A vereadora Liana Cirne (PT) fez questão de enfatizar o projeto de lei número 7/2022, de sua autoria, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa de matriz africana e afroindígena nos estabelecimentos civis de internação coletiva do Recife. O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar nesta terça-feira (13), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A proposição teve sua votação adiada.
A importância da atuação do gabinete do Centro do Recife, o Recentro, que completou um ano de instalação, foi o tema do discurso do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), na reunião Ordinária híbrida realizada pela Câmara do Recife nesta terça-feira (13). O Recentro, de acordo com o parlamentar, é uma mini prefeitura que abarca uma série de serviços e demandas e, para que "as coisas pudessem acontecer", destinou emendas da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 para dar estofo ao Fundo de Revitalização do Bairro do Recife.
O vereador Victor André Gomes (União Brasil) criticou a atuação de fiscais da Prefeitura do Recife que, segundo ele, teriam sido rigorosos com vendedores que não estavam credenciados no Morro da Conceição, durante a festa de Nossa Senhora da Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro. “Eu pude presenciar que a fiscalização estava de um certo ponto pesada, e até certo momento eram vendedores que estavam no local vendendo calendário, santinho e adereços sem credenciamento. No entendimento da fiscalização, isso estava prejudicando o andamento da procissão. Eu não enxergo dessa forma”, destacou.
A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se por videoconferência nesta segunda-feira (12), em caráter extraordinário, para emitir pareceres a três projetos de lei do Executivo (PLE). Além do presidente do grupo, o vereador Felipe Francismar, estiveram presentes os vereadores Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Junior (PSB), além da vereadora Andreza Romero (Podemos). O colegiado aprovou as três matérias em discussão.
Na noite desta segunda-feira (12), o vereador Almir Fernando (PCdoB) promoveu uma reunião solene para homenagear o Portal PE News, capitaneado pelo jornalista Robson Ouro Preto. “Ao longo dos seus cinco anos de existência, o Portal alimenta com informações não só os pernambucanos, mas pessoas do Brasil e do exterior através de uma comunicação responsável e de credibilidade”, enfatizou o parlamentar. O presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a solenidade.
Diante das galerias do plenário da Câmara Municipal repletas de profissionais auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs), e sob aplausos, os vereadores do Recife aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo número 52/2022, nesta segunda-feira (12). A medida reconhece a função pedagógica dos ADIs e deve voltar ao plenário para segunda votação na reunião desta terça-feira (13).
O armamento da Guarda Municipal foi tema de debates na Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (12). Durante a reunião plenária, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) subiu à tribuna para defender a política de armamento da corporação, o que motivou o posicionamento de diversos parlamentares da Casa.
O porte de arma de fogo por parte dos integrantes da Guarda Municipal do Recife foi o tema abordado pelo vereador Professor Mirinho (SD), na reunião plenária híbrida ocorrida na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal do Recife. Ao fazer a defesa do direito do armamento como reforço para fortalecer o combate à criminalidade ele se empolgou e disse que “A Guarda Municipal é o cartão postal de nossa cidade” um vez que, em seu entendimento, “para onde se vai tem um guarda trabalhando”.
O vereador Professor Mirinho (SD) discutiu e aprovou dois requerimentos de sua autoria com o objetivo de beneficiar a Lagoa do Araçá, localizada no bairro da Imbiribeira, Zona Sul. “Ela é a única lagoa natural do Recife e da Região Metropolitana. Sei que, hoje, ela recebe um olhar especial por parte dos poderes públicos, devido às requalificações dos seus parques, píers e iluminação pública. Mas estamos com outros problemas que apresento nos requerimentos”, afirmou, na reunião plenária híbrida ocorrida na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal do Recife.
Na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) fez uma prestação dos trabalhos realizados pelo colegiado durante o exercício de 2022. “Não temos nos furtado em cumprir o nosso papel, seja no recebimento e encaminhamento de denúncias relativas à violação de direitos humanos, no acompanhamento de políticas públicas destinadas à proteção dos mais vulneráveis, na escuta de demandas de entidades não-governamentais que atuam na área social, entre outras atribuições inerente ao nosso colegiado”, avaliou, na reunião plenária híbrida ocorrida na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal do Recife.