Notícias

No pequeno expediente da tarde desta segunda-feira, 7, o vereador Almir Fernando (PCdoB) foi a tribuna da Câmara, para repercutir a realização da 2° Conferência Nacional de Emancipação das Mulheres. Segundo o parlamentar, o evento será realizado em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de maio. “Antes dessa plenária nacional aconteceram diversas distritais, municipais e estaduais para que fossem tirados os delegados do encontro de Brasília”.

Será denominado de “Complexo Viário Governador Eraldo Gueiros Leite” o conjunto de quatro viadutos componentes da Via Mangue, que fazem intercessão com a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem. Isso é o que prevê o projeto de lei número 22, de 2012, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), que será votado em primeira discussão durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 7, prevista para começar às 15h.

Nesta segunda-feira, 07, às 16h, o grande expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife será dedicado à palestra “Propaganda eleitoral”, proferida pelos juízes Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho, responsável pela Propaganda Eleitoral do Recife, Karina Albuquerque Aragão de Amorim, responsável pela Propaganda Eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, e Orson Lemos, assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O evento é fruto da visita feita ao presidente do TRE, Ricardo Paes Barreto, pelo presidente da Câmara , Jurandir Liberal (PT), acompanhado do primeiro Secretário da Casa, Augusto Carreras (PV), e do procurador Legislativo, Izael Nóbrega, no último dia 24 de abril.

O vereador Romildo Gomes (PSD) homenageou o escritor Geneton Barbosa, 81 anos, que escreveu o livro intitulado “Filosofia de Vida”, lançado no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 4. Na obra, o autor enaltece Deus, fala do tempo, do ser humano, das lembranças, do pensamento, do trabalho, da vaidade, do espírito, do amor à família e de sua companheira Geralda, com quem teve oito filhos. “No seu livro, Geneton demonstra toda sua sensibilidade ao expressar seus sentimentos, mostrando assim que a falta de estudos não lhe tirou o dom filosófico que tranformou em poemas”, disse o vereador em seu discurso.

Por iniciativa da vereadora Vera Lopes (PPS), a Associação Nordestino e Brasileira de Engenheiros de Minas recebeu na tarde desta quinta-feira 3, uma placa comemorativa à passagem de seus 40 anos de fundação. A vereadora ressaltou que se sentia orgulhosa em homemenagear uma categoria que trabalha árduo e que nem sempre é visível. “Desde a década de 90 que a profissão cresceu no país, ganhando importância com as grandes empresas mineradoras e a prospecção de petróleo. Essas grandes empresas levam o nome do Brasil pelo mundo afora”.

Para discutir as alternativas que possam articular a bicicleta dentro do sistema público de transporte, a Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 3. Foi a quinta, de uma série de sete reuniões, que a comissão vem realizando antes da elaboração do relatório para o projeto de lei que cria o Plano de Mobilidade do Recife. “Não se trata de um plano do Poder Executivo, nem do Legislativo, mas da cidade do Recife. É por isso que estamos realizando todas as semanas uma audiência com os mais diversos segmentos. Queremos ouvir o povo e os especialistas, com o objetivo de enriquecermos o que está sendo debatido nesta casa’, afirmou o vereador Gilberto Alves (PTN), presidente da comissão.

O Programa de Combate ao Crack do governo federal foi lançado em dezembro do ano passado com verba de R$ 4 bilhões. Nele, está prevista a internação involuntária, onde é necessária a autorização da família e a decisão de uma equipe médica. Também estão previstas a criação de 38 Consultórios de Rua, com médicos, psicólogos e enfermeiros. A equipe deverá realizar a busca ativa dos usuários e fazer a avaliação sobre o internamento voluntário, com autorização do dependente ou involuntário, contra a vontade do usuário. Há ainda a internação compulsória, determinada pela Justiça. Para debater o programa, o vereador Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife e da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, trouxe à Casa diversas entidades e autoridades judiciais e policiais.

Na reunião plenária desta tarde, 2, o vereador Sérgio Magalhães (PSD) utilizou o pequeno expediente para tratar de um assunto que segundo ele, é de suma importância para a Casa. “O prefeito João da Costa comprovou em sua última resposta sobre a questão do lixo, que a Prefeitura do Recife (PCR) mente e muito. Eu quero dizer que quando fiz o primeiro pedido de informação à PCR, me disseram que não tinham conhecimento sobre a sociedade da empresa Vital com a CTR Candeia e depois me mandaram um documento com a ata onde mostrava que a Vital tinha comprado 1/3 do empreendimento”.

No último domingo do mês de abril, dia 29, foi comemorado no Recife o Dia da Consciência Jovem. O autor da lei que instituiu esse evento no calendário municipal, vereador Alfredo Santana (PRB), foi à tribuna da Câmara na tarde de hoje, 2, agradecer aos parlamentares que o ajudaram a criar essa data aprovando a sua proposição.

Na tarde desta quarta-feira, 2, o vereador Inácio Neto (PSB) enfatizou no pequeno expediente da Casa, a atuação dos membros do programa de televisão “Custe o que custar” (CQC). “O CQC veio ridicularizar os parlamentares como fizeram com alguns que foram entrevistados. Não é certo uma equipe de imprensa andar pelo país a fora denegrindo os políticos e não sou obrigado a dar entrevista a eles e não darei”, disse.