A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se nesta segunda-feira (1º), e realizou a análise e aprovação de 18 proposições, sendo nove projetos de lei Ordinária, oito projetos de decreto legislativo e um projeto de resolução. Entre os aprovados, está o projeto de resolução nº 13/2025 de autoria da presidente do colegiado, Ana Lúcia (Republicanos), que cria a Galeria das Vereadoras na Casa de José Mariano. A reunião também contou com a presença do vereador Felipe Alecrim (Novo).
A situação do Mercado de Afogados, no bairro de mesmo nome, foi tema de debate na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º). Na ocasião, foi debatido e aprovado pelos vereadores e vereadoras da Casa o requerimento nº 7.728/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), que solicita a realização do serviço de requalificação total, incluindo a limpeza e a manutenção das fossas, do Mercado e da feira de Afogados. Ao discutir o tema na tribuna, o parlamentar disse ter visitado o local recentemente e ter constatado diversos problemas, principalmente sanitários.
A Câmara Municipal do Recife discutiu e aprovou, em primeira votação, o projeto de lei de nº 205/2024, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), que institui a Política de Combate à Intolerância Religiosa no ambiente escolar. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º), o vereador Fred Ferreira (PL) e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), além do autor da proposição, foram à tribuna da Casa para defender a importância da matéria, que recebeu 22 favoráveis e três contrários. O projeto de lei volta para segunda votação na reunião plenária desta terça-feira (2).
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º), o vereador Eduardo Moura (Novo) repercutiu a posição ocupada pelo Recife no estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). "A cidade ocupa, agora, a 61ª posição no levantamento nacional. O Recife, portanto, caiu de posições. Em vez de melhorar, piorou, recuando oito posições nesse ranking". O vereador detalhou vários pontos da pesquisa. "Em um resumo breve, a saúde caiu 100 posições, indo para o 346º lugar; na segurança, caiu 19 posições, está em 387º lugar; no saneamento, caiu 40 posições, indo para o 233º lugar; na educação e na questão da máquina pública, caiu cinco posições; no capital humano, caiu três posições".
Dois requerimento de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) sobre a necessidade de substituir ou requalificar tampas do esgotamento sanitário, bem como desobstruir a rede sanitária de locais do bairro da Boa Vista, geraram debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (1º). Nos requerimentos nº 7.486/2025 e nº 7.572/2025, a parlamentar solicita à Secretaria de Infraestrutura da capital que realize esses serviços em trechos da rua Gervásio Pires e na rua do Príncipe, respectivamente. Antes do plenário aprovar os pedidos, os requerimentos foram discutidos pelo vereador Eduardo Moura (Novo) e pela própria Ana Lúcia, com a participação de outros vereadores que se pronunciaram em apartes.
Para debater um requerimento do vereador Alef Collins (PP) e três projetos de lei Ordinária (PLO) da vereadora Flávia de Nadegi (PV), o vereador Felipe Alecrim (Novo) ocupou duas vezes, em momentos diferentes, a tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º). Nos dois casos, parabenizou os colegas pelas iniciativas.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (1º), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu e aprovou o requerimento nº 7936/2025, de autoria da própria parlamentar. A proposição concede voto de aplausos e congratulações aos 20 anos de fundação do Partido Republicanos. Segundo a autora da matéria, “o Republicanos representa um movimento político conservador e fundamentado nos valores cristãos”. Os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Rodrigo Coutinho (Republicanos) fizeram apartes destacando a sigla e elogiando a atuação da vereadora na Câmara Municipal. A proposição foi aprovada.
Premiação para gêneros literários como poesias, contos e crônicas; difusão da literatura de cordel nas escolas e um festival de cantadores de viola. Estes assuntos figuram entre os 13 requerimentos que visam movimentar a cultura da capital pernambucana e foram destacados em reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (1º). A primeira parlamentar a se dirigir à tribuna da Casa de José Mariano foi a autora das proposições, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). O vereador Eduardo Moura (Novo) fez um aparte e todas as proposições receberam aprovação.
O vereador Fred Ferreira (PL) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º) para tratar de diversos assuntos. Na ocasião, ele teceu críticas à Prefeitura mencionando a posição da capital em estudos sobre a qualidade dos serviços públicos e, também, os problemas que teriam sido gerados pela realização de uma apresentação da cantora Priscila Senna no centro da cidade, na última quarta-feira (27). O principal assunto do discurso, entretanto, foi a promoção do evento religioso Marcha para Jesus, que ocorreu no sábado (30), na avenida Boa Viagem. “A Marcha para Jesus é, simplesmente, para falar para o povo do Recife, para o povo do Brasil, que Jesus é aquele que abre, que tem a chave da nossa cidade”.
Um requerimento de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), que solicita à Autarquia de Urbanização do Recife (URB) a realização da pavimentação na Rua Conselheiro Silveira de Souza, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste, levou o vereador Gilson Machado Filho (PL) a discutir o pedido na tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (1º). Ele pontuou que o local faz parte do Programa Rua Tinindo, da Prefeitura do Recife, mas criticou a demora para a conclusão do serviço. O parlamentar também recebeu apartes do vereador autor da proposição, e do vereador Luiz Eustáquio (PSB), que teceram comentários sobre o tema.