Representando o Poder Legislativo Municipal, o presidente da Câmara do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), participou na noite desta terça-feira, 22, da homenagem feita pela Assembleia Legislativa de Pernambuco ao mais antigo jornal em circulação da América Latina, o Diario de Pernambuco. A solenidade, proposta pelos deputados Alberto Feitosa e Sebastião Rufino, marcou os 185 anos de fundação do jornal e foi prestigiada por autoridades de vários setores da sociedade, que lotaram o plenário e as galerias da Casa de Joaquim Nabuco.
Depois da repercussão dada pelos jornais sobre a falta de informação de projetos aprovados em site da Prefeitura do Recife, o vereador Maré malta (PPS) explicou na tarde desta terça-feira, 22, no plenário da Câmara, que já está com um projeto de lei pronto, o Recife Legis, para acabar com o que considera uma confusão digital que se estabeleceu esta semana. “A falta de dados em site da PCR sobre projetos já existentes e aprovados levou um projeto do vereador Luiz Eustáquio a ser vetado pelo Executivo devido à coincidência do tema”.
Em solidariedade à tragédia provocada pelo maior terremoto já registrado no Japão, os vereadores promoveram uma reunião solene no plenário da Câmara na tarde desta terça-feira, 22. A iniciativa partiu do presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT), e contou com a presença do Cônsul do Japão em Recife, Akira Suzuki, e de representantes da colônia japonesa e da Associação de Cultura Japonesa da cidade. Um minuto de silêncio e um voto de pesar marcaram a solenidade, além dos pronunciamentos de vários vereadores.
Foi aprovado na reunião desta terça-feira, 22, requerimento de autoria do vereador Sérgio Magalhães (PTC) solicitando um debate na Casa, com o senador Francisco Dornelles, sobre os pontos da reforma política proposta pela Câmara Federal e pelo Senado. O assunto, que já havia sido levantado na tarde de ontem, foi tema do pronunciamento do líder do governo, Josenildo Sinesio (PT), que acredita que as sugestões para a reforma podem partir também das Casas Legislativas Municipais.
O vereador André Ferreira (PMDB) repercutiu em plenário nesta terça-feira, 22, o pronunciamento de ontem de Inácio Neto (PT) sobre o atendimento do Samu no Recife. Enquanto André Ferreira lamentou por não ter sido atendido pelos médicos do serviço, na semana passada. O vereador Inácio Neto contou que após um telefonema onde pediu socorro para uma vítima de atropelamento, a ambulância chegou em sete minutos e meio. Para André Ferreira, a diferença no atendimento aconteceu porque o colega identificou-se como vereador, enquanto ele optou por não usar desta prerrogativa.
Com a presença do cônsul do Japão no Recife, Akira Suzuki, a Câmara Municipal realiza hoje à tarde (22), durante o Grande Expediente, um ato de solidariedade à população daquele país, vítima de uma sequência de terremotos e de um tsunami desde o dia 11 de março. A iniciativa do ato é do presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT). “Esta reunião é importante pela gravidade da situação em que se encontra o Japão e seu povo diante da devastação provocada pelas catástrofes naturais que abateram aquela nação”, justificou o vereador.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) reclamou na reunião plenária desta segunda-feira, 21, dos projetos do Executivo denominando ruas na cidade. Segundo o parlamentar, as propostas passam na frente da lista de outras já aprovadas e que estão à espera para nomear logradouros públicos. Ele se referia ao projeto que dá o nome Professor Murilo Humberto de Barros Guimarães a próxima rua a ser aberta nas proximidades do Fórum Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra. “Sou absolutamente favorável à homenagem ao professor, mas devo considerar que há inúmeros projetos já aprovados nesta Casa que dão nome de rua à próxima que for aberta. Esta do Fórum é uma “próxima” que já está recebendo nome”.
A vereadora Priscila Krause (DEM) cobrou, na tarde desta segunda-feira, 21, transparência da Prefeitura no processo de captação de verba no carnaval da cidade. Segundo ela, a projeção era arrecadar cerca de R$ 15 milhões e de acordo com entrevista do prefeito João da Costa, o valor não chegou à metade do previsto. “O prefeito não conseguiu dizer quanto se arrecadou, qual a comissão recebida pela empresa captadora. Precisamos ter uma prestação de contas detalhada, para não acontecer os atrasos no repasse das verbas como no ano passado”.
O vereador Inácio Neto (PT) lamentou na reunião plenária desta segunda-feira, 21, as recentes declarações de Roberto Arruda, na Revista Veja, e cobrou uma apuração do Poder Público. O ex-governador de Brasília - cassado e expulso do Partido Democratas depois do escândalo conhecido como o Mensalão do DEM - disse durante a entrevista que vários caciques da direita receberam verbas públicas.
A limitação do tempo máximo de espera em filas vem sendo tema de vários projetos de lei na Câmara do Recife. Seja em instituições financeiras ou comerciais, os clientes convivem diariamente com o transtorno de longas esperas. Uma das matérias em tramitação na Casa, o PL 83/2010, limita a 20 minutos o tempo para o cliente ser atendido em supermercados e hipermercados da cidade. Autor da proposta, o vereador Osmar Ricardo (PT) convidou os colegas para discutir o assunto em audiência pública convocada para a próxima quarta-feira, 23.