Notícias

A proposta de implementação da “Política de Tarifa Zero” no transporte público do Recife foi tema de debate que envolveu diversos parlamentares na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (6). A proposta foi feita através do requerimento número 9901/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), dirigido ao prefeito João Campos. “Outros 138 municípios brasileiros já colocaram em prática, de forma bem sucedida, a tarifa zero. O Recife pode ser mais uma dessas cidades”, propôs a parlamentar.

Seis requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo) foram destacados na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (6). As matérias solicitam melhorias na acessibilidade, infraestrutura, saúde e educação. Logo após a análise do autor dos requerimentos, Felipe Alecrim (Novo) e Gilson Machado Filho (PL) também fizeram questão de abordar e comentar as proposições.

Os sete requerimentos que concedem votos de aplausos e congratulações a bibliotecas comunitárias do Recife, todos de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), foram debatidos pela parlamentar, na reunião plenária da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (6). “Esta é uma pauta que envolve pessoas, coletivos e comunidades. E trazem educação, cultura e sabedoria para as periferias”, disse. Após o debate, as proposições foram aprovadas: requerimento 9788/2025, concedendo voto de aplausos e congratulações à Biblioteca Comunitária do Poço (Poço da Panela); número 9789/2025, à Biblioteca Amigos da Leitura (Alto José Bonifácio); número 9790/2025, à Biblioteca Popular do Coque (Ilha Joana Bezerra); 9793/2025, à Biblioteca Comunitária das Formiguinhas Sem-Teto (Vila Santa Luzia, Torre); 9794/2025, à Biblioteca Multicultural Nascedouro (Peixinhos); 9796/2025, ao Centro de Educação Popular Mailde Araújo (Cepoma), e sua biblioteca comunitária (Brasília Teimosa); e 9798/2025, à Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro e Afogados).

O Dia do Prefeito, celebrado em todo Brasil em 6 de outubro, foi destacado no plenário da Casa de José Mariano e gerou debates na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (6). Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Júnior de Cleto (PSB) se dirigiram à tribuna e expuseram os seus posicionamentos. Moura teceu críticas e Cleto elogiou a condução da gestão municipal.

Ao anunciar que 83% do que está previsto no projeto da Ponte Júlia Santiago está concluído o vereador Chico Kiko (PSB) disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (6), que está orgulhoso com a obra que vai atender a milhares de pessoas que precisam passar pelo bairro de Areias. A ponte faz a ligação do bairro, na Zona Oeste, com a Imbiribeira, na Zona Sul. “Esta obra me enche de orgulho pela importância que ela tem para a comunidade e também porque eu e minha equipe fazemos parte desta conquista. A construção dela partiu de uma proposta do nosso mandato. Ela vai diminuir as distâncias entre as Zona Oeste e Zona Sul”, comemorou.

Ele já denunciou desvios de recursos públicos que afetavam moradores de periferias; deu visibilidade a famílias esquecidas pelo Poder Público; e usou sua influência na mídia para mobilizar ajuda em casos de emergência como enchentes. Em reconhecimento a ações como essas, que unem a atividade profissional com o exercício da cidadania, a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao jornalista Fábio Almir de Araújo, numa iniciativa do vereador Júnior de Cleto (PSB). A entrega ocorreu em reunião solene realizada na tarde desta quinta-feira (2), presidida pelo vereador Eduardo Moura (Novo).

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife repercutiu, em reunião realizada nesta quinta-feira (2), uma visita técnica realizada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em conjunto com vereadores de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes. Sob a presidência do vereador Fabiano Ferraz (MDB) e com a presença dos vereadores Eduardo Mota (PSB) e Júnior de Cleto (PSB), o colegiado também realizou a aprovação de dois projetos de lei Ordinária e a distribuição de outras três proposições.

Na manhã desta quinta-feira (2), a Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por videoconferência, para analisar o projeto de lei nº 259/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). A proposição, que foi aprovada pelo colegiado, dispõe sobre a implementação de ações permanentes de promoção da cultura de paz, prevenção à violência e fortalecimento da convivência democrática nas unidades educacionais das redes pública e privada do Recife – Lei Escola sem Violência. Participaram da reunião a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), presidente da Comissão, e os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Rinaldo Junior (PSB).

Com atuação tanto nas esferas religiosas quanto na civil, o Movimento Pró-Vida foi homenageado pela Câmara Municipal do Recife, que realizou reunião solene nesta quarta-feira (1º), através do mandato do vereador Felipe Alecrim (Novo). A entidade promove ações de conscientização, acolhimento, formação e acompanhamento de gestantes em situação de vulnerabilidade, bem como de famílias e indivíduos que enfrentam dilemas diante da fragilidade da vida. A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Moura (Novo).

Presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quarta-feira (1º), na Casa de José Mariano, para distribuir nove projetos em tramitação aos relatores e votar o parecer ao projeto de lei nº 101/2025. De autoria do vereador Alef Collins (PP), também membro do grupo e presente na reunião, a matéria obteve votação favorável na Comissão.