Notícias

A implantação do Centro Regional de Referência sobre Drogas, como projeto da Universidade Federal de Pernambuco, foi elogiada pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife. Ele exibiu em plenário a matéria publicada nesta segunda-feira, 27, pelo jornal Folha de Pernambuco e disse que “é importante o fortalecimento da luta em combate à disseminação do uso de drogas na sociedade”. O vereador lembrou que os poderes públicos sempre “se mostraram frágeis nesse trabalho e por isso um centro de referência regional vem fortalecer esse trabalho”.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) denunciou que o trecho da BR-101, que passa dentro do Recife, na altura da Zona Oeste da cidade, está cheia de buracos e em situação de abandono. “São constantes os acidentes de trânsito devido à má conservação da pista. São frequentes as cenas de carros virando e quebrando”, disse ele, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 27. A região por onde passa a rodovia corta os bairros de Jardim São Paulo, Ceasa, Engenho do Meio, Detran e Guabiraba, esse já na Zona Norte.

Duas homenagens na mesma tarde, propostas pelos vereadores Priscila Krause (DEM) e Marcos Menezes (DEM), ausente m virtude de compromissos. O Título de Cidadão Recifense foi outorgado ao ministro Sebastião Reis Júnior por Priscila Krause e a Medalha do Mérito José Mariano por Marcos Menezes a Ramiro Becker. Ambos os homenageados foram saudados pela vereadora Priscila Krause.

Com o novo horário de funcionamento dos trabalhos legislativos, a Câmara Municipal do Recife realiza reunião plenária nesta segunda-feira, 27 de agosto, às 9h. A ordem do dia já foi definida e consta de 30 requerimentos com reivindicações das comunidades, discussão de dois projetos de lei, além dos debates sobre os problemas da cidade. Os requerimentos são os mais diversos e abordam problemas cotidianos enfrentados pela população como dificuldades no trânsito, fechamento de buracos em vias públicas, construção de barreira e de muros de arrimo em áreas de morros, entre outros.

Por indicação da vereadora Priscila Krause (DEM), a jornalista Ana Cláudia Thorpe recebeu na tarde desta quinta-feira 22, na Câmara do Recife, o Título de Cidadã do Recife. De acordo com a proposição da autora, a homenageada já é uma filha querida da cidade. “Ela nasceu em São Paulo, mas cursou comunicação social e relações públicas na Universidade Católica. Ela também foi a primeira autora de uma monografia em relações públicas no Estado”.

Todos os estabelecimentos que utilizam motocicletas ou motonetas para o transporte de cargas e prestação de serviços, no âmbito do município do Recife, ficam obrigados a fornecer a jaqueta inflável de proteção aos seus motoboys, para o deslocamento no trânsito. É o que prevê o projeto de lei número 100/2012, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que foi lido em reunião plenária e enviado esta semana às comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento, Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, Segurança Pública, Defesa dos Direitos Humanos e Higiene, Saúde e Bem estar Social, para análise e emissão dos pareceres.

O vereador Carlos Gueiros (PTB) voltou a criticar a Prefeitura do Recife que enviou projeto de lei à Câmara Municipal do Recife visando a desafetação de áreas do logradouro público denominado Rua Elias Gomes, localizado no Loteamento Pina de Dentro, no Bairro do Pina, em favor da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil. “Se a Prefeitura quer ceder esse espaço público é preciso que a lei diga, que seja objetiva. Da forma como está escrita é querer esconder os reais propósitos da PCR”, disse o vereador durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na reunião ordinária desta terça-feira, 21.

O vereador Múcio Magalhães (PT) fez um discurso durante o pequeno expediente desta terça-feira, 21, no plenário da Câmara Municipal do Recife, em protesto contra os casos de desrespeito aos idosos no transporte público. Ele afirmou que recebeu várias denúncias sobre passageiros que ocupam indevidamente os lugares reservados aos idosos e também se queixou da cobrança da passagem até os 65 anos. “As autoridades que lidam com isso, a Prefeitura do Recife, o Grande Recife Consórcio de Transportes, precisam dar atenção a esse tema para que os idosos tenham seus direitos respeitados. Eles não podem ser tratados assim só porque são idosos. Venho protestar e cobrar do poder público que não pode ser omisso, que tome uma decisão que cumpra seu dever, porque é obrigação cuidar dessas pessoas que já deram sua parcela de contribuição à sociedade”, concluiu Múcio Magalhães.

A Escola Municipal de Arte João Pernambuco, que oferece cursos de qualificação profissional em Música, Teatro, além de oficinas semestrais, está se deteriorando. O teto das salas está comprometido, entrando água em dias de chuva, as paredes dos muros apresentam rachaduras, os banheiros estão danificados e não oferece vias de acessibilidade. Além disso, faltam equipamentos para se trabalhar nas aulas práticas. A denúncia, feita pelo vereador Jurandir Liberal (PT), foi reforçada pela apresentação de um vídeo, que ele produziu e apresentou na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira, 21.

A desafetação de uma área no Pina para construção da obra Frei Damião e um comunicado sobre a reunião que será feita para debater sobre o binário de Casa Amarela, foram os dois assuntos que o vereador Carlos Gueiros (PTB) trouxe na reunião ordinária da Câmara Municipal de hoje, 20.