Notícias

Cinquenta e um requerimentos de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo) solicitando vários serviços em diversas áreas e locais da cidade foram abordados pelo parlamentar na tribuna da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária desta terça-feira (10). “Muitos dos requerimentos aprovados são também de autoria de vereadores de situação que pedem melhorias importantes na área da educação, saúde e segurança pública, sempre com o propósito de atender o povo da cidade do Recife. É importante lembrar que nós somos Casa. Nós temos orgulho de defender esse Poder Legislativo e de ter sido eleitos vereadores da cidade do Recife. Por isso, nós precisamos aprovar matérias importantes como os requerimentos apresentados que pedem a melhoria de vida à população”.

O Programa Bem-Estar na Educação, que funciona na gestão municipal do Recife, com foco na promoção da saúde integral dos servidores da Rede Municipal de Ensino; e o Balé Popular do Recife, que comemora 48 anos, receberam votos de aplausos a partir de requerimentos debatidos e aprovados na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (10). A iniciativa foi da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que debateu dois requerimentos de sua autoria e foi aparteada pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).

A vereadora Ana Lúcia debateu 40 requerimentos de sua autoria, que tratam de temas ligados à urbanização, educação, prédios das escolas municipais, infraestrutura básica, poda de árvores, limpeza de ruas, melhoria em paradas de ônibus, entre outros, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (10). Entre as solicitações apresentadas e discutidas em plenário, a parlamentar destacou alguns requerimentos, que também foram discutidos pelos vereadores Rodrigo Coutinho (Republicanos), Felipe Alecrim (Novo) e Gilson Machado Filho (PL).

Adequações nas calçadas da Avenida Antônio Falcão, localizada no bairro de Boa Viagem, Zona Sul, foram solicitadas através do requerimento de número 4704/2025, proposto pelo vereador Gilson Machado Filho (PL), que também debateu outros três de sua autoria, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (10). A proposta foi discutida em aparte pelo vereador Alef Collins (PP). Todos os requerimentos foram aprovados.

A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) discutiu o requerimento nº 5034/2025, de sua autoria, concedendo voto de aplauso à Liliana Barros pela reeleição como ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco para o biênio 2025-2027. O assunto foi levado à tribuna pela parlamentar na reunião plenária da Casa de José Mariano, realizada nesta terça-feira (10). "Liliana Barros, junto com outras mulheres, fez uma atividade muito importante que foi o apitaço, onde as mulheres agredidas pelos seus companheiros apitavam para chamar atenção da comunidade. Uma grande socióloga, educadora popular, incansável militante e representa a luta pela justiça social e a equidade”.

Os possíveis riscos das baterias dos carros elétricos nas garagens de condomínios foram alertados pelo vereador Samuel Salazar (MDB), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (10). “É extremamente preocupante. A gente vive hoje essa questão dos carros elétricos e não sabemos as consequências. Um incêndio provocado por essas baterias tem um poder impactante e que, inclusive, destrói o concreto. Eu vi uma nota do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) falando do risco desse tipo de equipamento para os edifícios. Então, eu acho que a gente precisa fazer um debate nessa Casa sobre o problema”, afirmou o parlamentar.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) destacou dois votos de aplausos de sua autoria: ao general do Exército Marco Antônio Freire Gomes, pelos relevantes serviços prestados à pátria e por sua exemplar trajetória nas Forças Armadas do Brasil (requerimento nº 5.109/2025) e ao jovem tenista João Vieira, de 12 anos, pelo seu destaque no cenário esportivo estadual e regional, representando Pernambuco com excelência (requerimento n° 5.113/2025). O parlamentar destacou a atuação do general frente ao Comando Militar do Nordeste e afirmou ter tido “a honra de ser comandado pelo general Freire Gomes enquanto fazia parte da fileira do Exército Brasileiro no CPOR”. Ele disse também ficar "muito feliz e honrado em poder fazer tal reconhecimento ao jovem tenista. A gente sabe da dedicação que precisa ter um atleta, um menino de 12 anos, para deixar de estar nos jogos digitais e se dedicar aos treinos de forma quase diuturna”.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) lamentou os dados sobre a segurança pública em Pernambuco, de acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os números mostram que Pernambuco é o quarto estado com maior taxa de mortes, com 34,76 por 100 mil habitantes. “O Governo do Estado tem a obrigação de dar segurança para o povo. Quem defende o Recife precisa defender a vida das pessoas, é um absurdo o que está acontecendo. O que está acontecendo com a polícia que tem que garantir a segurança do povo do Recife?”, questionou. O parlamentar também comentou sobre o projeto de lei de sua autoria de nº 67/2025, que regulamenta a instalação de pontos de carregamento de carros elétricos em shoppings centers e edifícios comerciais e residenciais do município, em locais que reduzam os riscos de explosões devido a produção de hidrogênio, ou outros gases inflamáveis, durante a carga da bateria.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) afirmou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), que vai denunciar uma empresa que presta serviços terceirizados à Prefeitura do Recife por não pagar os encargos de férias aos funcionários. A reclamação é baseada na lei nº 18.626/2019, de sua autoria, que acrescenta dispositivos ao art. 81. e ao art. 88 da Lei Municipal nº 14.985, de 29 de julho de 1987, para obrigar as empresas prestadoras de serviços terceirizados à Administração Pública Municipal à comprovação mensal das obrigações trabalhistas e previdenciárias da totalidade de seus funcionários. “Eu quero denunciar e vou fazer isso através de ofício. Já tem um preparado que, nesse caso, vai para a CTTU, a empresa chamada Argus. Há trabalhadores que estão há cinco anos sem receber um centavo das suas férias, nem gozando e nem recebido. Isso é um crime. Além dela, outras empresas que têm contrato com a Secretaria de Saúde, de Educação, com os CAPS, que estão pagando o salário defasado sem o reajuste devido e conquistado pelo sindicato da categoria”.

Numa iniciativa conjunta dos vereadores Eriberto Rafael (PSB) e Zé Neto (PSB), a Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene em homenagem ao “Dia do Defensor Público” e ao 27º aniversário da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco. O plenário da Casa de José Mariano recebeu diversas autoridades e personalidades do mundo jurídico, na noite desta segunda-feira (9). O vereador Zé Neto conduziu o evento.