Notícias

A maior comenda destinada exclusivamente a mulheres no Recife, a Medalha de Mérito Olegária Mariano, foi entregue na tarde desta terça-feira (10) a Maria Eduarda Fernandes, por iniciativa do vereador Paulo Muniz (SDD). Maria Eduarda é um exemplo de voluntariado. Seu trabalho individual inspirou a criação do Instituto Vizinhos Solidários, que atende a mais de 20 comunidades no Grande Recife. Com sua equipe, já distribuiu mais de 800 mil marmitas e mensalmente fornece 2.510 cestas básicas para as famílias necessitadas em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

A adoção de uma cartilha virtual sobre sinais de abuso em crianças e adolescentes a ser publicada no site da Secretaria de Educação do Município do Recife foi vista como medida positiva e, por isso, aprovada pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, da Câmara Municipal. O colegiado se reuniu na tarde desta terça-feira (10), quando aprovou o projeto de lei Ordinária (PLO) número 204/2023, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), que agora precisa da aprovação do plenário. Além desse, outros cinco projetos de lei Ordinária, um projeto de lei do Executivo (PLE) e três projetos de decreto legislativo (PDL) também foram aprovados.

O censo da população em situação de rua no Recife e políticas públicas voltadas para estas pessoas – foram os assuntos debatidos em audiência pública realizada na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (9). A iniciativa do debate partiu do vereador Paulo Muniz (SD) e contou com explanações da secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (10), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez destaque ao projeto de lei número 196/2023, de sua autoria, que institui a “Semana da Gastronomia do Recife”, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. “Que a gente possa celebrar, fomentar, dar ênfase e visibilidade às delícias que nós temos na nossa cidade”. A proposição foi aprovada em primeira discussão.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (10) o requerimento nº 11.243/2023, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que solicita à Prefeitura que o Carnaval de 2024 tenha como homenageada a artista Lia de Itamaracá. Durante a reunião plenária, a parlamentar subiu à tribuna da Casa para defender a proposta e lembrou que a cirandeira completa 80 anos no ano que vem.

O vereador Osmar Ricardo (PT) afirmou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), que as decisões políticas do Partido dos Trabalhadores, do qual ele faz parte, devem ser debatidas internamente. “Nós, que somos dirigentes partidários, precisamos parar de mandar recado na política. Ela se constrói e é debatida internamente no partido”, disse.

A Semana Municipal da Conscientização dos Cuidados Paliativos, celebrada nesta semana de acordo com a lei municipal de número 18.892/2022, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), foi tema do seu discurso na Câmara do Recife. Durante a reunião Ordinária desta terça-feira (10), o parlamentar destacou a importância da alusão à Semana também para cobrar ações do Poder Executivo sobre os cuidados paliativos.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) agradeceu pela votação favorável no plenário da Casa, na segunda-feira (9), ao requerimento 11232/2023, de sua autoria, que pede a realização de uma homenagem aos motoristas de aplicativos. “Esses profissionais desenvolvem um trabalho muito importante na vida das pessoas. Eles precisam ser mais vistos, ter mais vez e voz”, disse.

A vereadora Michele Collins (PP) debateu dois requerimentos de sua autoria com apelos visando beneficiar, através de um deles, os moradores da comunidade Terra Prometida, no Ibura, Zona Sul. A outra proposição é voltada a garantir os direitos das pessoas com deficiência física. Ambos foram aprovados durante a reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (10), pela Câmara Municipal do Recife.

Fundada em 1958 pelo então prefeito Pelópidas da Silveira e, atualmente, com 85 músicos, a Banda Sinfônica do Recife foi homenageada nesta segunda-feira (9), na Câmara Municipal, junto ao seu maestro regente Nenéu Liberalquino, que teve seus 21 anos à frente da Banda reconhecidos pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), autora da iniciativa. “Não sou musicista, mas sou atravessada por todos os sons da humanidade e os sons da Banda Sinfônica do Recife fazem pulsar meu coração de mulher-artista", disse ela. A solenidade foi presidida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), e contou com a entrega de certificados a 75 homenageadas e homenageados.