Notícias

O presidente da Câmara do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), apresentou nesta quarta-feira, 9, requerimento para dedicar o grande expediente da sessão plenária do próximo dia 15 à exposição de técnicos do executivo sobre o projeto de mobilidade e acessibilidade da cidade. “Essa reunião será fundamental para o encaminhamento da discussão sobre o projeto de lei que o Executivo enviará a esta Casa. Por isso, convido a todos os parlamentares a prestigiarem esta visita”. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife foi instalada na manhã desta quarta-feira, 9, para o biênio 2011/2012. Integram a comissão os vereadores Marília Arraes (PSB), Alfredo Santana (PRB), Múcio Magalhães (PT), Priscila Krause (DEM) e Alfredo Mariano (PSDC). Os suplentes são os vereadores Jairo Brito (PHS), Vicente André Gomes (PC do B) e Romildo Gomes (DEM).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), concedeu entrevista ao programa de Samir Abou Hana, na Rádio Planalto, AM 950, na manhã desta terça-feira (08). Ele participou da conversa junto com o deputado estadual Henrique Queiroz (PR) e o advogado Paulo Perazzo. De forma descontraída foram abordados vários assuntos, desde o desenvolvimento em cidades do interior, o relacionamento entre o prefeito João da Costa e a Casa de José Mariano, o aumento no número de vereadores e a sucessão municipal no Recife.

Uma comissão composta por comerciantes informais do Centro e de outros bairros do Recife foi recebida na tarde desta terça-feira, 8, pelo presidente da Câmara Municipal, Jurandir Liberal (PT), e pelo vice-presidente da Casa, Edmar de Oliveira (PHS). O grupo composto por mais de 10 pessoas, veio solicitar o apoio do Legislativo, junto à Prefeitura, no processo de reordenamento do comércio da cidade e se mostrou satisfeito com o resultado do encontro. Uma audiência pública foi marcada para o próximo dia 24, às 10h, quando serão discutidas as propostas apresentadas pela categoria.

O vereador Múcio Magalhães (PT) destacou durante a reunião desta terça-feira, 8, a trajetória do frevo, desde sua chegada em Pernambuco até os dias de hoje, quando poderá se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade, de acordo com proposta feita pela Unesco. Para ele, o frevo é uma manifestação genuinamente pernambucana, que representa a índole do povo, e por isso, merece ter um dia especial comemorado hoje, dia 9 de fevereiro.

Durante a sessão plenária desta terça-feira ,8, Almir Fernando (PCdoB) fez o primeiro discurso do novo mandato e prometeu trabalhar pelos moradores dos altos, morros e córregos da zona norte e leste do Recife. Em 2005, ele chegou à Casa de José Mariano como vereador. O mandato durou dez meses e foi interrompido com a resolução do TSE, que reduziu o número de parlamentares em todo o País. Cinco anos depois, ele retorna à Câmara Municipal, na vaga aberta pelo ex-vereador comunista Luciano Siqueira, eleito deputado estadual.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife definiu, em reunião realizada nesta terça-feira, 8, a diretriz que norteará os trabalhos do grupo de vereadores no biênio 2011/2012: ela assumirá um caráter de fórum de debates para participar ativamente dos processos de transformação, das inovações, investimentos e mudanças econômicas e sociais que venham a ocorrer na cidade. Dentro dessa perspectiva, já foi agendada a primeira audiência pública da comissão, para o dia 23 de fevereiro, às 9h, no plenarinho, para discutir o reordenamento do centro do Recife.

O vereador Inácio Neto (PT) parabenizou a primeira dama Marília Bezerra pela organização do 47º Baile Municipal do Recife, lançado pelo prefeito João da Costa na manhã desta terça-feira, 8. O baile será no dia 26 de fevereiro, no Chevrolet Hall. Entre as atrações desta edição estarão as cantoras Elba Ramalho e Ivete Sangalo. “Ivete é uma artista de grande porte, muito esperada por todos que gostam do Baile Municipal. Tenho certeza que esta escolha agradará toda a população”.

O trânsito do Recife foi tema de dois pronunciamentos durante a reunião desta terça-feira, 8. A Doutora Vera Lopes (PPS) criticou o caos nas ruas com o aumento no número de veículos e a redução do número de guardas municipais para orientar o trânsito. “Ontem, por exemplo, ninguém andava. Os carros não avançavam mais que um metro. Nós estamos engessados e isto prejudica setores como a economia e a saúde”, alertou a vereadora.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) voltou a cobrar ao Poder Executivo atenção em relação à estrutura física e às políticas públicas que cercam os Conselhos Tutelares do Recife. Há dois anos ela vem trazendo ao Legislativo Municipal solicitações da categoria e, na tarde desta segunda-feira, 7, as queixas foram apresentadas à Câmara em relatório elaborado por 40 conselheiros. “Este documento é fruto de uma audiência pública e mostra todas as deficiências sofridas pelos profissionais da rede. Apesar das promessas da gestão, não vemos muita coisa sendo feita”.