Dois votos de aplausos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram citados pela própria parlamentar, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (11). O de número 13.150/2023 envia congratulações aos 119 anos da Festa do Morro da Conceição. E o de número 13.151/2023 ao Fórum de Diálogos da Diversidade Religiosa em Pernambuco, pela celebração dos seus 11 anos de existência.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (11), durante a reunião plenária, para debater dois assuntos. O primeiro referiu-se à audiência pública que será realizada nesta terça-feira (12) e o outro tema levantado foi no sentido de repercutir a visita que o parlamentar fez à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Para prestar homenagem à Escola Primeiro Passo e ao Colégio Grande Passo, que completam 30 anos de criação, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene na tarde desta quinta-feira (7), por iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). “É com orgulho e satisfação que celebro o aniversário dessas instituições que se firmaram como um verdadeiro ícone de inovação educacional na Zona Sul do Recife. Ao longo destas três décadas, a escola e o colégio desempenharam um papel crucial na formação de jovens confiantes e preparados para os desafios do futuro. Desde sua fundação em 1993, os ideais inovadores nortearam suas ações, tornando-as pioneiras na prática do socioconstrutivismo, fundamentadas nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky”, disse o parlamentar.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife realizou uma reunião extraordinária remota nesta quinta-feira (7) para discutir um aditivo ao parecer do projeto de lei do Executivo (PLE) nº 57/2023, que visa a promover mudanças na lei do Recentro. Presidido pelo vereador Samuel Salazar (MDB), o grupo aprovou o aditivo para acrescentar na zona de abrangência do plano de incentivos fiscais a região do bairro da Boa Vista que compreende a rua da Imperatriz, a praça Maciel Pinheiro e o pátio de Santa Cruz.
Na manhã desta quinta-feira (7), a Escola do Legislativo do Recife promoveu um Simpósio de Direito Digital em parceria com o Instituto de Pesquisa em Direito & Tecnologia do Recife (IP.rec) e com a Liga de Direito Digital, Tecnologia e Sociedade (LIGADDOS) da Faculdade de Direito do Recife (UFPE). O evento ocorreu no plenarinho e contou com a participação de servidores da Casa de José Mariano.
Comemorado anualmente em 9 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo motivou a realização de uma solenidade na Câmara do Recife nesta quarta-feira (6). No evento, promovido por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), a Casa de José Mariano prestou homenagem ao Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (CREFONO 4), que fiscaliza a atividade desses profissionais nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu a reunião solene.
Uma reunião solene foi realizada na noite desta terça-feira (5), na Câmara Municipal, para homenagear “as mulheres que orgulham a cidade do Recife”. A iniciativa foi do vereador Ebinho Florêncio (Podemos), que entregou certificados a 62 escolhidas pelo gabinete, representantes de diversos setores sociais. Na justificativa da solenidade, o parlamentar explicou que “para homenagear a mulher, é preciso considerar itens importantes como o contexto cultural e histórico, as conquistas alcançadas e as políticas públicas ainda carentes no cenário brasileiro. Nada mais delicado e adequado para definir esse ser humano como aquele que dissemina a luz, a alegria, a esperança e ser a matriz da humanidade — que só continua sendo humanidade — por causa da mulher, que é vida e gera a vida”.
Inaugurado em 1942, o Abrigo Cristo Redentor foi celebrado em uma reunião solene promovida pela Câmara Municipal do Recife na tarde desta terça-feira (5). O evento, idealizado pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), homenageou a instituição por seu trabalho de assistência prestado aos idosos e idosas carentes de Pernambuco. O vereador Zé Neto (PROS) presidiu a cerimônia.
Os atrasos na construção da ponte Iputinga-Monteiro, que vai ligar as zonas Oeste e Norte do Recife, foram alvo de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) nesta terça-feira (5). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, o parlamentar lembrou que as obras já completaram 12 anos desde o seu início. E, de acordo com ele, o novo prazo para a entrega da ponte – o primeiro semestre de 2024 – corre o risco de não ser cumprido.
O vereador Osmar Ricardo (PT) fez um apelo para que a Prefeitura do Recife faça investimentos financeiros no Saúde Recife, alegando que os servidores estão com dificuldades de utilizar o plano de saúde. “O Saúde Recife está falindo e o servidor precisa cuidar da saúde dele. A Prefeitura do Recife precisa investir e debater com as entidades sindicais para resolver o problema do plano de saúde”, disse, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5).