A inclusão da Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, foi aprovada em primeira discussão pela Câmara Municipal do Recife, durante reunião híbrida realizada na manhã desta terça-feira (24). “Essa é uma temática importante para as famílias, para os pais de bebês recém-nascidos, que precisam de um apoio para identificar uma doença cujo diagnóstico agiliza o tratamento”, afirmou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que debateu o projeto de lei 48/2022, de sua autoria. A proposição foi aprovada e voltará ao plenário para uma segunda votação.
A restauração de um equipamento de lazer localizado em Santo Amaro, na região central do Recife, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Marcos di Bria Júnior (PSB) nesta terça-feira (24), na tribuna da Câmara do Recife. Na ocasião, o parlamentar agradeceu a Prefeitura pela revitalização da Praça do Padre – que, segundo ele, se encontrava degradada. De acordo com o vereador, o espaço vai passar a contar com uma quadra de futevôlei.
Na reunião híbrida realizada na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (24), o vereador Doduel Varela (PP) denunciou que buracos na pista que fica em frente ao Centro Social Bidu Krause, localizado entre os bairros de Curado e Jardim São Paulo, na Zona Oeste, estão dificultando a fluidez do trânsito. “Domingo passado, eu voltava de viagem que fiz aos municípios de Bezerros, Gravatá e Chã grande. E, na entrada do Recife, na altura desse centro, fiquei parado por quase uma hora. Pensei que era um acidente, mas eram os buracos, para minha surpresa”, disse.
Na manhã desta terça-feira (24), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) comemorou, na tribuna, os avanços obtidos após a greve dos servidores federais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Tivemos 60 dias de uma paralisação muito dura dos servidores. A primeira do governo Jair Bolsonaro e fazia cinco anos que não tinha nenhum reajuste”.
Duas semanas depois de a Rádio Frei Caneca FM ter sido declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife, representantes da emissora visitaram a Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (24), quando foram recebidos pelos vereadores Romerinho Jatobá (PSB), presidente do Poder Legislativo; e Marco Aurélio Filho (PRTB). O objetivo foi dar início a uma parceria que se propõe a aproximar ainda mais o Poder Legislativo da população, através de uma rádio pública municipal, contribuindo para com a transparência e o acesso às informações.
Durante a discussão do projeto de resolução nº 25/2021, que institui na Câmara do Recife a Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBTQIA+, o vereador Renato Antunes (PL) subiu à tribuna do plenário para externar sua insatisfação com as reações das galerias aos parlamentares que se posicionaram contra a matéria. “Virar as costas quando uma pessoa está debatendo, isso sim chama-se intolerância”, disse o parlamentar.
“O Viva a Guararapes é um sucesso, uma demonstração da participação popular nas ruas do Recife”. Com essas palavras, o vereador Rinaldo Junior (PSB) deu início a um discurso proferido nesta segunda-feira (23) sobre o evento da Prefeitura que visa a ocupar a avenida do bairro de Santo Antônio, no centro, com atrações de lazer. Em seu pronunciamento na Câmara do Recife, o parlamentar defendeu a expansão do projeto para outras regiões da capital – e, para facilitar o acesso dos recifenses a iniciativas do tipo, o retorno da meia passagem de ônibus aos domingos e feriados.
Durante os debates do projeto de resolução (PR) número 25/2021, que institui, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, a “Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBTQIA+”, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) afirmou que “precisamos ter respeito pelo contraditório”. Ela, que votou contra a proposta, discutiu a reação de gestos vindos das galerias e afirmou que desafiava “qualquer cidadão para acusar um único ato meu de intolerância e desrespeito”.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (23), o vereador Felipe Alecrim (PSC) destacou a lei número 18.923/2022, de sua autoria, que institui a Semana pela Vida no calendário oficial de eventos da cidade. "A Semana será celebrada do dia 1º ao dia 7 de outubro e é uma grande vitória do mandato e dos cristãos que lutam para defender a vida desde a sua concepção até o seu fim natural", exaltou.
Ao discutir o projeto de resolução nº 25/2021, que institui a Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBTQIA+, a vereadora Michele Collins (PP) ressaltou, na Câmara do Recife, que a Casa nunca se recusou a debater sobre a temática em nenhum momento. A proposição é de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT). Na reunião Ordinária desta segunda-feira (23), a parlamentar pediu respeito para as pessoas que pensam de formas diferentes.