Notícias

A falta de segurança pública é o principal problema urbano relatado pelos moradores de Setúbal, comunidade do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital. Foi isso que o vereador Ebinho Florêncio (Podemos) constatou a partir de um serviço de atendimento do seu gabinete a moradores e relatou nesta terça-feira (27), em pronunciamento na tribuna da Câmara do Recife. Na ocasião, ele disse que busca a implementação de dois postos físicos da Polícia Militar na área.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (27), o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de destacar 38 requerimentos, de sua autoria, concedendo votos de aplausos a agremiações carnavalescas vencedoras do desfile do Carnaval do Recife 2024. O parlamentar também fez uma análise da política cultural do município e deu sugestões ao Poder Executivo.

A vereadora Aline Mariano (PP) repercutiu nesta segunda-feira (26), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, o ataque ocorrido na madrugada da última quinta-feira (22) ao ônibus que transportava jogadores do Fortaleza Esporte Clube. Os atletas – dos quais seis ficaram feridos – foram apedrejados nas imediações da Arena Pernambuco após empate contra o Sport Club do Recife, em partida pela Copa do Nordeste. Segundo a parlamentar, o incidente ocorreu por falha no planejamento de segurança pública do Governo do Estado.

A vereadora Elaine Cristina (PSOL) subiu à tribuna na Câmara do Recife nesta segunda-feira (26), durante a reunião plenária, para discutir dois requerimentos de sua autoria que se encontravam em votação. Dentre eles, o requerimento nº 13.497/2023, que solicita à Prefeitura que revogue disposições feitas no ano passado a respeito do número de alunos auxiliados por cada Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) da rede municipal de ensino. A matéria foi aprovada pela Casa.

A municipalização da administração do transporte público de passageiros, trazendo a gestão do sistema para a Prefeitura do Recife, foi defendida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), vice-líder da bancada de Governo, durante a reunião extraordinária da Câmara Municipal, realizada na tarde desta segunda-feira (26). “Tenho certeza de que essa pauta une a Câmara, pois os usuários dos ônibus nos procuram. Está na hora de levantarmos essa bandeira, trazer essa pauta para o parlamento, pegar de volta a administração do transporte, torna-lo realmente público, com tarifa zero e ônibus organizado”, disse.

A manifestação realizada no último domingo (25) para reunir apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no município de São Paulo (SP) foi tema de um discurso proferido pela vereadora Michele Collins (PP) na Câmara do Recife desta segunda-feira (26). No pronunciamento, feito durante a reunião plenária, a parlamentar exaltou as dimensões do ato e o classificou como um evento democrático.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (26), o vereador Samuel Salazar (MDB) lamentou a violência sofrida pelos jogadores do Fortaleza após a partida contra o Sport, que aconteceu na última quarta-feira (21). Ele também fez um apelo ao Governo de Pernambuco para que “coloque o plano de segurança para funcionar” com o programa Juntos Pela Segurança. “Não houve nenhuma ação da Polícia Militar de Pernambuco, não houve nenhum acompanhamento ao ônibus do time do Fortaleza e o Sport está sendo penalizado”, disse.

Ao repercutir a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e realizada no domingo (25) na avenida Paulista, em São Paulo, a vereadora Liana Cirne (PT) afirmou que o ex-presidente “confessou crimes” e descredibilizou o sistema eleitoral. “Ontem, em São Paulo, foi o palco das confissões que não foram feitas [por Bolsonaro] na Polícia Federal. Já foi confirmado que a íntegra do discurso dele será anexada aos autos da investigação, porque há a confissão de prática criminosa”, disse a parlamentar durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (26). Ela também discutiu requerimentos e fez críticas a recentes declarações da vice-governadora de Pernambuco.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) enalteceu duas proposições de sua autoria, na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (26). O projeto de lei número 254/2023 que institui o “Dia Municipal dos Aposentados”, e o número 255/2023 que cria a “Semana Municipal de Enfrentamento ao Racismo Marta Almeida”. Os projetos foram aprovados em reunião extraordinária da Casa e seguirão para sanção do prefeito.

Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (26), o vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou mas também apresentou críticas ao Grande Recife Consórcio de Transportes. “O meu elogio vai para a decisão, que já foi anunciada, de não aumentar a tarifa da passagem de ônibus este ano. Mas a crítica vai para a má qualidade dos ônibus que circulam no Recife para atender à população”, afirmou.