Notícias

Militantes do Partido dos Trabalhadores, partidários do prefeito João da Costa, lotaram na tarde desta terça-feira 22, o plenário da Câmara do Recife e impediram com gritos e vaias vereadores petistas, contrários ao prefeito, de terminar seus discursos. O vereador Osmar Ricardo (PT) foi o primeiro a falar sobre o resultado das prévias do PT. Ele faz parte da tendência Alternativa Socialista Democrática, que apoia o prefeito, e foi aplaudido durante seu discurso a favor do resultado. No entanto, o vereador Josenildo Sinesio (PT), contrário a João da Costa, foi impedido de discussar pelos gritos e vaias da plateia. A sessão foi suspensa a pedido do vereador Augusto Carreras (PV), primeiro secretário da Casa, e acatado pelo presidente Jurandir Liberal (PT).

A vereadora Priscila Krause (DEM) subiu a tribuna da Câmara no pequeno expediente desta tarde, para repercutir mais uma vez, a situação da reforma do Teatro do Parque. Segundo ela, mesmo após ter realizado uma denúncia há um mês, o local ainda encontra-se em situação de abandono e isso se dá devido a um problema em relação a uma emenda parlamentar do deputado Maurício Rands.

A vereadora Vera Lopes (PPS) disse que entrou com um Pedido de Informação à Prefeitura do Recife, junto com o Presidente do PPS, Raul Jungmann. “Queremos saber quantos cargos comissionados e salários a Prefeitura possui, quais são as empresas terceirizadas, os nomes dos empregados, onde estão atuando e o valor de cada contrato. E, ainda, qual é o total de concursados e seus respectivos salários. As licitações feitas pela PCR e os contratos que não foram feitos através de licitações também deverão ser esclarecidos”, disse.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) criticou a Marcha da Maconha ocorrida ontem (20), no Recife. “Mais uma vez houve a marcha que faz apologia ao uso de drogas, ao crime. Estamos numa epidemia de drogas, de crack, e nós que temos compromisso não podemos aceitar que esse tipo de coisa aconteça na nossa sociedade. Sabemos muito bem como isso tem prejudicado nossas famílias, que perdem pessoas queridas”, disse.

O vereador Múcio Magalhães (PT) falou sobre a prévia do Partido dos Trabalhadores (PT), que escolheria qual candidato disputaria a prefeitura do Recife, ocorrida ontem (20). Segundo o parlamentar, o resultado ainda não está concluído. “Estamos sem resultado definido porque as circunstâncias que marcaram a prévia são preocupantes, são fatos que ultrajam a democracia do PT. Não tem um vencedor, não existe um candidato do PT a prefeito do Recife”,disse.

Na tarde desta segunda-feira, 21, o vereador Alfredo Santana (PRB) discursou na tribuna da Câmara em defesa de melhor qualidade de vida para os idosos. “Mesmo com o Estatuto que os defendem, ainda há situações de desrespeito, preconceito, exploração e violência contra os idosos do Brasil. É nossa obrigação promover os direitos humanos dessa parcela da população”, destacou.

As lojas de alimentação rápidas (fast-foods) instaladas no Recife serão obrigadas a informar aos consumidores a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e sódio, bem como o valor calórico contido nos alimentos comercializados. Isso ocorrerá se for aprovado o projeto de lei número 64/2012, de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB), que está tramitando na Câmara Municipal do Recife. Ele aguarda emendas, enquanto é analisado, para emissão de pareceres, pelas comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e Orçamento, de Defesa dos Direitos Humanos e de Higiene, Saúde e Bem Estar Social.

Dois irmãos, o desembargador Fausto de Castro Campos, e o juiz Luciano de Castro Campos, foram contemplados com títulos de Cidadão do Recife, concedidos pelos vereadores Antonio Luiz Neto (PTB) e Gilvan Cavalcanti (PSD), respectivamente. Os dois títulos foram concedidos em uma única solene na Câmara do Recife, nesta tarde, por se tratar de irmãos. Os dois são baianos, mas estudaram no Recife e aqui fizeram carreira jurídica.

Diversos padres, seminaristas e dezenas de paroquianos do Alto de Santa Isabel compareceram à solenidade de entrega do título de Cidadão do Recife ao padre Paulo Sérgio Monteiro Nunes, na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 18. A iniciativa partiu do vereador Vicente André Gomes (PSB), cujo objetivo foi homenagear o vigário que atua há 14 anos na Paróquia do Alto Santa Isabel, uma das comunidades católicas mais atuantes na região Norte da cidade, e também onde o religioso tem “relevantes serviços prestados”, de acordo com a justificativa do parlamentar.

Uma lei recentemente sancionada, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), inclui no calendário oficial da cidade do Recife a Festa de Frei Damião, a ser realizada no final de semana anterior e próximo à data da morte do frei, desde que 31 de maio não seja um domingo. “Frei Damião de Bozzano, nasceu a 5 de novembro de 1898 em Bozzano, na Itália. Era filho dos camponeses Félix Giannotti e Maria Giannotti. Seu nome civil era Pio Giannotti. Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923 e no ano de 1931, veio para o Brasil, estabelecendo-se, inicialmente, no Convento da Penha, no centro do Recife. Começou a peregrinar pelo Nordeste realizando as Santas Missões, principalmente nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Ceará”.