Clodoaldo Magalhães recebe Título de Cidadão do Recife

A Câmara Municipal do Recife concedeu o Título de Cidadão do Recife ao deputado estadual Clodoaldo Magalhães, na noite desta segunda-feira (19). A iniciativa partiu do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) e reuniu políticos, amigos e familiares que prestigiaram o evento no plenário. O presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a solenidade.

Clodoaldo Magalhães Oliveira Lyra nasceu em 13 de novembro de 1975 no município dos Palmares, localizado na Mata Sul pernambucana. É formado em medicina e iniciou a sua vida pública no ano 2000, quando atuou como Secretário de Saúde de Sirinhaém. Médico endocrinologista, possui pós-graduação em administração hospitalar. Ele cumpre o quarto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A Mesa da solenidade foi composta também pelo deputado estadual Marco Aurélio e pelos vereadores Aline Mariano (PP) e Paulo Muniz (SD). Na tribuna, o vereador Marco Aurélio Filho disse o motivo de escolher o nome do deputado Clodoaldo Magalhães para a concessão da honraria. “Clodoaldo Magalhães foi muito importante na minha eleição de vereador. Uma eleição dura, que não foi fácil, mas que Clodoaldo não tinha nenhuma obrigação comigo e chegou junto. Disse que acreditava em mim e isso me fortaleceu naquele momento. Ele é a frente do seu tempo e quando a gente pensa que alguma coisa vai abalá-lo, ele respira fundo e fica certo de que o Espírito Santo está guiando a sua vida. É espirituoso, e mesmo diante de muita dificuldade, coloca os pés no chão e busca na oração, um melhor caminho para a solução”.

O vereador ressaltou que o deputado é um exemplo de vida e que o mais novo cidadão do Recife possui algumas iniciativas semelhantes no mandato exercido na Alepe. “É uma pessoa resiliente, inspiradora para a minha geração e para muitas outras que estão por vir. Clodoaldo tem importantes e necessárias pautas para a cidade do Recife e o estado de Pernambuco. A questão dos telhados verdes e os mangues da cidade, por exemplo. Nessa nossa cidade que é cortada por manguezais e rios tem que haver uma política de meio ambiente, no mínimo, responsável. Essa é sua preocupação. Quero também agradecer e registrar a presença do seu pai, Eudo Magalhães, que foi por onde tudo começou. Eu disse para o seu filho que ele hoje é uma grande figura porque enxergou em você, e na sua família, esse grande baluarte da nossa política pernambucana. Parabéns pelo filho que tem”.

O mais novo cidadão do Recife, Clodoaldo Magalhães, confessou que estava muito feliz ao receber a honraria e detalhou sua vida pessoal. “Com cerca de 10 anos de idade vim ao Recife para estudar no colégio Santa Maria, depois fiz medicina na Universidade Federal de Pernambuco. Toda a minha formação foi praticamente humanista. Como todo pernambucano a referência sempre foi a capital e eu ainda era acolhido também com a residência no interior, na casa dos meus pais, na cidade de Água Preta. Queria registrar aqui os meus profundos agradecimentos ao nosso vereador Marco Aurélio Filho por ter apresentado essa proposição a todos os vereadores as vereadoras. Nesses 16 anos de deputado estadual não houve um ano sequer que a gente não tenha destinado recursos para a cidade do Recife. Então, o Recife sempre foi e continuará sendo o alvo do meu coração e do meu espírito”.

O deputado enalteceu que agora, na Câmara, estaria reafirmando o seu sentimento de carinho pela capital pernambucana e disse da importância da sociedade cobrar os seus representantes. “Com 46 anos de idade digo que o Recife foi muito parte da minha história e minha alma é muito do Recife. Então o que a Casa de José Mariano faz hoje é ratificar esse compromisso quando você se torna cidadão de direitos, mas, ao mesmo tempo, também de deveres. Sinto como um convite para reafirmar esses deveres e levar as bandeiras do Recife. O povo paga o nosso salário e a gente termina como servidor que é remunerado e precisa ser cobrado pelo cidadão que paga os nossos salários”.

Clodoaldo Magalhães também citou fatos históricos da capital pernambucana e de como a região do Nordeste precisa de mais investimentos federais. Ele também agradeceu os vereadores e vereadoras da Casa.  “Nossa região Nordeste está tão sub representada, do ponto de vista de retribuição tributária, e recebe muito menos recursos da União do que deveria. O Recife desenvolveu e precisa alavancar esse desenvolvimento regional e fazer com que o nordeste seja a solução para os problemas do Brasil. E não ser visto como um problema. Queria aqui lembrar a Insurreição Pernambucana onde os invasores holandeses foram expulsos do país, e no contexto dessa guerra houve a gênese do Exército brasileiro, bem como o nascimento do sentimento de pátria entre o nosso povo. Devemos destacar que foi durante a ocupação holandesa, sobretudo na época do Conde Maurício de Nassau, que o Recife experimentou seu primeiro grande salto de desenvolvimento.  Agradeço a Marco Aurélio Filho, os demais pares por conceder esse Título que honra e me alegra profundamente. Uma cidade que eu amo e admiro. Muito obrigado a todas e todos”.

O vereador Romerinho Jatobá, ao encerar a solenidade, fez questão de tecer elogios a Clodoaldo Magalhães e Marco Aurélio Filho. “Marco Aurélio Filho é um vereador de muita qualidade que tem trabalhado bastante pela nossa cidade. Parabéns pela sua homenagem hoje, podendo reconhecer os serviços prestados pelo deputado Clodoaldo Magalhães. O que é feito hoje aqui é um reconhecimento pelo trabalho de Clodoaldo, pela sua história, luta e dedicação. Essa Câmara que representa o Recife com a sua mais pluralidade e diversidade de partidos da cidade, aqui representados, fizeram questão, por meio da proposição do vereador Marco Aurélio filho, de reconhecer a sua história, a sua luta. Então, parabéns, e sinta-se agora, de direito, cidadão recifense e leve o nome da nossa cidade aos quatro cantos do Brasil”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 19.09.2022