Notícias

No prolongamento do expediente da reunião plenária desta quarta-feira, 23, a Câmara prestou uma homenagem à Guarda Municipal do Recife que completa 118 anos. Cerca de 120 guardas compareceram à solenidade, uma iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT). “São homens e mulheres dedicados ao serviço público, que em muitas ocasiões, em defesa do interesse público, têm colocado em risco suas próprias vidas”.

A líder da oposição, vereadora Priscila Krause (DEM), criticou na tarde desta quarta-feira, 23, o silêncio que a bancada do governo disse que iria fazer em relação às denúncias que ela trouxe sobre a possibilidade de superfaturamento da licitação das lonas para os palcos do carnaval. Ela ressaltou que nem o silêncio nem a desqualificação e grosserias feitas no plenário, iriam intimidá-la.

O líder do governo, vereador Josenildo Sinesio (PT), informou na tarde desta quarta-feira, 23, que a TV Globo Nordeste vai transmitir em cadeia nacional a abertura do carnaval do Recife na sexta-feira e a programação do Marco Zero no sábado.

Líder do Partido Comunista do Brasil na Câmara do Recife, o vereador Almir Fernando repercutiu na tarde desta quarta-feira, 23, a nota da Comissão Política Nacional sobre a reorganização da legenda durante a Conferência Extraordinária, realizada há 49 anos.

Na reunião plenária desta quarta-feira, 23, a vereadora Vera Lopes (PPS) criticou a presença de três ambulâncias do SAMU paradas no pátio do Hospital Infantil Helena Moura, na noite da última segunda-feira. Segundo a parlamentar, as unidades não estavam em atendimento, mas pernoitaram no local.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 23, na Sala das Comissões. A vereadora Marília Arraes (PSB), presidente do grupo, e os vereadores Alfredo Santana (PRB) e Múcio Magalhães (PT) apresentaram seus pareceres a 12 matérias, 11 deles foram favoráveis. Não houve distribuição de novos projetos.

O Recife deverá ter recursos da ordem de R$ 2,4 bilhões para obras de implantação do Plano de Mobilidade, cuja execução orçamentária total está estimada entre 20 e 30 anos. Os investimentos fazem parte do PAC 2 de Mobilidade do Governo Federal, lançado semana passada. Mas não é só. De acordo com o arquiteto Milton Blotler, presidente do Instituto da Cidade, que veio à Câmara Municipal na tarde desta terça-feira, 22, pela segunda vez para falar sobre o Plano de Mobilidade da cidade, além das obras estruturais haverá ainda ações de suporte que incluem contratação de agentes de trânsito da CTTU, uma nova regulamentação para as calçadas e outras medidas mais imediatas.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife, Maré Malta (PPS) prestou contas, em plenário, do trabalho que está sendo feito pelo grupo - composto também pelos vereadores Amaro Cipriano Maguari (PDT) e Almir Fernando (PCdoB). Eles enviaram à Prefeitura um questionário para saber detalhes da formação e funcionamento da Guarda Municipal do Recife. O objetivo é fazer com que os integrantes da Guarda possam colaborar com as ações de segurança pública na cidade.

As acusações da Oposição na Câmara de supostas fraudes nas licitações do carnaval 2011 continuam na pauta do legislativo. Na reunião plenária desta terça-feira, 22, a líder da bancada, vereadora Priscila Krause (DEM), repercutiu os pronunciamentos feitos ontem pela bancada governista em defesa do Executivo e disse que vai continuar sendo a “pedra do sapato” da gestão. A vereadora também repercutiu denúncia feita em jornal local de que dois documentos sobre a contratação dos palcos para o carnaval foram retirados do site da Prefeitura.

Na reunião desta terça-feira, 22, o vereador Alfredo Santana (PRB) parabenizou a gestão do prefeito João da Costa pelo número de obras em andamento na cidade. Morador do Recife há 13 anos, ele confessa que vem acompanhando mais de perto o trabalho da Prefeitura desde que foi eleito vereador, há dois anos. “Neste período tenho convivido com o povo, tanto na condição de pastor, quanto nas caminhadas com o prefeito, cumprindo meu papel de acompanhar e fiscalizar o trabalho do Executivo. A cidade é um canteiro de obras, e o que vejo nas ruas é a população radiante com oq eu está sendo feito em suas comunidades”.