Notícias

Criado em 2005, o Coral do Movimento Pró-Criança recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (19) em alusão aos seus 18 anos de fundação. A solenidade, requerida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), reuniu membros do Movimento, alunos do Coral e artistas. O vereador Victor André Gomes (União Brasil) presidiu a cerimônia.

Ao realizar a última reunião do ano, na tarde desta terça-feira (19), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal, apresentou o balanço das atividades desenvolvidas durante o exercício: foram 19 reuniões ordinárias e uma extraordinária, durante as quais recebeu para análise 324 proposições, entre projetos de lei Ordinárias (PLO), do Executivo (PLE) e de resolução (PRES). Também foram apresentados e votados 254 pareceres. Na reunião de hoje, o colegiado analisou e aprovou 16 projetos de lei Ordinária e dois projetos de resolução.

A vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife em três momentos da reunião plenária desta terça-feira (19), a última de 2023. Os investimentos do Governo Federal no Recife e em Pernambuco, a necessidade de restabelecer o pagamento de bolsas estudantis da Universidade de Pernambuco (UPE), a violência contra estudantes com autismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os entraves para a valorização da cultura popular no Carnaval e os números alarmantes da violência sexual no Estado foram alguns dos temas destacados pela parlamentar nos discursos.

Ao fazer um balanço de seu mandato neste ano de 2023, o vereador Felipe Alecrim (PSC) disse que não poderia fazê-lo “sem mostrar o retrato do Recife em que vivemos” e apresentou dados da situação social: “No Grande Recife 13% da população vivem em extrema pobreza; 39,7%, também do Grande Recife vivem abaixo da linha da pobreza, com renda per capta menor do que R$ 465”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (19).

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (19), última reunião de 2023, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez um balanço dos trabalhos feitos neste ano e reafirmou compromissos para 2024. A parlamentar também chamou a atenção para a importância da responsabilidade e do compromisso das vereadoras e dos vereadores com a verdade e a não veiculação de notícias falsas, tendo em vista que 2024 é ano de eleições municipais.

Na última reunião plenária de 2023, realizada na manhã desta terça-feira (19), a vereadora Aline Mariano (PP) fez um balanço de sua atuação nos sete meses de mandato na Câmara Municipal do Recife. “Posso dizer que este foi um ano desafiador, mais precisamente a partir de maio, quando reassumi o mandato de vereadora. Quero dedicar o meu trabalho aos 6.530 votos de confiança que me foram dados. Estar de volta a esta Casa enche o meu coração de orgulho e alegria. O entusiasmo é o mesmo de 2009, quando assumimos o mandato pela primeira vez”, disse.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (19), última reunião plenária de 2023, para discutir o requerimento de número 13.530/2023, de sua autoria, que pede a garantia da gratuidade do transporte público para mães de crianças com doenças raras. Segundo ela, a gratuidade só é concedida às mães se estiverem acompanhadas dos filhos, no entanto, há demandas como marcação de consultas e outras atividades em prol dos filhos em que eles não precisam acompanhá-las. “É muito complicado sair de casa só para marcar uma consulta e ter que levar o filho com doença rara”, disse.

Em discurso de encerramento do ano legislativo, realizado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (19), o vereador Davi Muniz (PSB) fez agradecimento a pessoas e gestores, pelo trabalho desenvolvido durante o exercício de 2023. Iniciou agradecendo a Deus. “Agradeço a Deus pela oportunidade de estar trabalhando como vereador do Recife, sendo representante de quase 11 mil pessoas que me confiram esse mandato”.

O líder da bancada governista na Câmara Municipal do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), reagiu às críticas feitas pelo líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB), que apresentou acusações sobre uso indevido de dinheiro público durante a pandemia da covid-19, na gestão de Geraldo Julio. “Até hoje não há comprovação de ilícito. Eu, na condição de advogado, não defendo coisas erradas e seria o primeiro a me posicionar contra, caso isso tivesse ocorrido”, afirmou.

O vereador Professor Mirinho (SD) fez questão de dar destaque, na última reunião plenária da Câmara Municipal do Recife de 2023, realizada nesta terça-feira (19), ao requerimento nº 13425/2023, de sua autoria, que indica à EMLURB o serviço de pavimentação em toda a extensão da Rua Engenheiro Otávio Arantes, localizada no bairro da Imbiribeira. A proposição foi aprovada.