Notícias

O vereador Jurandir Liberal (PT) lembrou o Dia da Consciência Negra, celebrado na data de hoje, 20 de novembro. O parlamentar citou a luta de Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. “Lembramos hoje, não somente a luta de Zumbi, como também a luta cotidiana de negras e negros por direitos. A luta não parou com a abolição. Não parou com a falaciosa assinatura da Princesa Isabel. Um erro histórico é atribuir a abolição à monarquia da época e suas elites, que, na realidade, por temerem uma revolução em proporção maior, assinaram a abolição”, disse.

O vereador Múcio Magalhães (PT) comemorou, na tribuna, o cumprimento da lei de sua autoria sancionada este mês pelo prefeito João da Costa que dá direito à gratuidade no transporte público municipal às pessoas com mais de 60 anos. A proposta havia sido vetada pelo prefeito, mas o veto foi derrubado em plenário pelos vereadores.

Com 13 projetos de lei agendados para votação em plenário, a Câmara Municipal do Recife terá uma reunião ordinária bastante movimentada na tarde desta terça-feira, 20 de novembro. A reunião está prevista para começar às 15 horas e as matérias, que trazem propostas que podem melhorar a qualidade de vida dos recifenses, são 10 de autoria dos próprios vereadores e as três restantes, do Poder Executivo.

As lombadas eletrônicas na BR-101, instaladas no trecho do contorno do Recife foram debatidas ontem durante na Câmara do Recife, com representantes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) em Pernambuco e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife e do Consórcio Grande Recife. A iniciativa do debate foi do vereador Romildo Gomes (PSD), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente Transporte e Trânsito. A dificuldade de tráfego na BR-101 é maior especialmente no trecho entre o município de Paulista e o bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, tendo o Recife entre as duas localidades. Para o vereador, a quantidade exagerada de lombadas eletrônicas com limite de velocidade de 50km/h vem prejudicando a fluidez do trânsito. O debate foi aberto á participação dos vereadores.

O vereador Maguari (PSB) fez um apelo à Prefeitura do Recife durante a Reunião Plenária de hoje (19) para que houvesse uma fiscalização na obra do Canal Guarulhos, em Jardim São Paulo, além de esclarecer aos moradores os motivos das constantes paralisações na obra. “Esse problema já foi relatado nesta tribuna referente aos trabalhos que iniciam, depois param e a comunidade não toma conhecimento. Os moradores vêm reclamando muito. Até foi iniciado um sistema educativo para tratar das indenizações e desapropriações na área, mas agora está tudo parado. Faço aqui um apelo à URB para que nos informe qual motivo que a empresa deixou de realizar os serviços no Canal Guarulhos”, disse.

As lombadas eletrônicas na BR-101, instaladas no trecho do contorno do Recife, serão debatidas durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 19, a partir das 15 horas, com representantes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) em Pernambuco e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife. A iniciativa é do vereador Romildo Gomes (PSD), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente Transporte e Trânsito. Ele alega que é “notória a dificuldade de tráfego nas rodovias federais que margeiam nossa cidade, sejam pelo estado de conservação das vias, sejam pelos óbices encontrados pelos motoristas que por lá trafegam”.

Uma comissão formada por cinco vereadores poderá participar dos estudos e levantamentos dos itens que são examinados para adoção do percentual de reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do Recife. A proposta é do vereador Liberato Costa Junior (PMDB), aprovada na reunião plenária da Câmara Municipal nesta terça-feira, 13. De acordo com o requerimento do parlamentar, “a própria comissão poderá, no decorrer do ano, através de audiência pública, examinar com mais profundidade os aumentos do IPTU”.

A revisão do Plano Plurianual (PPA) 2010 – 2013 e a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) que serão executadas pelo prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio, foram avaliadas pela Câmara Municipal do Recife, em reunião realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, na manhã desta terça-feira, 14. Estiveram presentes oito vereadores e dois secretários municipais. O objetivo da reunião foi analisar as emendas oferecidas aos dois projetos de lei do Poder Executivo, os quais têm até o final do mês para votação em plenário. O projeto de lei número 17/2012, que trata da revisão do PPA, recebeu duas emendas; e o projeto número 18/2012, que estabelece a LOA, 40.

Durante a reunião da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, na tarde desta terça, 13, a vereadora Vera Lopes (PPS) destacou problemas encontrados em postos de saúde do município. Segundo ela, faltam médicos e remédios. O vereador Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão, sugeriu enviar um pedido de informação à Secretaria de Saúde do Recife. O encontro serviu ainda para analisar cinco projetos de Lei, três deles receberam parecer favorável e dois foram rejeitados. Outros oito projetos foram distribuídos para apreciação futura.

Uma solenidade simples marcou o descerramento do retrato do ex-presidente da Câmara do Recife, no biênio 2009/2010, ocupado pelo vereador Múcio Magalhães (PT). Faz parte da tradição da Casa José Mariano a colocação do retrato de todos os dirigentes na Galeria dos Presidentes, no Salão Nobre. O descerramento foi feito por Múcio Magalhães e o atual presidente vereador Jurandir Liberal (PT), na presença do vereador Gilberto Alves (PTN), da artista plástica Eliana Brandão, autora do retrato, colegas de trabalho e de gabinete.