A fim de esclarecer definitivamente os questionamentos da vereadora Aline Mariano PSDB) sobre a compra de 137 mil publicações pela Prefeitura do Recife em 2008, o vereador Múcio Magalhães (PT) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 31. Ele assegurou que o livro não é fantasma, já que possui registro no ISBN (Internacional Standart Book Number), além de protocolos de entrega e recebimento por alunos, estagiários e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e do Projovem.
Na reunião plenária desta terça-feira, 31, o vereador Almir Fernando falou da importância de um recente seminário temático promovido pelo Governo do Estado para discutir diversos assuntos, entre eles, segurança pública. Membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife, o parlamentar participou de evento e apresentou propostas como a unificação e o aumento do efetivo das polícias militar e civil.
É do Recife a primeira lei do Brasil a obrigar as instituições bancárias a instalar equipamentos que inutilizam as cédulas dos caixas eletrônicos em caso de arrombamento. Autor da iniciativa, o vereador Maré Malta (PPS), que também preside a Comissão de Segurança Pública da Câmara, comemorou a sanção da legislação, nesta terça-feira, 31. “Como cidadão do Recife, policial federal, vereador, interessado e estudioso no assunto, sei que estamos contribuindo para a redução da violência e para aumentar a sensação de segurança nos cidadãos”.
A avaliação do cumprimento de metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2001, prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias, foi apresentada durante audiência pública no plenarinho da Câmara, por iniciativa da Comissão de Finanças, presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB). “Este é o momento em que a prefeitura financeiramente se desnuda e revela suas verdadeiras condições”, esclareceu o vereador.
Os servidores públicos municipais aproveitaram a audiência pública realizada pela Comissão de Orçamento e Finanças, na manhã desta terça-feira, 31, para manifestar a insatisfação com a política salarial da Prefeitura do Recife. A reunião, com a presença do secretário de Finanças, Petrônio Lira Magalhães, teve como objetivo a avaliação do cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo no primeiro quadrimestre deste ano, que é uma prestação de contas obrigatória prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.
A deputada Luciana Santos (PC do B) lançou nesta segunda-feira, 30, na Câmara do Recife a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. O movimento conta com a adesão de 280 parlamentares cujo objetivo é priorizar políticas estruturadoras baseadas no tripé Cultura, Educação e Comunicação Democrática. O presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT) participou do lançamento junto com o vereador Almir Fernando (PCdoB) e a deputada federal Jandira Feghali (PC do B).
A vereadora Aline Mariano (PSDB) voltou a repercutir na Câmara, na tarde desta segunda-feira, 30, uma compra de livros realizada em janeiro de 2008 pela Prefeitura do Recife. Foram 137 mil livros adquiridos com dispensa de licitação no valor superior a R$ 4,2 milhões. Para Aline houve fraude no processo, já que, três anos após a compra, não se conhece outra publicação da autora e nenhum exemplar foi encontrado nas escolas.
O prefeito do Recife comunicou recentemente que irá apresentar na próxima semana o Plano de Mobilidade Urbana da cidade. A notícia surpreendeu a vereadora oposicionista Aline Mariano (PSDB) que afirmou na tarde desta segunda-feira, 30, que nem os vereadores da bancada de governo estariam sabendo da apresentação do plano. A matéria precisa ser aprovada pela Câmara antes de entrar em vigor. “Este é um poder da Casa de José Mariano e somos nós que temos que regulamentar esta matéria”.
No último sábado a Defesa Civil Nacional mobilizou os moradores da Linha do Tiro para participar de um simulado de orientação em casos de deslizamentos de barreiras. A ação foi parabenizada na reunião plenária desta segunda-feira, 30, pelo vereador Almir Fernando (PC do B), que destacou a importância de preparar a população para desastres em áreas de morro. Integrantes da defesa civil de outros estados também participaram da simulação.
Na reunião plenária desta segunda-feira, 30, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) fez um apelo ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, para resolver os problemas de canos estourados na cidade, que provocam desperdício de água. Segundo o parlamentar, a quantidade de serviços é grande e a empresa está em déficit com a população por falta de profissionais.