundo analistas de segurança, típica de quem tem experiências de “controle de distúrbio”, estratégia que consiste no posicionamento dos manifestantes, quando uma fileira fica mais à frente gritando e incentivando os distúrbios e uma segunda fileira, por trás, pratica atos de vandalismo.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), decidiu suspender o expediente da Casa Legislativa nesta quarta-feira, 21 de agosto, tendo em vista a proteção da integridade física dos funcionários, a preservação do serviço de biometria que vem sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (T R E) nas dependências do prédio, bem como de todo o imóvel, que é patrimônio público e histórico da cidade.
O vereador André Régis (PSDB) destacou na tarde desta terça-feira, 20, que o Supremo Tribunal Federal indicou o ministro Celso de Melo como relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que questiona a constitucionalidade da lei municipal 17.866/2013. A lei que é de autoria do Executivo, disciplina o acesso às informações públicas e regulamenta as restrições às informações sigilosas no âmbito do poder executivo municipal. O parlamentar salientou que não considera prerrogativa do prefeito manter a restrição do acesso à informação nos prazos de 25 anos (ultrassecreta), 15 anos (secreta) e cinco anos (reservada).
A Comissão de Direitos Humanos, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), reuniu-se na tarde de hoje (20), na Câmara. O objetivo foi esclarecer aos moradores dos Coelhos sobre o andamento dos habitacionais construídos para a comunidade que foi atingida recentemente por um incêndio. O encontro contou com a participação do Secretário de Habitação, Eduardo Granja e Renata Sena, Secretária Executiva da pasta, dos vereadores Wanderson Florêncio (PSDB), Jayme Asfora (PMDB) e Eriberto Rafael (PTC), além de representantes da comunidade.
Obras paradas desde o ano passado e que foram retomadas nesta gestão, tais como pavimentação e drenagem de cinco vias no complexo viário Iputinga-Monteiro e a reforma do parque do Caiara, foram listadas na tarde desta terça-feira 20, na Câmara do Recife, pelo vereador Estéfano Menudo (PSB).
O vereador Raul Jungmann (PPS) convidou os colegas a visitarem as áreas de risco e dos desabamentos ocorridos esta semana, com duas vítimas fatais. Ele quer visitar ainda a Codecir para se inteirar das ações e precauções tomadas na cidade. “Existem mais de 3 mil pontos de risco no Recife para serem monitorados. Mesmo assim, a Codecir tem a dimensão da responsabilidade do trabalho que faz. E não cabe fazer juízo dessa equipe. Mas, lamentamos as mortes. Por isso, convido a todos para uma visita de solidariedade aos familiares”.
O vereador Henrique Leite (PT) criticou os planos de saúde que, segundo ele, vêm desrespeitando idosos. “É um problema grave que já foi veiculado até em rede nacional. Além de desrespeitar o consumidor, os planos não querem atendê-los. Essas empresas estão cometendo um crime por não aceitar a entrada de idosos, a partir de 59 anos. Para as empresas, essas pessoas significam prejuízo, só se preocupam com o lucro e não com a vida das pessoas.”, disse.
A vereadora Michele Collins (PP) fez uso da Tribuna nesta terça (20), para registrar o aniversário de 156 anos do Congregacionalismo no Brasil, celebrado no último dia 19 de Agosto. “Congregacionalismo é um sistema onde cada congregação local é autônoma e independente. A igreja local possui autonomia para sua própria reflexão teológica, expansão missionária, relação com outras congregações e seleção de seu ministério. O Congrecaionalismo no Brasil chegou em 1855, por meio do Dr. Kalley e a sua esposa Sarah Kalley. Era o início da pregação Evangélica no Brasil em língua portuguesa e a semente da linda história da Igreja Congregacional no Brasil”, disse.
O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) pediu em pequeno expediente, na tarde desta terça-feira, 20, que a Compesa envie uma equipe para solucionar os problemas de uma estação elevatória de esgoto que existe no final da Rua Souza Bandeira, na comunidade da Vila de Santa Luzia, no bairro da Torre.