Notícias

Durante 30 minutos de discurso, na sessão de encerramento dos trabalhos legislativos deste ano, o líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Josenildo Sinésio (PT), fez elogios ao primeiro ano de gestão do prefeito João da Costa e críticas à bancada de oposição, que, segundo ele, sequer deu uma trégua dos 100 primeiros dias para começa a criticar o prefeito.

A Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta segunda-feira, 28, a reunião solene de encerramento da segunda sessão legislativa do atual mandato de vereadores que vai até 2012 e também a 15ª da legislatura iniciada em 1947, ano da Redemocratização do Brasil.

Um ano positivo para a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, que trouxe para o debate questões fundamentais e de consequências práticas para cidade. Assuntos como política fiscal, revisão da lei das calçadas, destinação de resíduos sólidos e preservação do verde. Mas não para por aí. Em 2010 a Comissão quer debater o mercado de trabalho local.

A Comunidade Obra de Maria foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira, 22 de dezembro, por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT). As galerias ficaram lotadas por membros, futuros componentes e pessoas atendidas pela missão religiosa que está se preparando para comemorar 20 anos de criação. “A Obra de Maria é uma instituição de especial importância para a Igreja Católica, que funciona sob a orientação de Nossa Senhora, prestando evangelização”, afirmou o vereador.

Jurandir Liberal (PT) se pronunciou nesta segunda-feira, 21, a respeito de uma matéria veiculada no último domingo pelo Diário de Pernambuco. Nela, críticas ao Legislativo Municipal. O parlamentar disse ser preciso cautela ao construir uma crítica, “pois acaba atingindo todos os parlamentares”, comentou.

Vera Lopes (PPS) falou dos problemas enfrentados pelo Hospital da Restauração neste tarde de 21 de dezembro. Ela pede maior atenção do governo do Estado. “O que se vê na Restauração é de cortar o coração. Há pacientes no chão, deitados em macas espalhadas pelos corredores do hospital e quase nada é feito para sanar essas questões”, disse a vereadora que aproveitou para lembrar que o governo culpa os médicos pelos problemas enfrentados na saúde.

Em seu pronunciamento desta segunda-feira, 21, a vereadora Priscila Krause (DEM) falou de outra matéria publicada pela imprensa. “O Diário de Pernambuco publicou em suas páginas a reportagem ‘Recife, uma cidade de obras encalhadas’ onde se faz um levantamento das obras iniciadas e paradas, ou ainda, quase sem andamento na nossa cidade”.

Nesta segunda-feira, 21, o presidente da Câmara Municipal do Recife, o vereador Múcio Magalhães (PT) fez um balanço das atividades legislativas do ano de 2009. Dentre os pontos de maior destaque, o empenho das Comissões Temáticas da Casa na análise dos projetos de lei propostos pelo Legislativo e pelo Executivo.

Dos 15 projetos de lei em pauta na última reunião da Comissão de Finanças, realizada na manhã desta sexta-feira, 18, cinco receberam pareceres favoráveis à aprovação, quatro foram rejeitados e os seis restantes ficaram pendentes para acordos com os vereadores autores das propostas. Com esse resultado foram concluídos os trabalhos da comissão este ano e, segundo o presidente Carlos Gueiros (PTB), o grupo atuou de forma bastante produtiva neste 2009.

A Frente Parlamentar de combate ao crack, formada por cinco comissões da Câmara Municipal e presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), realizou na quinta-feira 17 reunião ampliada com diversos segmentos da sociedade civil, entre conselhos e Ongs.