Notícias

Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença do vereador Hélio Guabiraba (PSB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes reuniu-se na manhã desta quinta-feira (21), por videoconferência. Além de nove projetos de lei elaborados pelos vereadores, o colegiado aprovou também o projeto de lei do Executivo número 28/2024. A medida altera a lei municipal nº 19.086/ 2023, que Institui e disciplina o Programa Municipal Educação para Todos - Novo Prouni e Protec Recife. Em resumo, a proposta analisada aumenta a participação de candidatos no processo seletivo.

Na manhã desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal do Recife, por meio do Serviço de Saúde da Casa, promoveu evento alusivo ao Novembro Azul – mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Na programação, foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicose no hall de entrada da Casa, além de palestras com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Jarys Borges, e o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Érico Higino, ambos da seccional Pernambuco.

Médicos radiologistas, técnicos em radiologistas e trabalhadores sindicalizados da área foram homenageados pela Câmara do Recife nesta terça-feira (19), em uma reunião solene promovida por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB). No plenário da Casa de José Mariano, os profissionais comemoram o Dia do Radiologista, anualmente celebrado em 8 de novembro.

Durante a reunião plenária desta terça-feira (19), o vereador Ronaldo Lopes (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife para fazer uma defesa da gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) à frente do Estado de Pernambuco. O pronunciamento, que fez comparações à administração do ex-governador Paulo Câmara (PSB), gerou debate no plenário, contando com a participação do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos).

A violência em Pernambuco e a precariedade das forças de segurança do Estado foram tema de dois discursos proferidos pelo vereador Paulo Muniz (PL) nesta terça-feira (19), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna da Casa, o parlamentar tratou sobre a necessidade de estruturar e incentivar as polícias Militar e Civil, bem como expandir o sistema carcerário pernambucano.

Para lembrar o Dia da Pessoa Ostomizada, comemorado em 16 de novembro, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) anunciou, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (19), que este é o Novembro Verde, cujo objetivo é chamar a atenção para os problemas enfrentados por quem precisou de uma cirurgia para construir um novo caminho destinado à eliminação de fezes ou urina e que pode, também, auxiliar na respiração ou alimentação. “Ostomizada é a pessoa que usa uma bolsa coletora na parte externa para eliminação dos dejetos intestinais". O vereador acrescentou que essas pessoas “são invisibilizadas do sistema” e parabenizou a luta da Associação Pernambucana dos Ostomizados, que se empenha em ajudar os que enfrentam o problema.

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) destacou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), a importância do anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao Fundo Amazônia. O investimento será de US$ 50 milhões. “Eu acredito que a floresta Amazônica é um pulmão importantíssimo na terra, e o presidente americano chega não só para fazer uma visita, mas também para fazer uma doação extremamente representativa para o Fundo Amazônia. É um fundo extremamente necessário, que precisa, sim, trazer políticas públicas para a gente minimizar os impactos ocasionados pelo desmatamento”, afirmou.

Vereadores da Câmara Municipal do Recife repercutiram, na reunião Ordinária desta terça-feira (19), a operação da Polícia Federal (PF) que prendeu quatro militares do Exército e um agente da PF, suspeitos de tramar um golpe de Estado em 2022. A trama implicava em prender e assassinar Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente eleito; seu vice, Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que à época presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As prisões ocorreram no Rio de Janeiro e a notícia foi veiculada pela imprensa nacional na manhã de hoje.

O Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares foi celebrado na Câmara Municipal do Recife em reunião solene realizada na tarde desta segunda-feira (18). A homenagem foi realizada por iniciativa do vereador Zé Neto (PSB) e prestou reconhecimento ao trabalho de 49 conselheiras e conselheiros tutelares. O zelo pelo cumprimento dos direitos garantidos a crianças e adolescentes, enfrentamento à negligência, aplicação de medidas de proteção a violências físicas e psicológicas, exploração sexual e outras formas de violações, são funções dessa categoria. A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PSB).

Algumas falas proferidas pela primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, em um evento do G20, foram repercutidas pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (18). “A gente, que vive em um Brasil onde a política, de uma forma geral, tem sido feita com muito ódio, com muito rancor. A gente precisa fazer com que esse tipo de declaração seja afastada, cada vez mais, do nosso país, da nossa política, e cada vez mais da nossa democracia”, afirmou.