Notícias

O vereador Sérgio Magalhães (PSD) afirmou na nesta terça-feira 07, na Câmara do Recife, que o lixo da cidade estava sendo colocado em aterros de Jaboatão dos Guararapes sem tratamento e que a Prefeitura não tem contrato firmado com as empresas que transportam o lixo. O parlamentar desafiou ao líder do governo, vereador Luiz Eustáquio (PT), a apresentar o contrato e deu a ele 10 minutos para que pedisse um fax à Emlurb com o documento. Pediu ainda que o líder designasse alguém para ir com ele até o órgão responsável para pegar uma cópia do contrato.

Preocupado com a violência e a segurança da população, o vereador Maré Malta (PSD) sugeriu que o município criasse uma secretaria municipal de segurança, alegando que em todo o mundo o município participa ativamente dessas questões. “Os índices de violência só cairam nas grandes metrópoles a partir do momento em que o município entrou na luta contra o crime. Vou elaborar um projeto propondo a criação desse órgão”.

A votação do projeto de lei do vereador Alexandre Lacerda (PRTB), denominando Avenida Sul Governador Cid Sampaio, a atual Avenida Sul, foi adiada nesta terça-feira 07, devendo voltar amanhã ao plenário para nova votação. A matéria exigia três quintos dos votos e não houve quorum. Embora o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco tenha dado parecer favorável à mudança de nome, o projeto encontrou resistência no plenário.

Lutador por muitos anos em prol da causa social, Dom Hélder Câmara estaria completando 103 anos de vida no dia de hoje. Durante um período ficou a frente do Arcebispado de Olinda e Recife, onde tomou posse em 12 de março de 1964 a mando do papa Paulo VI e permaneceu no cargo até 1985.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) fez uso de sua palavra na tarde desta terça-feira, 7, para falar da prestação de conta dos 11 meses de seu mandato na Câmara e do seu material informativo. “Apresentamos mais de 600 requerimentos aos vários órgãos da prefeitura”, disse.

A reunião que aconteceu na manhã de hoje, 7, no 15° andar da Prefeitura do Recife para discutir a operação inverno, foi o assunto abordado na tarde desta terça-feira pelo líder do governo na Câmara, vereador Luiz Eustáquio (PT). Ele ressaltou a presença da assessoria da PCR, populares e da defesa civil, onde foi debatido as ações para 2012.

A questão do lixo na cidade do Recife voltou à tona na reunião plenária da tarde desta terça-feira, 7. O vereador Sérgio Magalhães (PSD) cobrou explicações do líder do governo na Câmara, vereador Luiz Eustáquio (PT), sobre a prestação de serviço por parte do aterro sanitário de Jaboatão dos Guararapes, que segundo ele, não está com o contrato devidamente assinado pela Prefeitura.

Na tarde desta terça-feira, 7, o vereador Maré Malta (PSD) levou a tribuna da Casa de José Mariano, a discussão do tema da segurança no Recife. O parlamentar destacou também a reunião da Comissão de Segurança Pública, que pela manhã, reuniu vários membros da área para debater sobre o número crescente de assalto as agências bancárias.

Uma ação conjunta dos vereadores do Recife e representantes de diversos órgãos – como Polícia Federal, Dircon, Defesa Social e Ministério Público - será realizada para tentar reduzir as ocorrências de assalto a bancos e obrigar as instituições financeiras a cumprir as leis municipais que estão em vigor referentes à segurança bancária. Essa foi a principal decisão tomada na reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal do Recife, a primeira deste semestre, realizada na manhã desta terça-feira, 7. A primeira atividade será uma reunião nesta quarta-feira, às 14h, na Promotoria de Justiça e Defesa da Cidadania, do Ministério Público, para encontrar formas de se viabilizar a exigibilidade das leis.

Requerimento do vereador Sérgio Magalhães (PSD) pedindo o afastamento temporário do Prefeito João da Costa, por não ter respondido a pedidos de informação a respeito do lixo, coleta e destinação final de resíduos sólidos, foi rejeitado na reunião plenária desta segunda-feira, 06, por 19 votos a 3, e 2 abstenções.