Notícias

Vereadores da oposição debateram requerimentos apresentados pelo vereador Eduardo Moura (Novo) durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (21). Ele leu a ementa das proposições em pauta e defendeu as medidas, que solicitam a órgãos e secretarias municipais ações e serviços nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. O vereador Felipe Alecrim (Novo) também participou do debate das proposições, que foram aprovadas.

Na reunião plenária desta terça-feira (20), o líder da bancada de oposição na Câmara do Recife, vereador Felipe Alecrim (Novo), fez uma série de críticas às ações da Prefeitura em diversas áreas. Ele elencou problemas na educação, na saúde, no atendimento às pessoas que vivem em situação de rua e no reajuste salarial proposto pela gestão aos servidores. A vereadora Liana Cirne (PT) e o vereador Carlos Muniz (PSB) se posicionaram diante do debate proposto.

A responsabilidade ao exercer o papel fiscalizador, que é uma das prerrogativas de um parlamentar, e também a atuação de sindicatos foram temas trazidos ao plenário da Câmara do Recife pela vereadora Liana Cirne (PT), durante a reunião Ordinária desta terça-feira (20). “É preciso fazer política com hombridade, com maturidade e não com infantilismo”, pontuou. Também participaram do debate os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Cida Pedrosa (PC do B).

Enfermeiras, enfermeiros, técnicos e técnicas de enfermagem que atuam no Recife foram alvo de uma celebração promovida pela Câmara Municipal nesta terça-feira (20). Na reunião solene, realizada por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), 28 profissionais de destaque na capital receberam homenagens no plenário da Casa. O evento marcou o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, que ocorre anualmente em 20 de maio, e o encerramento da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem, que aconteceu do dia 12 de maio até esta terça-feira. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) conduziu a cerimônia.

Para reforçar a relação institucional entre o Poder Legislativo municipal e o Escritório do Ministério da Cultura em Pernambuco, que está empenhado em divulgar a importância do Plano Nacional de Cultura, às vésperas de ser renovado, representantes do Ministério da Cultura participaram da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, na tarde desta terça-feira (20). O plano é decenal e é preciso que os municípios estejam adequados ao sistema nacional para receber os recursos das leis de fomento (Lei Aldir Blanc, por exemplo). “O Recife tem uma conquista importante que é o seu Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) funcionando, mas precisamos atualizar o plano nacional, para o sistema fluir como um todo”, disse o coordenador do escritório do MinC em Pernambuco, Carlos Augusto Pereira da Silva.

A importância das fiscalizações realizadas pelos vereadores do Recife esteve em debate durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (20). O assunto foi abordado pelo vereador Gilson Machado Filho (PL) que destacou visitas feitas pelo seu mandato, recentemente, em dois pontos da cidade: no canal do Cavouco, localizado no bairro do Cordeiro, e nas quadras de tênis na orla da praia de Boa Viagem. Os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Alef Collins (PP) participaram das discussões.

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) defendeu as ações desenvolvidas pela gestão municipal no enfrentamento aos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Ele elencou medidas realizadas pela Prefeitura e disse que o Recife apresenta vulnerabilidade frente às mudanças climáticas. “Muitas vezes a oposição coloca no colo do prefeito, mas não para para fazer uma reflexão simples e verdadeira de que esse é um problema histórico na cidade, que é exatamente o problema das chuvas”, disse. “O prefeito João Campos foi um dos poucos que se preocupou em melhorar a mobilidade urbana depois de 20 anos, colocando duas pontes que ligam a cidade. Foi ele quem contratou uma empresa da Bélgica para vir aqui e fazer um projeto de como conter as águas da chuva”, pontuou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (20).

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (20), a vereadora Liana Cirne (PT) disse ter protocolado um ofício junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pedindo a celebração de um termo de ajustamento de conduta, entre órgãos públicos e privados, para que sejam tomadas providências para evitar mortes decorrentes de choque elétrico em Pernambuco e, em especial, no Recife. Ela afirmou que a sua iniciativa é resultado de uma audiência pública realizada no dia 20 de março em que reuniu autoridades e sociedade civil para discutir o assunto. “Nessa audiência pública, o que ficou constatado foi uma completa omissão na fiscalização, tanto por parte do grupo Neoenergia, quanto por parte da Prefeitura, que não tem cumprido a sua tarefa de fiscalizar. Também constatamos a ausência cabal de mecanismos e dispositivos de proteção contra choques; a ausência de canais específicos para recebimento de denúncias de regularidade na fiação elétrica", afirmou.

A Câmara Municipal do Recife aprovou em duas discussões por unanimidade, no plenário da Casa, três projetos de lei Ordinária (PLO), durante as reuniões plenárias de segunda (19) e terça-feira (20). Agora, os projetos seguem para a sanção do prefeito. Uma das proposições é a de nº 36/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que institui a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres no Calendário Oficial do Município.

Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (20), o vereador Thiago Medina (PL) lamentou que “atualmente tem pouca gente falando” sobre as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criticou os partidos de esquerda porque não assinaram o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar os desvios de dinheiro dos aposentados e pensionistas e pediu esclarecimentos sobre os fatos. Participaram dos debates os vereadores Fred Ferreira (PL) e Liana Cirne (PT).