Notícias

Preocupada com o atendimento e o transporte de pacientes mentais em surto, a vereadora Vera Lopes (PPS) defendeu na reunião plenária desta terça-feira, 12, a aprovação do projeto de sua autoria que obriga o Samu a atender portadores de transtornos mentais, que necessitem de atendimento de emergência ou urgência. A matéria também determina que o Serviço deve transportá-los em suas ambulâncias para hospitais especializados ou unidades de saúde especializadas.

A Câmara do Recife aprovou na tarde desta terça-feira (12) projeto de lei do vereador Aerto Luna (PRP) determinando que táxis poderão circular nos corredores exclusivos de ônibus para melhorar o trânsito. Antes mesmo de o projeto ser votado, o autor da proposta, pediu aos colegas que votassem contra o parecer contrário da Comissão de Legislação e Justiça, por considerar que a matéria é de competência da União. No entanto, o vereador Carlos Gueiros (PTB) esclareceu que o parecer da Comissão de Legislação estava equivocado, assegurando que o assunto é de competência do município. E foi mais adiante informando que em cidades como São Paulo os táxis já trafegam nos corredores de ônibus.

Após a chuva intensa iniciada no fim de semana, a população do Recife sofre com a falta de mobilidade nas ruas. Com o trânsito parado devido aos alagamentos e alguns semáforos quebrados, o deslocamento de trabalhadores e estudantes vem se tornando ainda mais difícil. As queixas que já estão nas ruas chegaram à tribuna da Câmara durante a reunião desta terça-feira, 12. Os parlamentares cobraram mais iniciativa por parte da gestão em resolver o problema.

O vereador Inácio Neto (PT) defendeu, na tribuna, nesta terça-feira, 12, a aprovação de um voto de repudio à torcida do time mineiro de vôlei Sada Cruzeiro. Durante partida realizada na semana passada, em Contagem, o grupo foi acusado pela equipe adversária, a Vôlei do Futuro, de maus tratos e homofobia contra o jogador Michael, que foi xingado durante toda a partida.

A criação de uma data que integre o calendário oficial de datas e eventos do Recife para comemorar, todos os anos, “O Dia da Consciência Cristã Evangélica” é o objetivo do projeto de lei 60/2009, de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB), previsto para ser votado na sessão ordinária desta terça-feira, 12, às 15h. A matéria chega ao plenário com opiniões divididas, pois recebeu pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça e de educação, mas também conta com um desfavorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

Na reunião plenária desta segunda-feira, 11, o vereador Luiz Eustáquio (PT) voltou a falar sobre as drogas. Ele lamentou a falta de políticas públicas sobre o tema e lembrou que o prefeito do Recife se comprometeu em criá-las, mas até agora nada aconteceu. Desde 2009, o vereador preside a Frente Parlamentar de Combate ao Crack, criada na Câmara por iniciativa dele.

A pedido do vereador Osmar Ricardo (PT), a Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira, 11, a criação de uma comissão suprapartidária para acompanhar a negociação salarial dos servidores municipais, que deverá ser aberta esta semana pela Prefeitura do Recife. Farão parte da comissão o autor da proposta, além dos vereadores Antonio Luiz Neto (PTB) e Marcos Menezes (DEM). O vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças, vai acompanhar as discussões interagindo com a comissão especial.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) vai entrar com um pedido de informação à Prefeitura do Recife e realizar também na Câmara uma audiência pública para obter informações sobre a situação dos ex-catadores de lixo do antigo Aterro da Muribeca, fechado em 2009. Na tarde desta segunda-feira, 11, ela repercutiu os números apresentados pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) na semana passada.

O vereador Alfredo Santana (PRB) lamentou a situação dos moradores de comunidades do Recife, que sofrem com a falta de estrutura e chamou atenção para a necessidade de medidas urgentes. “O nome mudou. O que era chamado de favela, agora chamam de comunidade, mas elas não param de crescer. A cada dia aparece mais uma e isto deve ser evitado, porque até aluguel cobram para morar em uma área invadida”.

A tragédia do Realengo, ocorrida na última quinta-feira, 7, no Rio de Janeiro - quando um homem invadiu uma escola e matou 12 crianças - foi lembrada na Câmara do Recife no pronunciamento do vereador Maré Malta (PPS). Na reunião desta segunda-feira, 11, ele classificou o assassino como “louco e covarde”, e alertou para a necessidade de o país discutir alternativas para diminuir os riscos da violência nas escolas.