Notícias

O vereador Alef Collins (PP) debateu dois requerimentos de sua autoria, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (15), ambos dirigidos ao prefeito João Campos. O primeiro foi o de número 2595/2025, solicitando que o Poder Executivo encaminhe à Câmara do Recife um projeto de lei que objetive instituir auxílio financeiro destinado aos cuidadores de pessoas com deficiência e outras atipicidades. E o segundo, de número 2596/2025, solicitando a união de esforços com o objetivo de ampliar a fiscalização dos canis existentes na cidade do Recife. Ambos os requerimentos foram aprovados. Em relação ao de número 2595/2025, o vereador disse que o mandato não pode apresentar o projeto de lei, por estar impedido constitucionalmente, e por isso fez o pedido ao Executivo. Já o número 2596/2025, Alef Collins justificou dizendo que é necessário que haja um acompanhamento veterinário aos animais desassistidos. Ele aproveitou para anunciar o protesto que será realizado pelo Fórum do Bem estar animal de Pernambuco (Febema) nesta quarta-feira, pela manhã, na frente do prédio sede da Prefeitura do Recife.

Criado em 1987, o Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS) completou 38 anos neste ano e ganhou uma homenagem na Câmara do Recife na última segunda-feira (14). Durante a reunião plenária desta terça-feira (15), o vereador Chico Kiko (PP) – de quem partiu a iniciativa de realização do evento –, ocupou a tribuna da Casa para repercutir o evento e enaltecer a história do instrumento de reforma urbana popular. “Foi muito bonito ver as pessoas aqui, na reunião solene, celebrando um projeto que é símbolo de resistência, de união e de transformação. O sentimento que ficou é de muita gratidão a todos e a todas que ajudam a construir essa história tão importante para a cidade do Recife. O Prezeis é, há quase 40 anos, um verdadeiro exemplo de construção coletiva e referência nacional na urbanização de comunidades e na luta por moradias dignas”.

A morte da menina Hellen Santos de Sousa, que faleceu aos três anos de idade após ser atingida por uma bala perdida no último sábado (12), no bairro de Água Fria, levou o vereador Júnior de Cleto (PSB) a se pronunciar nesta terça-feira (15) por melhorias na segurança pública de Pernambuco. Familiares da garota acompanharam a reunião plenária da Câmara do Recife nas galerias e com cartazes pediram "justiça para Helen". A vereadora Natália de Menudo (PSB) também repercutiu o assunto.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (15), vereadores debateram o requerimento de nº 1.682/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), “dirigindo convocação ao procurador-Geral do Município do Recife a fim de que compareça a esta Casa Legislativa, em 09 de abril de 2025, e apresente esclarecimento sobre a possível restrição ou impedimento ao exercício de fiscalização dos vereadores em unidades de saúde”. O pedido, que foi discutido pelo vereador Eduardo Moura e contou com aparte do vereador Rinaldo Junior (PSB), foi rejeitado por 16 votos contrários e 6 favoráveis.

O plenário da Câmara do Recife aprovou o requerimento nº 2722/2025, de autoria da vereadora Flávia de Nadegi (PV), concedendo voto de aplausos à Receita Federal pela realização do "Programa Social Receita Cidadã", no Recife. A matéria foi analisada pela autora da proposição e pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), na reunião Ordinária da Casa de José Mariano realizada desta terça-feira (15).

Cinco requerimentos com votos de aplausos e congratulações a instituições que fazem o trabalho de acolhimento de famílias atípicas e de filhos com autismo foram debatidos pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), autora das proposições, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (15). Os requerimentos são os de números 2618/2025 a 2622/2025 e todos foram aprovados. Eles homenageiam as seguintes entidades: Movimento Autista da Imbiribeira, Coletivo Autista Recife, Grupo de Mães de Crianças Especiais de Pernambuco, Grupo Liga Neurau e Grupo Super Mães Especiais. “A história desses grupos é quase sempre a mesma: o encontro de mães que não têm apoio do poder público e que vão em busca de soluções”, disse a parlamentar. Ela também comentou que “é importante para as famílias terem lugares e espaço para acolher seus filhos. Esse é o papel das entidades. A missão desses coletivos é acolher e trazer conforto para as pessoas”.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (15), o vereador Tadeu Calheiros (MDB) repercutiu a nomeação de 780 profissionais de saúde na cidade, realizada pelo prefeito João Campos (PSB), na última quinta-feira (10). "Foi uma nomeação bastante significativa e muito importante para a rede de saúde, não só na ampliação da atenção primária, mas também para a requalificação e ampliação da média e alta complexidade. Vocês conhecem o nosso trabalho em busca dessas nomeações, com o intitulado 'NomeiaJá' e não podíamos deixar de celebrar e parabenizar a Secretaria de Saúde, em nome da secretária Luciana Albuquerque, e parabenizar o Poder Executivo, em nome do prefeito João Campos", afirmou. O parlamentar também disse ter recebido uma demanda da Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco (Apef), "que versa sobre o reajuste salarial, e a gente precisa ir junto à mesa setorial e eu me coloco à disposição. A gente precisa avançar para uma proposta que contemple os profissionais de saúde".

Após realizar fiscalização na Policlínica Amaury Coutinho, localizada na comunidade de Campina do Barreto, Zona Norte, o vereador Eduardo Moura (Novo) disse que ficou surpreso com o bom atendimento ao público por parte dos funcionários da unidade de saúde, mas reclamou da demora nesse atendimento. “Os servidores são esforçados, a ponto de manterem a unidade em ordem”, disse. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (15), o vereador Rinaldo Junior (PSB) também falou sobre o tema e ressaltou que a unidade de saúde receberá 96 novos servidores.

O aumento do número de casos de feminicídio em Pernambuco foi o tema central do discurso realizado pela vereadora Natália de Menudo (PSB), na manhã desta terça-feira (15), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. “Na maioria dos casos, os assassinos estão bem próximos. Tiram a vida da vítima e também deixam nessas mulheres marcas profundas nos corpos e na mente. Somente no primeiro bimestre deste ano, 8805 mulheres procuraram a polícia em Pernambuco para registrar queixas de violência doméstica. Também ouvi vários relatos de dificuldades para fazer denúncias por falta de plantões à noite e nos fins de semana em muitas delegacias", reclamou.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (14) três requerimentos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB) que tratam de pedidos em benefício das categorias de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes de combate às endemias (ACE), a exemplo da atualização do incentivo financeiro de campo. “O valor que tem sido feito é um valor a menor. E, no sentido geral, precisa ser estendido a todos os trabalhadores. Existem municípios que já estão pagando esses valores”, explicou Luiz Eustáquio, que também fez pleitos em prol de servidores realocados de suas funções. Os documentos, de nº 2498/2025, nº 2499/2025 e nº 2500/2025, solicitam, respectivamente, o desempenho de funções de acordo com orientação médica para profissionais readaptados, a garantia do novo cofinanciamento também para os ACE e ACS readaptados, e o repasse de no mínimo 70% do novo cofinanciamento ao conjunto dos agentes, com início imediato do pagamento e a retirada de metas municipais.