Ana Lúcia debate e aprova dois requerimentos
Os requerimentos não têm relação entre si, pois abordam o atendimento a setores sociais diferentes. Ambos, no entanto, têm em comum o objetivo que é fazer um atendimento social. O primeiro requerimento foi o de número 2153/2021, com indicação ao secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, para que sejam disponibilizados e entregues, de forma imediata, os cartões alimentação, com crédito, para todos os estudantes novatos matriculados na rede municipal de ensino em 2021.
“Esses cartões são essenciais, pois é uma forma de se dar um atendimento que se dá às famílias dos alunos”, disse a vereadora. No momento em que ela fazia a defesa do requerimento, recebeu a informação de que os novos cartões serão liberados. “Acabo de ser informada de que a os cartões serão distribuídos a partir de amanhã, nas unidades de ensino”, observou a vereadora.
Na sequência, Ana Lúcia discutiu o requerimento nº 2154/2021, que faz indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para providenciar a distribuição de cestas básicas, de forma temporária, enquanto perdurar as restrições impostas pelo Decreto Estadual nº 50.470, de 26 de março de 2021, aos comerciantes e trabalhadores ambulantes de baixa renda, cadastrados pela Prefeitura e que atuam na Orla de Boa Viagem.
A vereadora lembrou que esses comerciantes estão impossibilitados de exercerem suas atividades laborais há um ano e dois meses. “São os vendedores de caldinho e de ostras, que trabalhavam na praia, mas que ainda não foram liberados por causa das medidas sanitárias de restrições. Também não há uma previsão para que eles retornem”, lembrou.
Ana Lúcia sublinhou que os comerciantes e trabalhadores ambulantes estão se vendo obrigados a pedir esmolas nos sinais de trânsito e na porta de supermercados. “É dessa forma que eles estão conseguindo prover os alimentos de sua família”, disse. A maioria desses trabalhadores, segundo ela, não conseguiu se inscrever no Auxílio Emergencial (AME).
Em 05.04.2021.