Osmar Ricardo analisa situação do transporte público, água e aumento de combustíveis

A situação dos terminais de ônibus, os aumentos nos combustíveis e do gás de cozinha foram assuntos levantados pelo vereador Osmar Ricardo (PT), na manhã desta terça-feira (9), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife transmitida pela internet. “Os terminais estão superlotados, justamente em um momento de pandemia, e o desemprego é grande. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro cortou o Auxílio Emergencial e, agora, o gás e gasolina têm suas tarifas aumentadas. É uma situação lamentável”.

O parlamentar recordou ainda que o Recife passa por dificuldades no abastecimento de água e sugeriu a recriação de uma Frente Parlamentar para debater as questões da Compesa e, também, da Celpe. “Estamos vendo aqui a falta d’água no Recife. É importante relembrar a história da Casa onde o ex-presidente Josenildo Sinésio criou uma Comissão para discutir os problemas da Celpe e da Compesa. Havia cortes nas casas mais pobres. Sabemos que a problemática acontece não só no Recife, mas no estado todo. As contas chegam, mesmo assim, às residências, e atualmente temos as barragens com volume escasso. Então é preciso que a Casa tente buscar reiniciar essa nova Frente”.

Ainda sobre o transporte coletivo, Osmar Ricardo frisou que foram apontadas soluções, mas que, segundo o vereador, ainda não foram concretizadas. Ele pediu um diálogo com o governo estadual. “Falaram no aumento da frota em melhorar a circulação dos passageiros, mas não vemos isso. Nas tv’s, logo cedo, assistimos a cenas de superlotação, as pessoas aglomerando, próximas às outras. Praticamente, não existem os fiscalizadores.  Temos um assento no Conselho de Transporte Público e é preciso debater o assunto na cidade e trazê-lo para a Casa de José Mariano. As passagens aumentaram quase um terço do seu valor e não vemos a melhoria na prática. É preciso um diálogo nesse sentido, também, com o Governo do Estado, a quem cabe a palavra final na questão das passagens”.

Em 09.02.2021