Marco Aurélio Filho destaca criação de grupo de trabalho sobre violência no ambiente escolar

A instalação do grupo de trabalho envolvendo quatro comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, para discutir as ações de prevenção e enfrentamento ao problema da violência no ambiente escolar do Recife foi repercutida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), na reunião plenária desta segunda-feira (17). "O grupo foi criado com o objetivo de dar respostas ao povo do Recife sobre a situação da violência", disse ele, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos.

O grupo foi formado em reunião realizada na sexta-feira (14), e, além de Direitos Humanos, o  grupo é formado por Educação, Cultura, Turismo e Esportes; Saúde; e Segurança Cidadã. “Esta Casa protagonizou mais uma pauta importante. Mostrou que estamos atentos aos interesses da sociedade ao instalar esse grupo de trabalho que vai propor a prevenção à escalada de violência nas escolas". Marco Aurélio Filho disse que estão participando deste grupo 12 mandatos, para a realização de um trabalho de forma coletiva, "onde podemos valorizar as comissões”, afirmou o parlamentar. 

Segundo Marco Aurélio Filho, um levantamento realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que o Brasil possui os índices mais altos do mundo no ranking de violência escolar. “Infelizmente, as nossas escolas possuem um ambiente escolar propício para agressão. Temos acompanhado episódios lamentáveis e, esta Casa, mais uma vez, mostrou que está antenada aos interesses da sociedade ao reunir 12 mandatos das mais diversas vertentes e correntes ideológicas. Mostra que está cumprindo o seu dever”. 

Para o vereador, o debate, que contou com a presença do secretário de Educação do Recife Fred Amâncio, a subcomandante da Guarda Municipal Dione Pereira, a gerente da Criança e do Adolescente Silma Queiroz, a gerente geral de Articulação e Monitoramento da Vigilância em Saúde Rosimeire Melo e o ex-comandante da Polícia Militar de Pernambuco Cel Zé Lopes, dará andamento às questões. “Vamos apontar alternativas ao Executivo, mostrar ao prefeito João Campos o que pode ser feito e o que pode ser melhorado. Fiscalizar o que precisa ser fiscalizado, a exemplo de dar atenção à saúde mental das crianças nas escolas, algo falado por todos os mandatos”, exaltou. 

Ainda sobre o tema, ele comentou sobre a audiência pública que será realizada no dia 27 de abril, por iniciativa das vereadoras Liana Cirne (PT) e Ana Lúcia (Republicanos), que contará com a presença da senadora Teresa Leitão (PT). 

Eleição Prezeis - Além desse tema, o parlamentar também falou sobre a eleição do Prezeis (Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social) que aconteceu neste domingo (16), na comunidade dos Coelhos, área central. O vereador Marco Aurélio Filho também destacou, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (17). “Ao total, 903 pessoas saíram de suas casas para votar o Prezeis, instituição importante que cuida das áreas de interesse social. Destas pessoas, 502 votaram no nosso amigo Watas Silva, que faz parte do nosso grupo político e ficou em primeiro lugar. Gostaria de aproveitar para parabenizar toda a comunidade”, reconheceu.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 17.04.2023