O abastecimento de água na Zona Norte do Recife poderá melhorar com o investimento a ser feito pela Compesa. Segundo o vereador Almir Fernando (PCdoB) informou na tarde dessa quarta-feira (02), na Câmara Municipal, dos R$ 40 milhões prometidos, a Compesa anunciou através de placas colocadas na entrada do Córrego do Euclides que serão alocados R$ 21 milhões e o prazo de execução será de 24 meses.
A Não Violência Ativa é uma metodologia de ação que tem como característica fundamental a rejeição e o repúdio a todas as formas de violência. Promove ações concretas e impulsiona ações exemplares que tendem a erradicar as práticas violentas, e tem no dia 2 de outubro a data símbolo mundial de movimentação em prol da Não Violência. Na Câmara, o assunto foi tratado na manhã desta quarta-feira (2), em uma reunião pública presidida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) com a presença de estudantes do curso de Serviço Social do Centro Universitário Brasileiro (Unibra).
Antes de dar início à reunião pública “Educação não violenta”, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (02), o vereador Ivan Moraes (PSOL) recebeu estudantes do 3º período do curso de serviço social do Centro Universitário Brasileiro (Unibras). No plenário, ele conversou sobre o dia a dia dos parlamentares, o processo de elaboração de projetos de lei, requerimentos, dentre outras proposições, bem como discussões, tramitação de matérias e votações.
O vereador Eriberto Rafael (PTC) avaliou que a realização do Curso Básico de Finanças Públicas e Análise Orçamentária, dirigido a servidores concursados e comissionados da Câmara do Recife, e realizado por iniciativa da Comissão de Finanças e Orçamento, da qual é presidente, deu resultados positivos. Ele disse na tarde dessa terça-feira (1º), que a iniciativa buscou capacitar os servidores no trato com as peças orçamentárias que são analisadas na Casa. O parlamentar também leu uma nota enviada pelo Prefeito Geraldo Julio agradecendo aos vereadores o trabalho realizado por eles durante o ano. A nota é alusiva à passagem do Dia do Vereador, comemorado nesta data (1º) de outubro.
Uma alteração que pode impactar o processo eleitoral que vai escolher os 40 membros do Conselho Tutelar do Recife foi tema de debate na Câmara Municipal nesta terça-feira (1º). Na tribuna, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) se mostrou indignada com a transferência de 17 mil eleitores da Região Político Administrativa (RPA) 5 para a RPA 4. Cada região elege um número previamente designado de conselheiros.
O vereador Fred Ferreira (PSC) comemorou o Dia Internacional das Pessoas Idosas lembrando que essa população é cada dia maior no Brasil e no mundo. Aproveitou para dizer que a cidade deverá ter um Hospital do Idoso, promessa de campanha e que está sendo construído. No entanto, alertou na tarde desta terça-feira (1º), na Câmara do Recife, para o fato de que há diversas obras iniciadas e não concluídas, a exemplo do Ginásio de Esportes, Geraldão, e a UPA Especialidade no Ibura.
Através da elaboração de um requerimento, o vereador Almir Fernando (PCdoB) vai sugerir à Prefeitura do Recife criar o programa Caminho das Águas. O programa consiste em desviar águas servidas das casas, das encostas para as escadarias, evitando assim que arrastem a terra dos morros. Ele disse na tarde desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal, que essa medida evitaria os deslizamentos, especialmente no inverno. “Muitos moradores despejam as águas servidas na encosta, ajudando a provocar deslizamento. Seria uma forma de diminuir riscos”. Sugeriu também que seja feita a limpeza da argamassa dos muros de arrimo.
Duas importantes obras na área de esportes e lazer foram entregues pelo prefeito Geraldo Julio aos jovens da Zona Oeste do Recife: a revitalização do Campo do 15, na Avenida do Forte, no Cordeiro; e da Praça do Engenho do Meio. “Foram obras de restauração de equipamentos públicos de grande valor para os jovens e demais moradores dos dois bairros. A realização dessas obras mostra o quanto a gestão está comprometida com as comunidades”, afirmou o vereador Aderaldo Pinto (PSB), na reunião ordinária desta terça-feira (1º).
Existente há 27 anos, a Associação Pernambucana de Mães Solteiras realiza um importante trabalho de reconhecimento de paternidade de crianças, adolescentes e adultos. Mesmo já tendo promovido cerca de 50 mil processos com esse objetivo, ainda assim não tem uma sede própria. Para tentar reparar essa situação, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) fez um apelo ao prefeito Geraldo Julio no sentido de oferecer um espaço onde a entidade realize os trabalhos. “A Associação existe desde 1992 e realiza um trabalho de fundamental importância sob os aspectos social, moral e psicológico”, afirmou a vereadora, na reunião ordinária desta terça-feira (1º).
Nesta terça-feira (1º), é celebrado o Dia do Vereador – e a data não poderia deixar de ser lembrada na Câmara do Recife. Na tribuna da Casa de José Mariano, o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) aproveitou a ocasião para tratar da reunião solene de sua iniciativa que será promovida no dia 25 de outubro, para honrar os ex-parlamentares do Poder Legislativo Municipal.