Chico Kiko aborda vacinação de veterinários contra o coronavírus e aumento nas passagens de ônibus

O vereador Chico Kiko (PP) criticou o aumento nas passagens de ônibus, durante reunião Ordinária realizada de forma remota, no início da tarde desta terça-feira (9), na Câmara Municipal do Recife. “Quero deixar registrada a minha revolta. O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) definiu, nessa última sexta-feira (5), o aumento das passagens de ônibus que circulam pelo Grande Recife. Os percentuais de reajuste, válidos a partir do último domingo, são de aumento de 8,7% para a tarifa A, e de 8,5% para a tarifa B, e 8,8% para tarifa G”.

O parlamentar ressaltou que o aumento nas tarifas foi feito em um momento inapropriado, já que a sociedade passa por um período de pandemia. Um dos efeitos dessa época, além das questões da saúde, foi a crise econômico-financeira. “Diversos pais tiraram filhos da rede particular de ensino, e muita gente perdeu empregos na maior crise de saúde de todos os tempos. E as empresas de ônibus ainda concedem um aumento deste. Um verdadeiro absurdo”.

Outro tema abordado pelo vereador Chico Kiko foi em relação à vacinação dos veterinários contra o coronavírus. Ele argumentou dificuldades dos profissionais para garantir a imunização. “Em resposta ao Ofício 13/2021, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Ministério da Saúde reiterou que médicos -veterinários, seus respectivos técnicos e auxiliares estão inseridos entre os trabalhadores de saúde destacados no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a covid-19.  A medicina veterinária faz parte do rol de profissões da área da saúde, desta forma, incluindo os médicos-veterinários no grupo-alvo. Segundo o Ministério da Saúde, para garantir a vacinação basta que o profissional apresente a carteira de identidade profissional, mas não é isso que vem acontecendo no Recife”.

Em 09.02.2021, às 13h37.