Sob a presidência do vereador Luiz Eustáquio (PSB) e com a presença dos vereadores Thiago Medina (PL) e Júnior de Cleto (PSB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (12). O colegiado realizou a análise e aprovação do projeto de lei do Executivo nº 14/2025, que autoriza a concessão de indenização aos permissionários do Mercado do Jordão para viabilizar a implantação da sede do distrito sanitário VIII e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSIJ 24h tipo III, além de outros dois projetos de lei Ordinária. O colegiado também recebeu a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima, que apresentou o trabalho que tem sido feito pela pasta para atrair mais investimentos para a cidade.
Com a participação do auditor fiscal Francelino Valença - presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual Distrital (Fenafisco) e do Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco (Sindifisco) -, a Câmara Municipal do Recife deu continuidade, através da Comissão de Legislação e Justiça, ao ciclo de debates sobre o conjunto de mudanças no sistema tributário nacional. O objetivo é buscar subsídios para prováveis alterações do Código Tributário Municipal. A apresentação expôs pontos polêmicos da reforma tributária, ocorreu na tarde desta quarta-feira (11) e foi o quinto encontro de vereadores com profissionais da área fiscal e do poder público.
Os profissionais de portaria receberam uma homenagem da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (11). O evento, proposto pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), ocorreu no plenário da Casa de José Mariano e marcou a comemoração do Dia Municipal do Porteiro, celebrado anualmente em 9 de junho. O vereador Aderaldo Pinto (PSB) conduziu a reunião solene.
Nesta quarta-feira (11), três comissões permanentes da Câmara do Recife promoveram reuniões: Finanças e Orçamento, Legislação e Justiça e Educação, Cultura, Turismo e Esportes. Além de analisar 15 proposições elaboradas pelos vereadores - concedendo parecer pela aprovação para 12 medidas -, os colegiados também analisaram e aprovaram sete projetos de lei do Executivo (PLE) que tramitam na Casa.
Um pilar da saúde e da ação filantrópica de Pernambuco e que completa 65 anos neste mês recebeu uma homenagem da Câmara do Recife nesta terça-feira (10). Fundado em 13 de junho de 1960, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) foi celebrado em uma reunião solene promovida na Casa de José Mariano por iniciativa da vereadora Flávia de Nadegi (PV). O presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a cerimônia.
O requerimento para a realização de reunião pública no próximo dia 16, às 15h, no plenarinho, com o objetivo de debater as medidas implementadas acerca da tração animal e a inserção dos trabalhadores afetados no mercado de trabalho, foi debatido durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (10). A solicitação, feita através do requerimento de nº 5.250/2025, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), foi discutida por ele no plenário e recebeu aparte do vereador Luiz Eustáquio (PSB).
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (10) um requerimento da vereadora Flávia de Nadegi (PV) que formula moção de repúdio contra o vereador de Salgueiro (PE), Pitel Filho (MDB), por declarações feitas durante sessão plenária daquela Casa Legislativa na última quarta-feira (4). Na ocasião, o parlamentar afirmou, por exemplo, que a quantidade de profissionais que prestam apoio a crianças atípicas nas escolas municipais “está passando dos limites”. O requerimento de repúdio recebeu apoio da vereadora Liana Cirne (PT) durante a reunião plenária da Casa de José Mariano desta terça-feira. Na ocasião, ela disse que o discurso de Pitel Filho “não apenas não retrata a realidade, como não retrata a preocupação que um vereador deve ter em relação às crianças autistas”. “E mais: revela um profundo desconhecimento, um profundo preconceito capacitista. Não há excesso de laudos. Há subnotificação de casos de autismo”.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), foi discutido o requerimento nº 4.649/2025, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), que solicita a adoção prioritária do dispositivo de travamento de rodas (“tranca-rodas”) como medida administrativa alternativa ao reboque de veículos estacionados irregularmente no Recife. Além do autor, também debateu a proposição o vereador Felipe Alecrim (Novo), que teceu comentários na tribuna da Casa e foi aparteado pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB).
O vereador Gilson Machado Filho (PL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (10) para demonstrar indignação com o anúncio do Governo Federal, feito no último domingo (8), sobre a possibilidade de taxar em 5% de imposto de renda investimentos atualmente isentos desse tributo, como Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). O parlamentar afirmou que esses setores estão entre os que “mais influenciam e impulsionam o PIB do Brasil” e disse que o estado brasileiro entrega pouco em serviços como saúde, transporte e segurança para quantidade de impostos que cobra. Outros temas abordados pelo vereador no discurso foram o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal e a necessidade de entregar uma obra na rua Daniel Antônio Rodrigues, em Afogados.
Durante a reunião plenária desta terça-feira (10), os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Eduardo Mota (PSB) se pronunciaram na tribuna da Câmara Municipal para tratar da atual gestão da Prefeitura do Recife. Enquanto Eduardo Moura fez críticas ao Executivo, questionando a autorização de empréstimos e a entrega de obras, Eduardo Mota se posicionou a favor do trabalho do prefeito João Campos (PSB).