O vereador Hélio Guabiraba (PSB), durante reunião solene de Encerramento do Período Legislativo, nesta terça-feira (22), agradeceu aos parlamentares pelo convívio na Casa de José Mariano. “Gostaria de agradecer a Deus por ter passado os últimos quatro anos na Câmara. Estou muito feliz porque eu construí um caminho e diversos amigos. Meu abraço a todos os que me compreenderam da melhor forma possível e me deram a oportunidade de ser reconduzido por mais quatro anos”.
A Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (22) uma reunião solene virtual para marcar o encerramento do Período Legislativo. Na ocasião, os líderes de cada partido com representação na Casa tiveram a oportunidade de fazer seu pronunciamento comemorativo. Pelo Partido Progressista (PP), a vereadora Michele Collins falou sobre os desafios do período e teceu agradecimentos a todos que a acompanharam nesse período.
Na reunião solene de Encerramento do Período Legislativo, realizada na manhã desta terça-feira (22), o vereador Jairo Britto (PT) fez um discurso de agradecimentos. “Quero agradecer a todos os colegas com quem compartilhei o mandato, às vezes com divergências, mas defendendo nossos objetivos; agradeço também ao presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), que soube conduzir os trabalhos em defesa desta Casa durante sua gestão; da mesma forma, ao primeiro secretário Romerinho Jatobá (PSB); e finalmente a toda a Comissão Executiva e a Mesa Diretora”, disse. A reunião ocorreu por videoconferência.
“O Recife agradece aos dois por todas as suas grandes contribuições. Tenho a honra de ter sido o proponente dessas duas Medalhas de Mérito aprovadas por unanimidade”. Assim destacou o vereador André Régis (PSDB), durante a reunião solene para entrega de Medalha de Mérito José Mariano, aos homenageados Pedro Schwambach e Carlos da Costa Pinto Neves Filho. O evento foi realizado virtualmente, na tarde desta segunda-feira (21) e conduzido pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB).
Contrário à votação do requerimento número 7838/2020, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), solicitando a realização de reuniões extraordinárias no período de 23 a 30 de dezembro deste ano, para votação de projetos de lei do Executivo (PLE), o vereador Ivan Moraes (PSOL) solicitou, durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (21), por videoconferência, que fosse retirado de pauta para que, segundo ele, não se incorresse em ilegalidade.
“Vencedor é aquele que, mesmo no abismo, nunca perde a fé”. Com essas palavras, a vereadora Aline Mariano (PP) proferiu um discurso de despedida da Câmara do Recife nesta segunda-feira (21), durante a última reunião Ordinária deste ano. Na ocasião, a parlamentar recebeu, da tribuna virtual, os agradecimentos e votos dos colegas da Casa.
Um pedido de realização de reuniões Extraordinárias para votar projetos de lei do Executivo foi motivo de debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (21). De autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), o requerimento nº 7838/2020 foi aprovado – não sem antes receber críticas de diversos parlamentares. Um deles foi a vereadora Aline Mariano (PP), que se posicionou sobre o assunto na tribuna virtual.
Durante a segunda discussão do projeto de lei do Executivo número 19/2020, que altera o artigo 1° da Lei Municipal nº 18.692, o vereador Renato Antunes (PSC) fez questão de discutir a matéria, nesta segunda-feira (21), por meio de reunião Ordinária transmitida por videoconferência. A proposição autoriza contratar operação de crédito, por meio da linha de financiamento, destinados à aquisição de bens, serviços e insumos para a saúde, inclusive para o combate ao coronavírus, além de diversas outras áreas.
No último dia 2, a ministra Ana Arraes foi eleita por unanimidade ao cargo de Presidente do Tribunal de Contas da União(TCU) e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) formulou voto de aplauso e congratulações à ex-deputada federal. A posse ocorreu no dia 10. O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar, na manhã desta segunda-feira (21), durante reunião Ordinária da Câmara, por meio de videoconferência.
Após um amplo processo de debates com setores da sociedade, com técnicos dos governos estadual e municipal, segmentos empresariais e acadêmicos, além de dezenas de reuniões temáticas, audiências públicas e discussões de 530 propostas através de emendas de 18 vereadores, a Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação o projeto de lei do Executivo número 28/2018. É ele quem estabelece a revisão do Plano Diretor do Recife, definindo as diretrizes e instrumentos urbanísticos necessários para o desenvolvimento do município de maneira planejada e equilibrada. A aprovação definitiva da matéria legislativa ocorreu durante reunião Ordinária, por videoconferência, realizada na manhã desta segunda-feira (21) e agora o projeto de lei segue para sanção do prefeito Geraldo Julio.