Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. E para debater o assunto, a equipe Psicossocial da Câmara promoveu um evento no plenarinho, na manhã desta quarta-feira (21), com o objetivo de informar e tirar dúvidas dos servidores da Casa de José Mariano.
Feriado em mais de mil cidades do País, o Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro em alusão à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, à época localizado na capitania de Pernambuco. Apesar disso, a data não é feriado nem no Estado nem em sua capital – o que pode mudar em breve. Nesta quarta-feira (20), o vereador Ivan Moraes (PSOL) protocolou na Casa de José Mariano o projeto de lei nº 306/2019, que visa tornar o Dia da Consciência Negra feriado municipal no Recife.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quarta-feira (20), na Sala das Comissões, para discutir pareceres a sete propostas que tramitam no Poder Legislativo. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo votou favoravelmente ao projeto de lei nº 290/2019, que visa obrigar a divulgação de mensagens e propagandas a respeito da violência contra mulher em estádios de futebol no município.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) anunciou que a Rua Estrada do Curado, no bairro de Jardim São Paulo, recebeu pavimentação nova, sinalização, iluminação e redutores de velocidade. “A inauguração das obras ocorreu na noite de ontem, terça-feira, em clima de festa. E contou com a presença do prefeito Geraldo Julio e de assessores. A comunidade está muito agradecida”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (20).
O vereador Rinaldo Junior (PSB) repercutiu e disse que apoia o movimento de paralisação dos motoristas de ônibus do Terminal Integrado de Xambá, Zona Norte, em virtude da demissão de cobradores daquelas linhas de transporte. Ele informou que esses trabalhadores terão, de agora em diante de dirigir, prestar atenção no trânsito e cobrar a passagem. Ressaltou na tarde desta quarta-feira (20), na Câmara do Recife, que a paralisação contou com o apoio do Sindicato dos Rodoviários e da população. “Quem anda de ônibus sabe o quanto é estressante, imaginem para quem é motorista”.
Com o plenário da Câmara Municipal do Recife lotado de empresários e políticos, o vereador Samuel Salazar (MDB) entregou o Título de Cidadão do Recife ao presidente do Grupo Tupan, Carlos Aurélio de Carvalho Nunes, 59 anos, em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (19). Sertanejo nascido em Serra Talhada, interior de Pernambuco, o empresário se destacou por transformar um pequeno negócio de família em uma das empresas mais bem sucedidas do ramo de materiais de construção do país. Foi assim que o vereador justificou a homenagem: “Cheguei à Câmara Municipal em fevereiro deste ano e na condição de vereador temos a possibilidade de conceder título de cidadão do Recife. De imediato, logo ao tomar posse, pensei em Carlos Aurélio, nosso amigo, mais conhecido como Carlinhos da Tupan”.
Depois de um cuidadoso processo de avaliação, que consumiu quatro reuniões e uma audiência pública, os pareceres dos projetos de lei de autoria do Poder Executivo números 25/2019 e 26/2019 foram aprovados em reunião realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, na tarde desta terça-feira (19). As duas propostas contém as diretrizes, objetivos, metas e valores orçamentários da Prefeitura do Recife para o próximo ano, que corresponde ao último da segunda gestão do prefeito Geraldo Julio.
A gestão da Saúde do município, em especial no bairro da Guabiraba, foi alvo de críticas durante a reunião plenária da Câmara do Recife nesta terça-feira (19). Na tribuna do plenário, o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) apontou que as unidades de saúde da localidade sofrem com falta de profissionais e infraestrutura inadequada.
Um ato de extrema violência praticado contra um cão na cidade de Itapetim, Sertão do Estado, levou a vereadora Goretti Queiroz (PSC), a elaborar uma petição para o Ministério Público de Pernambuco, denunciando o crime e pedindo a prisão de uma senhora que agrediu o cão com uma faca peixeira, e depois praticou apedrejamento até a morte do animal. Ela disse na tarde desta terça-feira (19), na Câmara do Recife, que o ataque se deu a um cão sem raça definida e a ação foi totalmente filmada. “As imagens são horríveis e chocantes”.
A Comissão de Legislação e Justiça discutiu vinte e nove projetos, destes, vinte e sete são projetos de lei, um projeto de decreto legislativo e um projeto de resolução. Foram aprovados dezesseis projetos, sendo que oito foram rejeitados, quatro tiveram pedido de vista e um foi retirado de pauta. Estiveram presentes à reunião, o presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (PSB), além de Eriberto Rafael (PTC), Samuel Salazar (MDB), Almir Fernando (PCdoB) e Renato Antunes (PSC).