Notícias

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta quarta-feira (22) para discutir e votar pareceres a matérias legislativas em tramitação na Casa. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo se posicionou pela aprovação de 13 dos 15 projetos de lei e de todos os cinco projetos de decreto legislativo discutidos no encontro.

Por entenderem que é urgente a necessidade de se debater a integração entre as políticas públicas de proteção animal, saúde mental, meio ambiente e assistência social, os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Eduardo Moura (Novo) promoveram audiência pública, na tarde desta quarta-feira (22), com o tema “Proteção Animal e Saúde Mental dos Protetores: Desafios e Políticas Públicas”. Os dois parlamentares reconhecem que o bem-estar dos animais está diretamente relacionado ao bem-estar humano e à saúde pública e reuniram especialistas, representantes de entidades e criadores de animais visando identificar os principais gargalos estruturais da proteção animal no Recife.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (22) e fez a análise e aprovação de seis proposições, sendo dois projetos de lei Ordinária (PLO) e quatro projetos de decreto Legislativo (PDL). Participaram da reunião os vereadores Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB) e Gilberto Alves (PRD).

Na manhã desta quarta-feira (22), o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu a visita da desembargadora Roberta Viana Jardim, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O encontro ocorreu na sala da Presidência da Casa de José Mariano. Na ocasião, a magistrada entregou ao parlamentar o convite da cerimônia de posse do TRE-PE, que acontecerá dia 11 de novembro, às 16h, na Sala de Sessões do Tribunal. Além dela, tomarão posse como desembargadores eleitorais Paulo Augusto de Freitas Oliveira e Breno Duarte Ribeiro de Oliveira.

Celebrado anualmente no 4 de outubro, o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias motivou a realização de uma solenidade na Câmara do Recife nesta terça-feira (21). O evento, promovido por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB), reuniu trabalhadoras e trabalhadores da área, bem como lideranças sindicais e integrantes do serviço público da saúde da capital. A reunião solene foi conduzida no plenário da Casa de José Mariano pelo vereador Osmar Ricardo (PT).

A novela “Vale Tudo” terminou na semana passada, no entanto, a famosa pergunta “quem matou Odete Roitman?” repercutiu em um discurso do vereador Eduardo Moura (Novo), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (21). O parlamentar teceu várias críticas a segurança na cidade, tomando por base um vídeo do prefeito, publicado em uma rede social. Já o vereador Júnior de Cleto (PSB) defendeu o gestor, elencando ações realizadas pela Prefeitura.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (21) um conjunto de seis requerimentos apresentados pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) em prol da Praça do Sebo, no bairro de Santo Antônio. De acordo com a parlamentar, que disse já ter articulado com as secretarias da Prefeitura as intervenções necessárias, os sebos existentes no local são peças de resistência da cultura literária recifense. “A gente está pedindo a limpeza dos banheiros, recuperação dos postes, serviço de manutenção e recuperação da praça. A gente está pedindo instalação de câmeras de segurança, limpeza e manutenção da escultura do poeta Mauro Mora, que está lá com sinalização acessível, e um programa Conecta Recife com acesso Wi-Fi, já que aquele lugar é um lugar de junção de muita gente, de gente de cultura, de gente que vai comprar livro. E a gente está pedindo também que realizem-se programas culturais naquela praça”.

A Câmara do Recife se posicionou nesta terça-feira (21) pela rejeição de um requerimento apresentado pelo vereador Eduardo Moura (Novo) que pedia voto de repúdio ao vice-prefeito e Secretário de Infraestrutura do Recife, Victor Marques (PCdoB). Ao levar o tema à tribuna durante a reunião plenária, o parlamentar classificou como “mentiroso” um vídeo do vice-prefeito sobre a decisão da Prefeitura de assumir a gestão do Túnel da Abolição, na Madalena. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) também participou da discussão e defendeu a gestão municipal.

A Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda discussão, na reunião plenária desta terça-feira (21), o projeto de lei número 157/2025, de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), que modifica o artigo primeiro da Lei Municipal número 18.993, de 19 de outubro de 2022, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o Dia do Católico. A data será comemorada no último domingo de julho. Além do autor, a proposição também foi debatida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) e pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que declararam votos favoráveis, antecipadamente, mas lembraram a importância de se votar favorável também para a criação de um dia destinado as religiões de matriz afro-brasileira.

A crise econômico-financeira dos Correios – que desde 2022 acumula 12 trimestres de prejuízos e alcançou neste ano um déficit de R$ 4,36 bilhões – foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Fred Ferreira (PL) na tribuna da Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta terça-feira (21), o parlamentar criticou a atual gestão do Governo Federal pela condução da crise na empresa pública. De acordo com ele, a gestão petista é responsável por “mais uma quebrança de mais um órgão federal”.