Em sua última reunião do semestre, nesta quarta-feira (2), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu a distribuição de projetos aos relatores e a discussão de pareceres dados a matérias que tramitam na Casa. Na ocasião, o grupo – que é presidido pela vereadora Natália de Menudo (PSB) – votou favoravelmente a dois projetos de resolução que pretendem criar novas comissões permanentes no Poder Legislativo municipal. Caso sejam aprovados em plenário, os projetos de resolução nº 16/2023 e nº 6/2025 vão instituir a Comissão da Pessoa Idosa e a Comissão de Defesa do Consumidor.
A Câmara Municipal do Recife sediou uma audiência pública para tratar dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores de serviços por aplicativo da cidade, na manhã desta quarta-feira (2). A iniciativa foi da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). “A Casa está aberta para ouvir os trabalhadores que movem essa cidade”. Parlamentares, sindicatos, sociedade civil e entregadores marcaram presença no plenarinho.
Durante a reunião plenária desta terça-feira (1º), uma série de requerimentos propostos pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foram aprovados pela Câmara Municipal do Recife. Em meio à discussão das matérias – muitas delas relacionadas à situação das unidades de ensino –, as demandas trazidas por esses pedidos foram discutidas tanto por membros da oposição à gestão municipal, quanto por vereadores da base. Além de Ana Lúcia, participaram do debate os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Luiz Eustáquio (PSB).
Em 2025, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) completa 70 anos de existência. Para marcar essa data, a vereadora Kari Santos (PT) propôs o requerimento nº 5.950/2025, que indica voto de aplausos e congratulações à entidade, que produz estudos e análises voltadas à classe trabalhadora. O pedido foi aprovado pela Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (1º). Durante a votação, Kari Santos, bem como a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e o vereador Luiz Eustáquio (PSB) se pronunciaram para defender a homenagem.
O vereador Tadeu Calheiros (MDB) defendeu, durante a última reunião plenária do primeiro semestre da atual Legislatura da Câmara do Recife, realizada nesta terça-feira (1º), o requerimento de nº 5.775/2025, de sua autoria, que pede a autorização da iluminação da Casa de José Mariano na cor verde, durante o mês de julho, em alusão à campanha Julho Verde, dedicada à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. “Como médico oncologista, acompanho diariamente histórias reais e desafios enfrentados por parentes e familiares. Posso afirmar sem excitação que o diagnóstico precoce salva vidas e determina o sucesso do seu salvamento. Este gesto [da iluminação na cor verde], ainda que simbólico, é de fundamental importância, pois amplia a visibilidade desta causa e reforça o nosso compromisso enquanto legislador e com a saúde pública. O câncer de cabeça e pescoço compreende a tumores malignos que afetam a região como boca, garganta, laringe, tireóide, couro cabeludo, nariz, orelha e outros locais”, disse.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (1º) para discutir uma série de quatro requerimentos de voto de aplauso e congratulações de sua autoria, destinados a homenagear diversas instituições e pessoas. Todos os pedidos foram aprovados. Dentre eles, estava o do requerimento nº 5.768/2025, que indica voto de aplauso ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Atriz Leda Alves e à artista visual Ana Veloso, pela realização da Feira de Arte Sexta na Bença no local. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) participou do debate para reforçar os elogios ao Compaz.
A extinção do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul e a abstenção, por parte da Prefeitura, de firmar parcerias com empresas de apostas e jogos on-line (bets) foram temas de dois requerimentos, de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), debatidos na reunião plenária da Câmara do Recife nesta terça-feira (1º). Além do autor das proposições, o vereador Eduardo Moura (Novo) também discutiu os assuntos.
O projeto de lei nº 129/2025, de autoria da vereadora Kari Santos (PT), que institui o “Dia Municipal do Entregador por Aplicativo” no Calendário Oficial de Eventos, foi discutido pelos parlamentares da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária realizada nesta terça-feira (1º). A autora da proposição, além da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e do vereador Luiz Eustáquio (PSB) debateram o tema. Os trabalhadores fizeram questão de ocupar as galerias da Câmara e acompanhar a aprovação da matéria em primeira votação.
O voto de aplauso às cooperativas atuantes no Recife, em reconhecimento à sua relevante contribuição para o desenvolvimento econômico, social e humano da cidade - requerimento número 5875/2025 -, suscitou debate na reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (1º). Além do autor da proposição, vereador Tadeu Calheiros (MDB), também participaram da discussão os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Júnior de Cleto (PSB). O requerimento foi aprovado.
O vereador Felipe Alecrim (Novo) fez um pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (1º), em apoio ao vereador Eduardo Moura (Novo) em virtude de manifestações contrárias ao parlamentar ocorridas durante a reunião plenária do dia anterior. “Não deveríamos começar a nos preocupar com a postura de pessoas que vêm aqui para, de forma deliberada, agredir um parlamentar por causa das suas opiniões? Será que isso não se chama desrespeito?”, questionou.