O envio de provas da Operação Apneia, que investigou supostas irregularidades na compra de respiradores para o combate à covid-19 no Recife no ano passado, voltou a ser um tema em debate na Câmara Municipal. Na reunião Ordinária remota da última segunda-feira (3), o líder da oposição à Prefeitura, o vereador Renato Antunes (PSC) havia feito críticas à gestão ao repercutir o caso. Já na manhã desta terça-feira (4) o vereador Rinaldo Junior (PSB), na tribuna virtual, rebateu os comentários do colega.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) apelou ao Prefeito do Recife para que prédios públicos desocupados sejam transformados em Centros de Saúde para atender profissionais da área. Ele disse na manhã desta terça-feira (4), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que era muito difícil para médicos ou técnicos de enfermagem, por exemplo, terem acesso ao acompanhamento psiquiátrico, especialmente neste momento. Ele fez o pedido através do requerimento 3213/2021 de autoria dele.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) apresentou esclarecimentos sobre os requerimentos números 3376/2021 e 3378/2021, ambos de sua autoria, que foram aprovados na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma remota, nesta terça-feira (04).
A vereadora Michele Collins (PP), refletiu sobre a realização de um debate no seio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da qual é presidente, para ouvir deficientes, entidades e órgãos do governo. Ela lamentou a ausência da Prefeitura do Recife no debate, pois segundo ela frustrou a expectativa dos que estavam presentes ao debate, na tarde de ontem (03), por videoconferência. Ela disse, na manhã desta terça-feira (04), durante Reunião Ordinária da Câmara do Recife, de forma remota, que diversas entidades participaram.
Para lembrar a ocorrência de acidentes de trânsito no país, o vereador Fabiano Ferraz (Avante) fez apelo contundente ao trazer os números de acidentes ocorridos e para ressaltar a campanha Respeito e Responsabilidade no Trânsito, para que todos reflitam sobre o assunto. Ele disse na manhã desta terça-feira (4), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que este é um mês para conscientizar e chamar a atenção para as mortes e acidentes de trânsito que ocorrem no mundo todo. “Trata-se do Maio Amarelo, criado justamente para trazer esse assunto para a discussão, juntamente com a população, empresas, entidades e os governos em todas as instâncias”.
A vereadora Liana Cirne (PT) disse que estava vivendo um dia “de muita alegria” porque protocolou no Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei número 145/2021, que institui a Lei da Cultura Popular no Recife. “Este projeto representa muitos desejos e muitas pessoas que são importantes para mim. São nossas mestres e mestras da nossa cultura popular”, afirmou, na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma remota, nesta terça-feira (4).
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) defendeu a revogação do decreto municipal, publicado no ano passado, que suspendeu as férias dos profissionais de saúde da rede pública do Recife por causa da pandemia. “É muito importante trazermos à tona este tema das férias dos servidores da saúde. No ano passado, era compreensível a adoção dessa medida. Mas, não dá mais para que o pessoal médico continue sem férias. Todos estão exaustos. É uma questão trabalhista”, disse.
Para comemorar a realização da Semana de Conscientização e Combate à Alienação Parental, onde é possível dar visibilidade ao tema com ações e palestras, para trazer à tona a tentativa de pais, às vezes separados, jogarem seus filhos uns contra os outros. A lei municipal número 17.900/2013 é de autoria da vereadora Michele Collins (PP), e por isso ela trouxe o tema na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, reunida em caráter extraordinário e sob a presidência da vereadora Michele Collins (PP), trouxe convidados para debater as questões de pessoas com deficiência, na tarde desta segunda-feira (03), na Câmara do Recife, por videoconferência. Ela disse que foram criadas sub comissões, dentro da Comissão, para os temas dos imigrantes, das pessoas em situação de rua, e das pessoas com deficiência e doenças raras.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (3), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu os requerimentos 2832/2021 e 2836/2021, ambos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB). Os documentos tratam de oferecer um adicional de 40% do salário base dos profissionais da saúde que estão na linha de frente da covid-19 e estão direcionados, respectivamente, ao governador de Pernambuco e ao prefeito do Recife.