Tadeu Calheiros comenta requerimento sobre vacinação dos profissionais da rede pública de ensino

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) teceu comentários, nesta terça-feira (9), durante reunião Ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, via internet, sobre o Requerimento de número 394/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que determina como pré-requisito ao retorno às aulas presenciais a vacinação contra covid-19 de todos os profissionais da rede pública municipal de ensino.

“Sou completamente favorável à inclusão dos professores na linha de frente e por isso, entendo ser de extrema importância seguir os protocolos de segurança. Da mesma forma, é necessário que os alunos tenham mais de uma máscara disponível.  Portanto, defendo que as escolas só voltem a funcionar com as devidas regras sanitárias do protocolo de segurança. Entretanto, sou contrário ao requerimento apresentado pela vereadora Liana Cirne, pois hoje não se sabe como será feita a vacinação. Não há previsão de conclusão desse processo e as crianças estão cada vez mais prejudicadas", disse.

Segundo o vereador, as escolas brasileiras ficaram fechadas pelo dobro do tempo em relação aos outros países e ele também comentou artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatra, que trata desse tema. De acordo com os especialistas, os ambientes pedagógicos devem ser definidos como serviços essenciais e destaca a importância da criação de um projeto urgente de inserção digital dos alunos das redes públicas visando promover a plena inclusão educacional e diminuir as desigualdades de acesso, ocasionadas, hoje, pela exclusão digital. “E os impactos para as crianças são muitos. E muitos também são os problemas na saúde infantil detectados pela falta das escolas. Diversos estudos constatam que o ambiente escolar é o mais seguro para enfrentar a pandemia, especialmente nas regiões mais carentes. Pois, infelizmente, essas crianças não têm espaço suficiente em suas casas e estão mais expostas a aglomerações. O abismo social entre essas crianças de escolas pública e privada só vai aumentar”.

Em 09.02.2021, às 13h.