Câmara concede voto de aplausos pelo primeiro ano do projeto Viva a Guararapes

Implementado em abril de 2022, o projeto Viva a Guararapes completou um ano de existência neste mês. Para celebrar a iniciativa da Prefeitura do Recife, que leva atrações e serviços para a região central do município com o fim de reconectar a população com essa área, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) formulou um requerimento de voto de aplausos e congratulações. A homenagem, aprovada pelo plenário da Casa nesta segunda-feira (17), é direcionada ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), à secretária Gabinete do Centro do Recife (Recentro), Ana Paula Vilaça, e à secretária de Turismo e Lazer da capital, Cacau de Paula.

Durante a votação da matéria, Marco Aurélio Filho subiu à tribuna para discutir o pedido. “Eu preciso registrar a importância desse projeto. É um projeto que está retomando o centro, o que a gente sabe que não é fácil”.

Ao plenário, o parlamentar repercutiu números que traduzem o saldo do projeto na infraestrutura do centro do Recife. “De 2022 até o momento, foram executadas 103 intervenções nos bairros do Recife, de Santo Antônio e de São José. São ações com mais de 5 mil m² de passeios recuperados, 24 mil m² de recapeamento de asfalto na parte de pavimentação e 6 mil m² de paralelepípedos, cerca de 4,2 mil novas luminárias de LED. No quesito da limpeza, são mais de 450 lixeiras papeleiras instaladas, com nove pontos de entrega voluntária de lixo, além de ações de constante drenagem e sinalização”.

As ações culturais e de serviços que caracterizam o Viva a Guararapes não deixaram de ser mencionadas por Marco Aurélio Filho. “Foram 11 edições com os mais diversos temas, mais de cem atrações culturais, mais de 90 equipamentos de lazer, mais de 120 atividades desportivas, mais de 315 empreendedores atingidos – porque quando o Viva a Guararapes acontece, vários empreendedores da economia criativa estão por lá –, mais de 70 associações que fazem parte da agroecologia presentes, mais de 90 serviços na área da saúde”, disse. “[Foram] mais de 50 atividades educativas, mais de cem operações na área de gastronomia, mais de 20 ações inclusivas”.

O parlamentar deu destaque especial a uma edição do Viva a Guararapes que celebrou o ritmo brega, com base em uma lei municipal de sua autoria que institui o ‘Novembro Brega’ no calendário oficial da cidade. “Para vocês terem uma ideia, 30 mil pessoas passaram pela avenida Guararapes. Quando nós falamos da patrimonialização do movimento e de matérias legislativas para o movimento brega, nós apontamos e aprovamos aqui nesta Casa, com a ajuda dos senhores, o projeto ‘Novembro Brega’, tornando o mês de novembro um mês dedicado ao movimento”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 17.04.2023