Notícias

O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (25) em diversos momentos, para tratar de temas diferentes. No pequeno expediente, logo no início da reunião, ele falou sobre a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA), que foram aprovados em plenário. "A LOA define onde o seu dinheiro vai ser colocado no ano que vem, como ele vai ser usado e o PPA define para os próximos quatro anos", disse ele. O parlamentar também destacou, durante a discussão da pauta de votação, dois requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que tratam de votos de aplausos.

A memória do professor e militante pernambucano Edmilson Menezes, falecido em fevereiro de 2021, vítima de covid-19, foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) na tribuna da Câmara do Recife. No pronunciamento, realizado nesta terça-feira (25), quando Menezes completaria 74 anos, a parlamentar destacou a atuação dele na organização política e sindical e não deixou de fazer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que governava o país durante a pandemia de covid-19. “Foi sob a sua administração que vimos um atraso escandaloso na compra de vacinas, a demora na articulação com laboratórios internacionais, a banalização das mortes, o descaso com os doentes. Professor Edmilson, assim como tantos outros, pagou com sua vida a negligência e a corrupção de um desgoverno que menosprezou a ciência, tratou a pandemia como piada e subestimou o sofrimento da população trabalhadora”.

Durante a reunião Ordinária desta terça-feira (25), o vereador Fred Ferreira (PL) criticou a obra que está sendo realizada pela Prefeitura do Recife na orla de Boa Viagem, Zona Sul. O parlamentar afirmou que um estudo teria sido realizado pela Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas, visando a concessão para a prestação dos serviços públicos de gestão, operação e manutenção da Orla Parque. "Infelizmente, quase R$ 200 milhões estão sendo investidos e, depois desse gasto, a orla de Boa Viagem pode ser privatizada. São essas coisas que a gente tem que replicar, porque somos provocados através das redes sociais", disse.

O vereador Agora é Rubem (PSB) lamentou que os alunos da Escola Municipal da Guabiraba, na Zona Norte, quando terminam o quinto ano do ensino fundamental, não estão sendo acolhidos pela Escola São Cristóvão, que funciona no mesmo prédio, sendo obrigados a se deslocarem até outras escolas como Dom Bosco e Dom Vital, ambas no centro de Casa Amarela. “As crianças que estão prejudicadas têm cerca de nove anos”, disse, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25). O vereador explicou que a Escola Municipal da Guabiraba (para alunos do primeiro ao quinto ano) e a Escola Municipal São Cristóvão (do sexto ao nono ano) deveriam funcionar de forma a que a segunda acolhesse os alunos que saem da primeira. Mas isso não vem ocorrendo e está causando problemas às famílias das crianças.

Sob a presidência do vereador Carlos Muniz (PSB), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na manhã desta terça-feira (25), para analisar o processo administrativo número 3975, em desfavor da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). Os denunciantes são os também vereadores Alcides Teixeira Neto (Avante), Alef Collins (PP), Davi Muniz (PSD), Eduardo Moura (Novo), Fred Ferreira (PL), Gilson Machado Filho (PL), Paulo Muniz (PL) e Thiago Medina (PL).

O jornal mais antigo em circulação na América Latina, Diario de Pernambuco, celebrou os seus 200 anos de história em reunião solene realizada na noite desta segunda-feira (24), na Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB). O periódico - fundado em 7 de novembro de 1825, sob a batuta do tipógrafo e publicista Miranda Falcão, na Rua Direita, nº 267, no bairro de São José, Centro -, passou por muitas transformações ao longo dos séculos e avança no jornalismo digital. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Há quatro anos sem realização, o Festival de Músicas Carnavalescas do Recife foi o grande motivo para debates na audiência pública promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), na tarde desta segunda-feira (24), no plenarinho da Casa. Segundo a parlamentar, o Festival tinha como objetivo incentivar a criação de novas composições, valorizar artistas locais e preservar as tradições musicais do carnaval recifense. Personalidades da música pernambucana, profissionais da área e o público em geral marcaram presença no evento.

Sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB) e com a presença dos vereadores Hélio Guabiraba (PSB) e Chico Kiko (PSB), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife reuniu-se, em caráter extraordinário, na tarde desta segunda-feira (24). O colegiado realizou a análise das emendas propostas pelos vereadores ao projeto de lei do Executivo de nº 26/2025, que institui o Plano Plurianual (PPA) do Recife para o período de 2026 a 2029 e o de nº 27/2025, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026. Das 925 emendas apresentadas ao PPA, 61 receberam parecer pela aprovação; já à LOA, das 198 emendas, 67 foram aprovadas. Os projetos aguardam a inclusão na pauta da reunião plenária para serem votados.

A proximidade da conclusão das obras do Parque Alagável Campo do Sena, no bairro do Barro, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PSB) nesta segunda-feira (24). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, o parlamentar subiu à tribuna do plenário da Casa para salientar a importância do novo equipamento, que vai aliar lazer e prevenção a inundações, e disse ter visitado o canteiro no bairro do Barro recentemente, em conjunto com o vice-prefeito Victor Marques (PCdoB). “Essa obra é pioneira na cidade, porque no inverno vai diminuir os alagamentos na região e, no verão, vai servir de um importante espaço de lazer e esporte para aquela comunidade”, afirmou. No discurso, ele também comemorou avanços na obra da ponte Júlia Santiago, que vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira.

O projeto de lei do Executivo nº 30/2025 que disciplina o instituto da desapropriação por hasta pública no âmbito do município do Recife foi aprovado em duas votações na Câmara Municipal, durante a reunião plenária, nesta segunda-feira (24). Considera-se desapropriação por hasta pública o procedimento que tem por objetivo a promoção de desapropriação de imóveis urbanos declarados de interesse público para fins de cumprimento da função social da propriedade. A proposição foi debatida pelos vereadores Felipe Alecrim (Novo), Rinaldo Junior (PSB), Samuel Salazar (MDB), Thiago Medina (PL), Agora é Rubem (PSB) e Eriberto Rafael (PSB).