Na tarde de hoje, 6, a mesa diretora do Parlamento Jovem do Recife realizou uma reunião na sala das comissões da Câmara, para discutir e planejar ações futuras no que diz respeito ao andamento dos encontros dos vereadores jovens.
A Câmara Municipal do Recife concedeu ao procurador federal Romoaldo Reis Goulart o título de cidadão recifense, em solenidade, na manhã desta quarta-feira, 6. “Dar-lhe esse título é reconhecer o trabalho e a seriedade, de dedicação e profissionalismo com que sempre exerceu a carreira”, disse o vereador Rogério de Lucca (PSL), que foi o autor do requerimento. A reunião solene teve início às 10h30 e foi presidida pelo vereador Gilberto Alves (PTN).
Por iniciativa do vereador Gilvan Cavalcanti (PSD), os parlamentares aprovaram na tarde desta terça-feira 5, na Câmara do Recife, projeto de lei do Executivo criando o Bolsa Atletas municipal que vai destinar uma quantia em dinheiro para jovens que desejam ser atletas, mas não têm condições financeiras para investir em esportes.
Para ouvir e chegar mais perto da comunidade, além de identificar problemas especialmente de segurança, a Comissão de Segurança da Câmara do Recife realiza reuniões nos bairros. A primeira foi em Casa Amarela e agora será a vez de Jardim São Paulo. Para que a reunião aconteça e alcance resultados, ficou definido em reunião na tarde desta terça-feira 5, na Sala das Comissões da Câmara, que serão convidados representantes das igrejas, escolas, postos de saúde, delegacia e comando da polícia militar da área. A data da reunião ainda vai ser marcada. O presidente da Comissão, vereador até Maré Malta (PSD) considera necessário ouvir a sociedade para conhecer melhor seus anseios.
O vereador Maré Malta (PSD) fez um resumo na tribuna sobre a reunião da Comissão de Segurança, a qual é presidente, ocorrida hoje (5), na Sala das Comissões. “Mais uma reunião itinerante sobre segurança nos bairros será realizada, e o bairro escolhido foi Jardim São Paulo. Vamos convidar a Guarda Municipal, a delegacia da área, o 12º Batalhão, organismos, igrejas, diretores de escolas, lideranças comunitárias, além das áreas de assistência social, serviços públicos, entre outros”, disse.
Abrindo o pequeno expediente da tarde de hoje, 5, o vereador Rogério de Lucca (PSL) parabenizou na tribuna da Câmara do Recife, os demais parlamentares pela colaboração na rejeição dos vetos do executivo, onde foi beneficiado o seu projeto de lei que defende a realização do teste do reflexo vermelho (teste do olhinho) nas maternidades e estabelecimentos hospitalares. “Esse exame verifica no recém-nascido a probabilidade de existir doenças futuras, como catarata, glaucoma, tumores e outras anomalias”, destacou.
Dentro das comemorações do centenário da morte do abolicionista José Mariano, patrono da casa legislativa, a Câmara do Recife vai homenagear este ano as pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços ao município. A comenda foi instituída pela Mesa Diretora, através do Decreto Legislativo número 556/2012, e será concedida a personalidades indicadas pelos vereadores. Também faz parte das comemorações uma série de três reportagens especiais, a ser exibida a partir de amanhã, quarta-feira 6, no programa TV Câmara do Recife, que vai ao ar pela TV Universitária, diariamente às 7.30 horas. A série tem edição e reportagem da jornalista Catarina Ramalho, apresentação da jornalista Mack Costa e direção geral da jornalista Edén Pereira.
Seis projetos de lei, que tramitaram e foram aprovados, voltaram ao plenário da Câmara do Recife na reunião ordinária desta tarde, após receber veto total do prefeito João da Costa. Os vetos foram analisados e rejeitados em discussão única, por maioria absoluta e votação secreta, como exige o Regimento Interno. Os projetos de lei tratam de assuntos diversos e são de autoria dos vereadores Antônio Luiz Neto (PTB), Carlos Gueiros (PTB), Rogério de Lucca (PSL), Múcio Magalhães (PT) e Priscila krause (DEM).
Durante o pequeno expediente, o vereador Inácio Neto (PSB) leu uma carta de um proprietário de um imóvel que foi demolido pela Prefeitura do Recife. Segundo a carta, a Prefeitura não tinha amparo legal. “Depois que fui procurado três vezes por um cidadão que se dizia interessado em adquirir minha propriedade e não quis negociar a mesma, tive meu imóvel arbitrariamente demolido poucos dias depois. Dia 27 de julho de 2009, fui surpreendido por uma ação de demolição às 6 horas da manhã sem nenhum mandado judicial”.
O vereador Amaro Cipriano- Maguari (PSB) fez apelo à construtora Queiroz Galvão que construiu prédios no Bairro de Jardim São Paulo. Segundo ele a construção danificou algumas ruas no curso do empreendimento. “Na época da construção, a Queiroz Galvão prometeu fazer o serviço às ruas danificadas. Terminados os trabalhos, os moradores aguardaram a QG se pronunciar, e já faz 18 meses que ela não cumpriu o seu dever”, disse.