O presidente da Câmara, Múcio Magalhães (PT), lamentou em plenário, nesta terça-feira, 16, a saída da empresa Philips Eletrônica do Nordeste, do Distrito Industrial do Curado, no Recife. A produção da fábrica foi transferida para a China, deixando desempregados cerca de 500 trabalhadores. A Philips estava há 43 anos no Recife. Com o fechamento da fábrica a empresa encerra também suas atividades no país. “Atualmente metade da produção de lâmpadas é exportada pelo Porto de Suape para países como México, França, Estados Unidos e Japão. Com a mudança a Philips passa a abastecer o mercado brasileiro com lâmpadas produzidas na Ásia e na Europa”.
O vereador Josenildo Sinesio (PT) alertou, durante a sessão desta terça-feira, 16, para o aumento no número de assaltos a bancos no Recife. No fim de semana uma agência do Itaú foi invadida e, enquanto a sessão acontecia, a violência tomava a agência do Bradesco da Avenida Dantas Barreto, no centro.
Nesta quinta-feira, termina o prazo para os vereadores da Câmara Municipal do Recife ingressarem com proposições – projeto de lei, de resolução ou de decreto legislativo – com possibilidade de seguir ainda este ano para as comissões técnicas e deliberação em plenário. A partir do dia 19, elas serão recebidas pela Assessoria Legislativa, mas não despachadas pela Mesa Diretora. O procedimento, autorizado pelo presidente da casa, vereador Múcio Magalhães (PT), cumpre o que determina o artigo 343 do Regimento Interno.
A Marcha para Jesus, realizada anualmente em várias cidades do mundo, poderá ser comemorada, no Recife, no primeiro sábado subsequente aos 60 dias após o domingo de páscoa. O Projeto de Lei, de autoria do vereador André Ferreira (PMDB), foi lido no plenário da Câmara e enviado para análise das Comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
Tendo como relator o vereador Aerto Luna (PRP), a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária, de autoria do vereador Daniel Coelho (PV), que institui o Programa para Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal no Recife. O Programa tem como objetivos principais a melhoria das condições de trabalho às pessoas envolvidas com a coleta de resíduos sólidos, proporcionar mais segurança e circulação no trânsito e ainda minimizar os maus-tratos aos animais utilizados.
O vereador Inácio Neto (sem partido) estudou no Colégio Marista São Luís durante dez anos. Ele é o autor do requerimento para realização da sessão solene, na manhã desta sexta-feira, 12, em homenagem antecipada ao centenário da instituição de ensino, fundada no dia 6 de fevereiro de 1911. “Desde a fundação já se passaram cem anos e a missão do Colégio Marista São Luís continua a mesma, educar e evangelizar crianças e jovens, fundamentada nos ideais de São Marcelino Champagnat, formando cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável. Tem que ser destacado o belíssimo papel social que beneficia toda sociedade recifense.”, afirmou o vereador.
O vereador eleito presidente da Câmara para o biênio 2011 / 2012 conhece bem o funcionamento do Legislativo Municipal. Cumprindo seu terceiro mandato na Casa, Jurandir Liberal (PT) já foi líder do governo e líder da bancada do PT (na época do então prefeito João Paulo) e ocupa a presidência da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, além de integrar a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito.
Com 34 votos o vereador Jurandir Liberal (PT) foi eleito na tarde desta quinta-feira (11) presidente da Câmara Municipal do Recife para o biênio 2011/2012. Também foram escolhidos mais oito cargos que compõem a nova mesa diretora. Eduardo Marques (PTB) vai assumir a primeira vice-presidência.
A recomposição da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, prevista no artigo 12 do Regimento Interno, está prevista para ocorrer em sessão solene hoje, às 16h, no plenário. Os vereadores serão eleitos hoje, mas tomarão posse no 1º de janeiro do próximo ano. O atual presidente é o vereador Múcio Magalhães (PT).
Aprovado esta semana em votação no plenário da Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei 87/2010 de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), que inclui no calendário oficial de eventos da cidade o Dia Municipal do Desportista, a ser comemorado no dia 16 de junho.