Durante o Pequeno Expediente desta segunda (17), o vereador Jayme Asfora (PMDB) anunciou ao Plenário que pretende instituir uma Frente Parlamentar em defesa dos animais. “Já protocolei há poucos dias um Projeto de Resolução que institui a Frente Parlamentar em defesa dos animais. Outras cidades do Brasil já possuem essa Frente, e tenho certeza de que muitos parlamentares aqui tem essa sensibilidade. Inclusive, cito o vereador Almir Fernando (PCdoB) que já realizou uma audiência pública que discutiu os maus tratos aos animais.”, disse.
Na tribuna de hoje (17), o vereador Jurandir Liberal (PT), alertou que a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, a qual é presidente, está realizando um levantamento sobre o espaço aéreo no Recife. “Constatamos que toda a posteação está sendo utilizada por várias empresas de telecomunicações, enfeando a cidade com gambiarras. A regulamentação está falha em nossa cidade. Nesse sentido, tínhamos discutido em convidar a Secretaria de Meio Ambiente por conta das árvores que estão sendo podadas de forma irregular. Queria que os vereadores observassem essa discussão, pois o Recife tem ¼ das árvores de Porto Alegre, e as poucas árvores daqui estão sendo destruídas pela podação irregular”, disse.
A vereadora Priscila Krause (DEM) lamentou hoje, na Câmara (17), sobre as notícias veiculadas na mídia, em relação às condições do Recife para o evento da Copa das Confederações. “Não queria frustrar a expectativa da população pernambucana em relação à Copa das Confederações. Faço aqui um alerta e chamo a atenção dos vereadores, gestores do Recife e do Governo do Estado. Fiz um apanhado de manchetes de vários veículos de comunicação da internet e de impresso, criticando as condições da capital pernambucana em relação ao evento da Copa das Confederações. Além disso, jornais de circulação nacional destacando vários problemas , como a falta de locais para treino. A BBC Brasil, sucursal de Londres, chamou a atenção ressaltando que faltou planejamento no Recife. Uma matéria bem feita, com a opinião de vários urbanistas, inclusive uma entrevista longa com João Braga que, por sinal,tem alguns pontos que chama a atenção”, disse.
A visita realizada hoje (17), pela Frente Parlamentar de Combate ao Crack, aos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e a um albergue terapêutico, foi tema do discurso do vereador Luiz Eustáquio (PT), na Câmara. "Hoje pela manhã, a Frente Parlamentar de Combate ao Crack saiu para fazer visita aos CAPS e albergue terapêutico. Na ocasião, estavam presentes na comitiva os vereadores Priscila Krause (DEM), Michele Collins (PP), Almir Fernando (PCdoB), Eurico Freire (PV),Jadeval de Lima (PTN) e Maguari (PSB). Tivemos oportunidade de visitar 3 CAPS e um albergue terapêutico que faz a acolhida de mulheres. A Frente está trabalhando, e pedimos, ao líder de governo, para agendarmos uma conversa com o prefeito Geraldo Júlio para levarmos uma relatório da nossa rede e, também, sobre a visita que fizemos ao estado de Alagoas”, disse.
Durante o Pequeno Expediente desta segunda (17), o vereador Maguari (PSB) fez um alerta para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em relação à qualidade do material utilizado na operação Tapa-Buracos, ao longo da BR-101. “O tipo do material é de terceira qualidade. É como se fosse um asfalto “Sonrisal”: quando a chuva chega, volta a mesma buraqueira em toda a via, que se inicia no posto Padre Cícero até a Guabiraba. São muitos os buracos na via.”, disse. Maguari ressaltou que irá elaborar um requerimento ao DNIT solicitando informações sobre produto utilizado no asfalto da BR-101. “Farei um requerimento ao DNIT para tomar conhecimento se na licitação o material é de primeira, segunda ou terceira qualidade. Tem que haver a responsabilidade de acompanhar a qualidade do produto que está sendo empregado naquela via”, disse.
O vereador André Régis (PSDB) produziu um documento intitulado Relatório Fotográfico de Escolas Municipais do Recife, mas acabou criticando a transferência das escolas profissionalizantes da secretaria da Educação para a secretaria da Juventude e Qualificação Profissional, que ele classifica como transitória. O decreto do executivo realizando a transferência foi publicado sábado 15, no Diário Oficial. O relatório ficou para uma próxima data. “Estava tentando discutir e fazer a mediação entre os servidores dessas escolas e os gestores, mas não deu tempo, o governo foi mais rápido”.
A Comissão de Controle Urbanístico – CCU – que é um órgão consultivo da Secretaria de Planejamento da Prefeitura do Recife e tem entre suas atribuições analisar e dar parecer sobre a implantação de empreendimentos de impacto, geradores de interferência no tráfego e atividades potencialmente geradoras de incômodo à vizinhança poderá ser modificada de acordo com o projeto de lei 19/2013, de autoria do Poder Executivo, que está tramitando na Câmara Municipal do Recife. A matéria aguarda emendas dos vereadores e está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; e de Finanças e Orçamento, para análise e emissão de parecer.
A Comissão Especial de Monitoramento dos Prédio-Caixão em Situação de risco visitou, na manhã desta sexta-feira (14), o Habitacional Novo Prado, no Bairro do Bongi, a convite dos moradores, por intermédio do vereador Estefano Menudo (PSB). Quatro vereadores participaram da visita: Gilberto Alves (PTN), Amaro Cipriano Maguari (PSB), membros da Comissão, além dos vereadores Eriberto Rafael (PTC).
Através do seu presidente, vereador Vicente André Gomes (PSB), a Câmara Municipal do Recife homenageou a Rádio Jornal do Commercio, às vésperas da data em que se comemoram os 65 anos de existência da emissora que é líder de audiência no Estado e uma das 19 em todo o país a ser licenciada pela Fifa nas últimas dez copas do mundo sem interrupção. A sessão solene ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14. “Feliz do homem que consegue, na sua cidade natal, prestar uma homenagem ao aniversário de uma instituição séria, que é marco da comunicação e da verdade de nossa cidade”, afirmou o presidente, em discurso de saudação.
Considerada a mais antiga do gênero no País em atividade ininterrupta, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) vem enfrentando dificuldades de gestão, carência diversas inclusive de instrumentos e não dispõe de projetos artísticos consistentes. Além disso, é crescente a insatisfação dos músicos por causa da baixa remuneração e da falta de condições de trabalho. Essa situação, que depõe contra a orquestra que é uma das mais tradicionais do Brasil, vem preocupando a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife. Ela realizará audiência pública para discutir o problema no dia 20 de junho, no plenarinho, às 9h.