Notícias

A reeleição do deputado estadual Sileno Guedes (PSB) à presidência do Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco foi tema de um discurso proferido pelo vereador Júnior de Cleto (PSB) nesta terça-feira (8), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Guedes foi reconduzido ao cargo durante o 16º Congresso Estadual do PSB, que ocorreu no último sábado (5). No pronunciamento, Júnior de Cleto enalteceu a biografia do líder partidário, que já foi vereador do Recife e compôs o secretariado de gestões do PSB no Governo do Estado e na Prefeitura da capital. “Sileno Guedes é economista e servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), filiado ao Partido Socialista Brasileiro desde 1990. Foi eleito presidente do diretório estadual da legenda em Pernambuco pela primeira vez no ano de 2011, cargo no qual se mantém atuando”.

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) repercutiu a inauguração da sala multissensorial no Aeroporto Internacional do Recife, ocorrida na semana passada, cujo objetivo é promover mais inclusão de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, fez a inauguração. Foi um verdadeiro ato de solidariedade e de sensibilidade”, disse o parlamentar, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (8). A sala é uma das 20 que serão instaladas em outros aeroportos brasileiros, visando melhorar o acolhimento de pessoas neuroatípicas. “O ministro falou não só como homem público, mas também como tio e padrinho de uma criança autista. Ele falou com emoção da importância de se garantir respeito, autonomia e dignidade às pessoas”. Hélio Guabiraba disse que entregará ao ministro a Medalha de Mérito José Mariano, a maior comenda do Legislativo Municipal. “Ele nos emocionou e lembrou que fazer política é tocar vidas”.

Para comemorar o Mês de Combate ao Sedentarismo, que busca incentivar exercícios físicos para evitar diversos tipos de doenças e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) ocupou a tribuna da Câmara Municipal, na reunião plenária desta terça-feira (8), para afirmar que o Recife saiu da segunda posição entre as capitais mais sedentária e hoje está entre as 10 mais ativas. “O Recife tem crescido nessa bandeira tão importante para a saúde”. O parlamentar lembrou que foi secretário de Esportes na primeira administração de João Campos e que teve “o prazer de participar das ações de melhoria da estrutura esportiva, trazendo academias da cidade, que cresceram em mais de 30%”. Ele também citou que foi na sua gestão à frente da pasta que foram instalados equipamentos como o gramadão e realizado eventos como corridas e campeonatos importantes a exemplo da Copa América de Basquete, Campeonato Sulamericano de Vôlei e o Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Sob a presidência do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e com a presença da vereadora Flávia de Nadegi (PV) e do vereador Zé Neto (PSB), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife fez a análise de seis projetos de lei Ordinária (PLO). Durante reunião realizada nesta segunda-feira, das matérias analisadas, quatro foram aprovadas e duas receberam parecer pela rejeição. Além disso, o colegiado realizou a distribuição de outras nove proposições.

O aniversário de 27 anos da fundação da Folha de Pernambuco motivou a aprovação, na Câmara do Recife, de um requerimento de voto de aplausos e congratulações ao jornal. O pedido, feito pelo vereador Eriberto Rafael (PSB), foi votado nesta segunda-feira (7) pelo conjunto dos parlamentares da capital. Durante a reunião plenária, o vereador Eduardo Moura (Novo) defendeu na tribuna a solicitação e enalteceu a atividade jornalística, juntamente com o vereador Davi Muniz (PSD).

Implementação de políticas públicas para mães atípicas. Auxílio em favor do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE). Realização de serviços de requalificação de calçadas na Zona Sul. Foram os requerimentos de autoria do vereador Alef Collins (PP), discutidos nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Os pedidos foram destacados pelo autor dos requerimentos, Alef Collins, e pelo vereador Eduardo Moura (Novo).

A convocação, pela Prefeitura do Recife, de 547 novos profissionais aprovados em concurso para reforçar os quadros da educação municipal foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária do Poder Legislativo. Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar disse que o a integração dos servidores, publicada nesta manhã, demonstra que a educação é uma prioridade para a gestão. Dentre os recém-chegados, estão 209 docentes, 247 auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), 72 agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) e 19 agentes administrativos escolares (AAE). “Isso é fruto de muito trabalho”, disse Rinaldo Junior. “Há muito tempo a gente enxerga que a educação sempre foi prioridade na gestão do prefeito João Campos (PSB).

Um reconhecimento ao trabalho que é realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) foi feito pelo vereador Agora é Rubem (PSB), durante o debate em bloco de 21 requerimentos de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (7).”Se quiserem caminhar comigo pela Zona Norte do Recife, irei mostrar a quantidade de requerimentos aprovados nesta Casa e que estão sendo atendidos, inclusive a barreira do Córrego do Joaquim. O Recife é um canteiro de obras”, disse. Participou do debate dos requerimentos o vereador Júnior de Cleto (PSB).

Reajuste salarial de 1% e aumento de R$ 1 no vale-alimentação. Essa é, segundo a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), a proposta de reajuste da Prefeitura do Recife para os professores e professoras da rede de ensino pública municipal. A parlamentar abordou o tema na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária. De acordo com ela, o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) se mobiliza para garantir que o reajuste para 2025 respeite o índice de 6,27% determinado em portaria publicada pelo Ministério da Educação e que é utilizado para calcular o piso da categoria. “É um direito. Negar esse direito é desrespeitar a lei e desvalorizar uma categoria que sustenta a base de toda a sociedade recifense. É comprometer a qualidade da educação oferecida às nossas crianças”.

Foi destacado, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o requerimento de número 2020/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). O pedido, que foi discutido pela autora da proposta e pelo vereador Gilberto Alves (PRD), concede voto de aplausos ao projeto “Capiba 120 anos – Preservação e Difusão”, com foco na conservação e promoção do valioso acervo artístico do compositor Capiba, extensivo à Associação Cultural Capiba, a Dona Zezita Barbosa, Rosângela Alves (Curadora), ao produtor cultural Amaro Filho e ao musicólogo e professor Lucas Pereira Guerra.