Notícias

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o vereador Osmar Ricardo (PT) solicitou melhorias a serem realizadas no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade. “A pista de atletismo do Parque do Caiara precisa ser requalificada. O tempo vem destruindo a pista, as raízes das plantas e árvores também, e isso é uma grita da comunidade, que pede melhorias naquele parque. Além disso, a Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães também está toda esburacada lá, a Compesa abriu vários buracos e não tapou, e a comunidade é quem sofre com isso, porque há um vazamento grande de água e é preciso que a governadora Raquel Lyra se empenhe melhor. Precisamos denunciar o desperdício de água em nossos bairros”, disse.

As suspeitas de irregularidade levantadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) sobre o programa MenteInovadora, da Prefeitura do Recife, levaram o vereador Eduardo Moura (Novo) à tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (25). Durante o discurso do parlamentar na reunião plenária, ele listou alguns dos problemas do programa realizado pelo Executivo em parceria com a empresa Mind Lab desde 2014. Indícios de superfaturamento do material destinado aos professores, subutilização e ausência de avaliação, além de falhas de transparência e de controle do contrato foram mencionados por Moura como problemas identificados pelo TCE.

Com cartazes e gritos de palavras de ordem, centenas de pessoas ocuparam as galerias do plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25) para acompanhar a votação de um requerimento que trata de uma moção de apoio a proposições que tramitam na Câmara dos Deputados, em Brasilia (DF) e dizem respeito ao aborto. Na Casa de José Mariano, um longo debate ocorreu até a votação de forma nominal do requerimento número 978/ 2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), que foi rejeitado por 17 votos contrários, 9 favoráveis e uma abstenção. Além do autor, outros nove parlamentares ocuparam a tribuna para discutir o assunto e foram aparteados.

Na reunião plenária realizada nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal do Recife, o vereador Chico Kiko (PSB) demonstrou preocupação em relação à rede estadual de educação do Estado de Pernambuco. O parlamentar elencou problemas verificados pelo seu mandato e disse que “a educação de Pernambuco é a área mais importante na formação do futuro dos nossos jovens". Segundo ele, há a necessidade de resolver vários problemas na área. "Muitos estudantes seguem sem receber os kits dos materiais escolares e os alunos da escola Cândido Pessoa, em Peixinhos, cidade de Olinda, começaram a estudar com atraso de mais de 40 dias do início do ano letivo porque a reforma da escola atrasou", lamentou.

Alunos do curso de Direito da Universo visitaram a Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (25) para conhecer de perto o funcionamento do Poder legislativo Municipal, saber como se dá a tramitação das matérias legislativas e as atribuições políticas e administrativas dos parlamentares. Recebidos pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), que é presidente da Comissão de Legislação e Justiça, os cerca de 60 estudantes também assistiram à reunião Ordinária, quando tiveram oportunidade de acompanhar os discursos, debates e votações de requerimentos e projetos de lei.

Reconhecido pela dedicação e competência no tratamento de transtornos mentais com abordagem humanizada, o médico psiquiatra Pedro Cerqueira Russo recebeu, na noite desta segunda-feira (24), a Medalha de Mérito José Mariano, por iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos). Presidida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV), a solenidade foi realizada no plenário da Câmara do Recife e contou com a presença de amigos e familiares do homenageado.

Uma audiência pública foi promovida pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), na tarde desta segunda-feira (24), no plenarinho da Câmara do Recife, para discutir o tema: “Os limites da fiscalização política em unidades de saúde: direitos, deveres e condutas”. Vários sindicatos, entidades, órgãos, parlamentares e profissionais de saúde estiveram presentes.

Dois requerimentos de autoria da vereadora Kari Santos (PT) foram tema de debate nesta segunda-feira (24), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna, a parlamentar discutiu as matérias de nº 1.087/2025, que pede ao Governo do Estado a interrupção da concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) à iniciativa privada, e 1.388/2025, que trata de um pedido de alteração do Plano de Cargos dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de saúde ambiental e combate às endemias (ASACE). Aprovados, os pedidos também foram alvo de discursos dos vereadores Tadeu Calheiros (MDB), Luiz Eustáquio (PSB), Júnior de Cleto (PSB), Rinaldo Junior (PSB), Cida Pedrosa (PCdoB) e Alef Collins (PP).

O vereador Eduardo Mota (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (24) para tratar de uma negociação entre Prefeitura do Recife e Governo Federal que vai resultar na injeção de R$ 900,4 milhões na educação do município já a partir de 2025. Assinado na última quinta-feira (20), o acordo serviu para encerrar uma demanda judicial sobre o pagamento de verbas do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Para Eduardo Mota, a chegada dos recursos se deve à capacidade de articulação do prefeito João Campos (PSB). “Graças às negociações conduzidas por ele, nossa cidade dará um salto ainda maior na educação, com investimentos maciços, principalmente, na educação integral e na educação inclusiva”.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (24), o requerimento de nº 1.404/2025, de sua autoria. O pedido, aprovado em plenário, concede voto de aplausos e congratulações aos pernambucanos Gabriel Mascaro (cineasta) e Tibério Azul (roteirista), pela premiação com o Urso de Prata pelo filme “O Último Azul”, no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2025. “O filme deles vai fazer exatamente nós pensarmos e sairmos muito mais conscientes do cinema. Que o Urso de Prata seja apenas o início de uma longa carreira que esse filme vai trilhar mundo afora”, afirmou.