Notícias

Nesta terça-feira (12), a Câmara do Recife discutiu e aprovou o requerimento nº 10.261/2023, de autoria do vereador Doduel Varela (PP), que solicita voto de aplausos ao comandante e aos servidores da Guarda Civil Municipal pelos serviços prestados durante o incêndio que afetou parte do Mercado da Encruzilhada no último 3 de setembro. Na ocasião, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de discutir a matéria na tribuna durante a reunião plenária para enaltecer o trabalho da instituição.

A precariedade da coleta de lixo promovida pelo poder público nas comunidades mais vulneráveis do Recife foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) na tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta terça-feira (12). Em seu pronunciamento, o parlamentar salientou que algumas localidades da capital – em especial na Zona Norte – não recebem a mesma atenção de regiões mais favorecidas da cidade.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) debateu e parabenizou o requerimento nº 10167/2023, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), dirigindo indicação ao Prefeito da Recife de sugestão de anteprojeto alterando a lei 14.728 de 8 de março de 1985, com objetivo de incluir a previsão de demissão de servidores municipais por condenação após trânsito em julgado pelos crimes de assédio sexual, violência sexual e/ou importunação sexual. O assunto foi levantado durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (12).

A vereadora Aline Mariano (PP) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (12), para elogiar o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que ocorreu com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na última segunda-feira (11), no auditório da Faculdade de Ciência da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Em Pernambuco, o programa vai investir R$ 91,9 bilhões em obras e serviços. Já na capital pernambucana, o PAC vai beneficiar, neste primeiro momento, 27 obras e serviços. A parlamentar também aproveitou a ocasião e comentou questões sobre o transporte público e coleta do lixo.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB)) alertou para a necessidade de haver um acolhimento às pessoas gordas, que segundo ela, sofrem muitos preconceitos e enfrentam graves problemas de discriminação que podem levar à depressão. A parlamentar chamou a atenção para a gordofobia, que é o preconceito contra as pessoas gordas, e que “mata, traumatiza e amputa a alegria”, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (12), aproveitando a campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

O vereador Chico Kiko (PP) celebrou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), a conclusão da revitalização do campo da praça Eduardo Cardoso, em Areias, Zona Oeste, que foi contemplada pelo Programa Gramadão, da Prefeitura do Recife, a partir de um requerimento de sua autoria. O campo fica localizado na praça em Vila Cardeal e Silva. Segundo o parlamentar, haverá uma reunião na comunidade para definir a data de inauguração do novo espaço. O vereador pediu, ainda, a iluminação para o campo da beirinha, localizado na Rua dos Prazeres, também em Areias.

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que foi lançado no Recife na segunda-feira (11), e é considerado como uma “nova era de progresso e desenvolvimento” para a cidade, foi tema do discurso do vereador Samuel Salazar (MDB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (12). De acordo com ele, o projeto irá englobar 27 obras e serviços relevantes para a população recifense, a exemplo da construção de 952 novas unidades habitacionais. “A partir do trabalho de equipes da Prefeitura do Recife, o PAC também investirá fortemente em obras de creches e escolas, bem como a contenção de encostas”, afirmou.

O vereador Marcos di Bria Júnior (PSB) pediu, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), o retorno do posto de observação da Polícia Militar de Pernambuco que abrangia a comunidade João de Barros, em Santo Amaro, Zona Norte e que, segundo ele, foi retirado há quatro meses do local “sem nenhuma comunicação prévia” aos moradores. O parlamentar chamou atenção para o aumento no número de crimes que passaram a acontecer na comunidade e nas redondezas. “Em termos de segurança, nós regredimos. A comunidade ficou órfã de um trabalho que vinha dando certo entre polícia e comunidade”, disse.

A Câmara Municipal do Recife está realizando em todos os prédios e anexos de sua estrutura administrativa, através do Setor de Saúde e a Divisão de Pessoal/Setor Psicossocial, uma campanha em favor da vida, dentro do mês dedicado à prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. A ação consiste em atender pessoas e distribuir material de divulgação, inclusive mensagens de autoajuda, com sementes de girassol. Essa flor “tem sido usada como símbolo da felicidade e, por conta de sua cor vibrante, tem sido associada a entusiasmo, vitalidade e energia positiva”, conforme explica o panfleto entregue às pessoas.

Em tramitação nas comissões da Câmara Municipal do Recife, o projeto de resolução nº 15/2023, da autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), tem como objetivo instituir na Casa a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Emocional. A necessidade de criação da Frente e o tema da saúde mental e do bem-estar foram alvos de um discurso proferido pela parlamentar nesta segunda-feira (11), durante a reunião plenária do Poder Legislativo Municipal.