O transporte coletivo foi criticado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), durante o Pequeno Expediente de hoje (24). “Infelizmente, o transporte coletivo incomoda muito e não é de agora. Existem vários questionamento das comunidades, e não só as do Recife como também as da Região Metropolitana. A espera é muito grande nas paradas, poucos ônibus, falta de limpeza nos veículos. Faço esse apelo para tentar melhorar a situação”, disse.
Pelo menos cinco por cento das vagas de trabalho das pessoas jurídicas, com fins lucrativos, que forem beneficiadas por isenção fiscal ou incentivo concedido pelo município, devem ser reservados às pessoas que realizaram tratamentos de dependência química. É o que prevê o Projeto de Lei do vereador Luiz Eustáquio (PT), que recebeu parecer favorável na manhã de hoje, 24, durante a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento.
Ao usar a tribuna pela primeira vez em seu mandato, na tarde desta terça-feira, 23, o vereador mais jovem da Câmara do Recife, Felipe Francismar (PSB), politizou sua fala ao reafirmar o que ele considera o ideário socialista do partido. Fez mais. Desejou que o Brasil dê um passo à frente como Pernambuco deu. “O PSB mudou a trajetória do Estado com um modelo de gestão que busca desenvolvimento com justiça social através da meritocracia. É possível fazer mais sim, e pelo país inteiro”. Depois, ele traçou a trajetória de lutas do partido, especialmente, no enfrentamento à miséria, e considerou que era preciso modernizar o Estado, implantando um novo pacto federativo, onde o velho Estado, construído sem o olhar do povo, desse lugar a uma nova ferramenta de transformações políticas.
A aprovação do projeto de lei do Executivo 13/2012 permitndo que a Prefeitura do Recife faça empréstimo no valor de R$ 400 milhões para a implantação de corredores de ônibus, dentro do Plano e Mobilidade da cidade, suscitou polêmica e a saída da oposição do plenário para não votar. Entretanto, o projeto foi discutido e aprovado na primeira e segunda discussões na tarde desta terça-feira 23, na Câmara do Recife. A PCR já pode contrair a dívida.
A vereadora Michele Collins (PP) lançou na reunião plenária desta terça-feira, 23, o Pauta Recife de Combate às Drogas, um documento que apresenta ações e diretrizes voltadas para o enfrentamento ao uso de entorpecentes. “É uma importante ferramenta para atuar no combate às drogas e na assistência e tratamento dos usuários da nossa cidade. Este documento não é algo acabado, que se encerra com o seu lançamento, mas servirá de base, não só para esta Casa, mas para todos que militam no combate as drogas”. A parlamentar solicitou a colaboração dos vereadores e de toda sociedade para aperfeiçoar o trabalho, lembrando que o arquivo está disponível no site www.michelecollins.com.br.
O vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna da Câmara desta terça (23) para comunicar que entregou ao presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB) e ao líder da bancada, Gilberto Alves (PTN), a pauta de reivindicações dos servidores da Prefeitura do Recife. “A pauta trata da campanha salarial dos nossos servidores. O Sindicato dos Servidores/as e Empregados/as Públicos Municipais da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife (Sindsepre), o qual presido, vai iniciar a campanha salarial desses trabalhadores que não aguentam mais esperar”, disse. A pauta, segundo o parlamentar, foi discutida a e aprovada nas assembléias para ser posteriormente analisada com a PCR. “A mesa de negociação foi marcada de fato para a próxima sexta-feira. Peço à Câmara do Recife que acompanhe as negociações e que a Casa participe do debate como tem feito todos os anos”.
A Comissão de Direitos Humanos, presidida pela vereadora Aline Mariano (PSDB), reuniu-se na tarde desta terça (23) para discutir o projeto de lei de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT) que prevê a internação voluntária, involuntária e compulsória para dependentes químicos de álcool e drogas ilícitas. O encontro também contou com a presença dos vereadores Jayme Asfora (PMDB) e Michele Collins (PP), além de Alda Roberta Campos, psicóloga especialista em saúde coletiva, e Edilson Silva, presidente estadual do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL.
Nem mesmo a manobra do governo federal para impedir que pequenos partidos se juntassem, impediu que o Partido da Mobilização Nacional (PMN) e o Partido Popular Socialista (PPS) realizassem em tempo recorde seus congressos nacionais e se fundissem em um só, agora Mobilização Democrática (MD). A notícia foi dada ontem na Câmara do Recife pelo vereador Raul Jungmann (PPS), um dos integrantes do novo partido.
Para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos policiais civis, militares e federais, os vereadores prestaram nesta segunda-feira, 22, na Câmara do Recife, homenagens lembrando a comemoração do Dia do Policial. Henrique Leite (PT) que também é policial, reafirmou o valor que esses profissionais têm para a sociedade, mas lamentou que eles sejam descartáveis como copos usados e jogados fora. “Policiais entregam seu bem mais valioso que é a própria vida para defender os cidadãos. A Polícia Militar cumpre seu papel ostensivo enquanto que os civis e federais fazem o papel judiciário e investigativo”.
Uma comemoração antecipada lembrou o Dia Nacional dos Empregados Domésticos que vai acontecer dia 27 deste mês. A data foi lembrada na tarde desta segunda-feira, 22, pelo vereador Jurandir Liberal (PT), que saudou as novas regras recentemente aprovadas pelo Congresso Nacional, estendendo direitos trabalhistas, tais como FGTS, horas extras, folgas entre outros. “Esses profissionais não eram equiparados às outras profissões, embora representem grande número de trabalhadores. Conquistaram direitos aos poucos e só agora finalmente terão esses direitos reconhecidos”.