Notícias

Está em tramitação na Câmara do Recife o Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), que regulamenta a instalação de pontos de carregamento de carros elétricos em shoppings centers e edifícios comerciais e residenciais do município. Segundo o autor da proposta, a regulamentação destes espaços visa à proteção da população, principalmente em caso de incêndio de veículos elétricos. Por isso, a proposta determina que eles sejam instalados em locais que reduzam os riscos de explosões decorrentes da produção de hidrogênio, ou outros gases inflamáveis, durante a carga da bateria dos automóveis.

Está em tramitação nas Comissões da Câmara, o projeto de lei de número 240/2025 que dispõe sobre o acesso das Pessoas com Deficiência no Recife ao “Lazer Inclusivo”. A autoria da matéria é da vereadora Liana Cirne (PT). “A proposição tem como objetivo garantir o pleno exercício do direito ao lazer, à cultura e ao esporte, em condições de acessibilidade, inclusão e autonomia, respeitando as especificidades de cada tipo de deficiência”, destacou a parlamentar.

A lei nº 16.856/2003, que dispõe sobre o Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP), pode sofrer mudanças em breve para expandir a sua área de atuação e aliviar regras de pagamentos de tributos. Foi com esses objetivos que o vereador Júnior de Cleto (PSB) apresentou à Câmara Municipal os projetos de lei nº 161/2025 e 203/2025, respectivamente. As matérias aguardam os pareceres das comissões temáticas da Casa de José Mariano.

Como forma de garantir o controle de qualidade das geomantas aplicadas nas áreas de risco do Recife e também permitir que a população tenha informações sobre o monitoramento desses instrumentos de contenção de barreiras, a vereadora Kari Santos (PT) apresentou na Câmara do Recife o Projeto de Lei 234/2025. A proposta determina a realização de vistorias periciais e periódicas em geomantas aplicadas no Município.

O dia 18 de maio poderá se tornar o Dia Municipal das Cozinhas Solidárias, a partir do projeto de lei Ordinária de nº 181/2025, de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), que está em tramitação na Câmara Municipal do Recife. A data foi escolhida, segundo a parlamentar na justificativa do projeto, por ter sido o dia da instalação da primeira cozinha solidária na cidade pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), na comunidade Santa Luzia, no bairro da Torre, Zona Norte.

O bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, está entre as preocupações do mandato do vereador Hélio Guabiraba (PSB). No primeiro semestre deste ano, o parlamentar apresentou à Câmara Municipal seis requerimentos em benefício dos moradores – todos já aprovados pelo plenário da Casa. Os pedidos, a maior parte deles em benefício da Vila Independência, trazem demandas em setores como conectividade, infraestrutura, limpeza e iluminação pública.

Um espaço para acolher, proteger e reabilitar animais perdidos, abandonados, em situação de rua ou cujos tutores não tenham mais condições de acolhê-los. É o que propõe a vereadora Flávia de Nadegi (PV) no Projeto de Lei nº 236/2025 que tramita na Câmara do Recife e sugere a criação do Lar Pet Recife, um equipamento público que funcionaria vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Linguagem acessível, ampla divulgação em canais frequentados por idosos, realização de palestras e oficinas, capacitação de profissionais e a articulação entre diferentes órgãos e entidades são algumas das diretrizes previstas no Programa Municipal de Prevenção e Alerta a Idosos contra Golpes Virtuais, Cibernéticos e Bancários. O vereador Felipe Francismar (PSB), autor do projeto de lei número 183/2025, em tramitação na Câmara do Recife, ressalta que “a proposta visa fortalecer a rede de apoio e proteção, promovendo um ambiente mais seguro e informado para essa parcela da população”.