A pauta da plenária desta terça-feira, 28, contou com quatro Projetos de Lei que foram aprovados em primeira e segunda discussão, após a instalação de reunião extraordinária, e seguirão para sanção do Executivo. Um dos aprovados é de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que declara de utilidade pública o Instituto Solidare, que desenvolve programas de assistência voltados para as áreas de educação, saúde, esporte e desenvolvimento social para os cidadãos que se encontram em situação de exclusão social.
O vereador Sérgio Magalhães (PSD) disse que os serviços de varrição e coleta de lixo do Recife estão precários e que a Vital Engenharia Ambiental, prestadora de serviço da prefeitura, já demitiu cerca de 300 servidores terceirizados que prestam serviços de Limpeza Urbana na cidade de Recife. Ele fez a afirmação no plenário da Câmara Municipal, durante reunião ordinária desta terça-feira, 28. “Há rumores de que a empresa, que já demitiu centenas de garis, já tem planos demitir outros 300”, disse.
Ao elogiar a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria da Pompeia, que teria “dado provas de que reconhece as dificuldades da população recifense quando aceitou rever o binário da Estrada do Encanamento”, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez um apelo para que a gestora também melhore o acesso ao Hospital Geral de Areias (HGA). Ele fez o apelo na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira, 28.
Apenas 10,6% do dinheiro orçado para este ano foi usado, nos seis primeiros meses, pela Prefeitura do Recife. Isso significa que a PCR desembolsou, para obras e serviço, R$ 111,16 milhões dos 1,04 bilhão previstos para todo o ano de 2012. Esses números, publicados em matéria do Jornal do Commercio, foram apresentados e lamentados em plenário pela vereadora Priscila Krause, durante reunião ordinária desta segunda-feira, 27. “É um valor que está muito abaixo das expectativas. É por isso que andamos no Recife com as calçadas cheias de buraco. As escolas municipais e os postos de saúde estão em situação de calamidade”, afirmou.
O vereador Carlos Gueiros informou durante a reunião plenária desta segunda-feira, 27, que vai apresentar um projeto de lei substitutivo ao projeto 24 /2011 do Poder Executivo que desafeta, com base na Lei Orgânica, parte da rua Elias Gomes no Loteamento Pina de Dentro, e ao mesmo tempo autoriza a alienação do domínio em favor da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil. O parlamentar decidiu modificar o projeto para deixar claro o objetivo da proposta, que segundo Carlos Gueiros é doar a área à província mantenedora da Igreja Matriz do Pina. “Não é alienação, mas uma desapropriação onerosa. Estou preparando um substitutivo. Agente altera e esta casa toma a iniciativa de fazer a doação, propor a doação gratuita”, explicou Gueiros.
A implantação do Centro Regional de Referência sobre Drogas, como projeto da Universidade Federal de Pernambuco, foi elogiada pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife. Ele exibiu em plenário a matéria publicada nesta segunda-feira, 27, pelo jornal Folha de Pernambuco e disse que “é importante o fortalecimento da luta em combate à disseminação do uso de drogas na sociedade”. O vereador lembrou que os poderes públicos sempre “se mostraram frágeis nesse trabalho e por isso um centro de referência regional vem fortalecer esse trabalho”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) denunciou que o trecho da BR-101, que passa dentro do Recife, na altura da Zona Oeste da cidade, está cheia de buracos e em situação de abandono. “São constantes os acidentes de trânsito devido à má conservação da pista. São frequentes as cenas de carros virando e quebrando”, disse ele, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 27. A região por onde passa a rodovia corta os bairros de Jardim São Paulo, Ceasa, Engenho do Meio, Detran e Guabiraba, esse já na Zona Norte.
Duas homenagens na mesma tarde, propostas pelos vereadores Priscila Krause (DEM) e Marcos Menezes (DEM), ausente m virtude de compromissos. O Título de Cidadão Recifense foi outorgado ao ministro Sebastião Reis Júnior por Priscila Krause e a Medalha do Mérito José Mariano por Marcos Menezes a Ramiro Becker. Ambos os homenageados foram saudados pela vereadora Priscila Krause.
Com o novo horário de funcionamento dos trabalhos legislativos, a Câmara Municipal do Recife realiza reunião plenária nesta segunda-feira, 27 de agosto, às 9h. A ordem do dia já foi definida e consta de 30 requerimentos com reivindicações das comunidades, discussão de dois projetos de lei, além dos debates sobre os problemas da cidade. Os requerimentos são os mais diversos e abordam problemas cotidianos enfrentados pela população como dificuldades no trânsito, fechamento de buracos em vias públicas, construção de barreira e de muros de arrimo em áreas de morros, entre outros.
Por indicação da vereadora Priscila Krause (DEM), a jornalista Ana Cláudia Thorpe recebeu na tarde desta quinta-feira 22, na Câmara do Recife, o Título de Cidadã do Recife. De acordo com a proposição da autora, a homenageada já é uma filha querida da cidade. “Ela nasceu em São Paulo, mas cursou comunicação social e relações públicas na Universidade Católica. Ela também foi a primeira autora de uma monografia em relações públicas no Estado”.