A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (6), o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". “Com certeza, o tema fez história e temos que repercuti-lo diante do tamanho da sua importância”. O Exame foi realizado neste domingo (5).
Criado através de lei federal, o Dia Nacional da Música Popular Brasileira foi festejado na noite desta terça-feira (31), pela Câmara Municipal do Recife, através de reunião solene realizada pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A data homenageia a primeira Maestra da MPB, Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro. “Que vocês todos sejam bem vindos e bem vindas à Casa José Mariano e entendam esse espaço como travessia de projetos coletivos, como mola propulsora de trajetórias artísticas, de enaltecimento do lastro sagrado que é a cultura na construção da nossa identidade. É também para isso que serve o nosso mandato”, afirmou a parlamentar, que entregou diplomas a 66 músicos, produtores culturais de música e Djs, além de coletivos e outras pessoas que têm a música como expressão artística.
A Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (31), no plenarinho da Casa, uma audiência pública para discutir os impactos sociais do adoecimento e do assédio moral nos bancos. Requerido pela vereadora Liana Cirne (PT) a partir de uma sugestão do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o debate reuniu membros da categoria e autoridades ligadas ao setor do trabalho e da saúde.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (31), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 40/2023, que autoriza a permuta de imóveis do município pelo imóvel onde será instalado o parque público da Tamarineira. Antes da votação, o vereador Gilberto Alves (Republicanos) ocupou a tribuna do plenário para relembrar os debates que ocorreram nos últimos anos acerca da criação do parque.
O plenário da Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei do Executivo número 40/2023, que autoriza a alienação, mediante permuta, de imóveis do município por imóvel de particular para criação do Parque Público da Tamarineira. A proposição foi aprovada, nesta terça-feira (31), em duas votações – durante reunião Ordinária e Extraordinária – por 30 votos favoráveis e dois votos contrários. A matéria segue para sanção do prefeito João Campos.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) dirigiu-se à tribuna, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (31), para repercutir e elogiar serviços realizados na comunidade Bola na Rede. Segundo o parlamentar, foi inaugurada uma Academia Recife, espaço público destinado à prática de atividades físicas, sob a gerência da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Esportes, Inovação Urbana e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
O vereador Wilton Brito (PSB) entrou em licença médica por 125 dias e assumiu em seu lugar o suplente Marcos di Bria Júnior (PSB). Ele foi empossado como vereador do Recife nesta terça-feira (31), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. A vacância do cargo foi lida e a posse realizada pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Hélio Guabiraba (PSB).
O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (31), durante reunião plenária, para responder afirmações do vereador Alcides Cardoso (PSDB) sobre a suposta falta de transparência de destinação de recursos da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). “Numa pesquisa de três minutos, fui procurar se realmente o vereador estava certo, e encontrei, no site da CTTU, toda a transparência que o vereador estava procurando com números, dados até a última data de prestação de contas que foi no mês de agosto do ano 2023”.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (31), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) cobrou transparência por parte da Prefeitura do Recife no que diz respeito à destinação do dinheiro arrecadado com as multas de trânsito. Segundo ele, que destacou a importância do cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI), “até agora, nenhum dado sobre o uso desse recurso neste ano foi disponibilizado no site da CTTU”, disse.
O vereador Chico Kiko (PP) comemorou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (31), a publicação no Diário Oficial do Município da lei municipal de número 19.120/ 2023, de sua autoria. A legislação denomina a ponte que liga a Zona Oeste à Zona Sul da cidade como Ponte Júlia Santiago, em homenagem à primeira vereadora eleita no Recife. “Júlia Santiago foi uma grande ativista que dedicou toda a sua vida para defender o direito das mulheres e dos trabalhadores”, exaltou.