Notícias

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT), participará nesta quinta-feira (19), do Encontro Regional de Habitação, coordenado pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). O evento, que conta com o patrocínio e o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, será realizado das 9h às 17h, no Recife Praia Hotel, Avenida Boa Viagem, número 9, bairro do Pina.

Na sessão solene pela passagem dos 160 anos do Teatro de Santa Isabel, na tarde desta terça-feira (18), o presidente da Câmara do Recife e autor da iniciativa, Múcio Magalhães, disse que esta é uma justa homenagem da Casa de José Mariano ao teatro pelos importantes serviços prestados à cultura e às transformações políticas e sociais do país. O presidente entregou à diretora do teatro, Simone Figueiredo, uma placa comemorativa.

Os vereadores Aline Mariano (PSDB), Luiz Eustáquio (PT) e Osmar Ricardo (PT) repercutiram na tarde desta terça-feira (18) a reunião que tiveram na sede da Prefeitura para tentar resolver a suspensão dos serviços do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

A grande quantidade de arrastões e brigas na noite do último domingo, no Alto da Sé em Olinda, impressionaram o vereador Daniel Coelho. Na sessão plenária desta terça-feira (18), ele criticou a falta de atuação dos policiais que estavam no local. “Levei um amigo para conhecer o Alto da Sé e fiquei impressionado. Havia duas viaturas da polícia, mas a quantidade de arrastões e brigas é algo de envergonhar a todos nós. Falei pessoalmente com os policiais e pedi para que fossem fazer ronda e caminhar pelo tumulto. Isso é uma vergonha”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) usou à tribuna da Câmara, na sessão plenária desta terça-feira (18), para denunciar a falta de segurança nas policlínicas da cidade, o que, segundo ela, expõe profissionais da Saúde, funcionários e pacientes à violência urbana. A parlamentar lembrou ainda do recente seqüestro de um médico e de uma enfermeira da Maternidade Barros Lima, em Afogados. “Como pode os profissionais trabalharem com essa ameaça? A maternidade fechou o plantão por falta de segurança e também pela ausência do médico seqüestrado. Não tinha um segurança no local.”

O centro do Recife precisa ser revitalizado e para isso depende de parcerias entre os setores público e privado. Esta foi uma das principais conclusões da audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (18), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Luciano Siqueira (PC do B), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico do legislativo municipal. “Precisamos fazer conviver harmonicamente a preservação do patrimônio arquitetônico, cultural e histórico com os elementos de renovação da cidade. E isso passa pela recuperação da capacidade de abrigar moradias e também escolas, que são fundamentais para dar vida a esta parte da cidade”.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou, nesta segunda-feira (17), na Câmara do Recife a suspensão de diversos serviços realizados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) por falta de funcionários. Entre eles, a suspensão de oficinas pedagógicas, elaboração do plano de enfrentamento da violência doméstica e sexual e o atraso no repasse de recursos.

Foi sancionada no Recife a lei nº. 17.621/10, que alerta sobre os riscos do Bullying nas escolas da rede pública municipal. O novo termo, ainda sem tradução para a língua portuguesa, significa o ato de zombar das pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar. O autor do projeto é o vereador Estefano Menudo (PHS), que alertou em plenário, sobre o aumento no número de casos de Bullying registrados na Região Metropolitana. “É algo que tem trazido transtornos a crianças e adolescentes, e gerado até ocorrências em delegacias, onde há registros de agressão verbal, lesão corporal e até morte. Na semana passada, uma menina teve o rosto cortado por um grupo de colegas de sala”.

A grande quantidade de baronesas no Açude de Apipucos, um reflexo da poluição do local, levou o vereador Marcos Menezes (DEM) à tribuna da Casa, durante a sessão plenária desta segunda-feira (17). Ele destacou a necessidade de se rever a limpeza diária que é feita pelo Executivo na área.

Apesar de ter ressaltado a importância da realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e do Recife ter sido escolhida uma das cidades sedes do evento, a vereadora Aline Mariano se mostrou preocupada com os gastos para a construção da Arena da Copa em São Lourenço da Mata, município da Região Metropolitana. Na sessão plenária desta segunda-feira (17), ela disse que irá apresentar um requerimento para criação na Câmara de uma comissão suprapartidária com o objetivo de incluir o legislativo na discussão.