Notícias

Membro da Igreja Universal do Reino de Deus há 21 anos, a vereadora Ana Lúcia (PRB) parabenizou a denominação religiosa por haver doado um poço artesiano aos moradores de Mosiro, na província de Narok, localizada no sudoeste do Quênia. “Trata-se de uma das regiões mais secas e pobres do país africano. Ali residem 16 mil habitantes, dos quais 13 mil pertencem à tribo massi”, afirmou, em reunião ordinária desta segunda-feira (9). Os membros da tribo vivem em condições precárias. Lá, segundo a vereadora, há escassez de alimentos e, pelo fato de não existir água própria para o consumo humano, as doenças proliferam com facilidade.

Duas boas notícias para a educação pública do Recife foram destacadas pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta segunda-feira (9), na Câmara Municipal. Na tribuna do plenário, o parlamentar comemorou a assinatura da ordem de serviço para a conclusão da Escola Municipal Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio. Em seguida, repercutiu a inauguração do Telecentro Alto do Pascoal, na Escola Estadual Rotary, que aconteceu nesta manhã.

Presidida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), a Comissão de Segurança Cidadã da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta segunda-feira (9), na sede do Poder Legislativo Municipal. Na pauta do encontro, estavam os detalhes de uma audiência pública, a ser realizada pelo grupo ainda neste mês, a respeito do programa Pacto pela Vida do Recife, lançado em 2013.

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro, pois foi nessa data, em 1933, que o Presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133 que regulariza a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país. Para celebrar a data, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) promoveu uma reunião solene na manhã desta segunda-feira (9), com a presença, no plenário, de vários profissionais da área de veterinária. “Meus homenageados deveriam ser chamados de mestres da dedicação”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), representou o prefeito da cidade, Geraldo Julio, na celebração aos 197 anos da Independência do Brasil, na manhã deste sábado (7). Ele hasteou a bandeira do Recife ao lado do governador do Estado, Paulo Câmara, e do Comandante Militar do Nordeste, general de Exército Marco Antônio Freire Gomes, dando início ao desfile cívico-militar, que ocorreu na Avenida Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, na Zona Sul.

Para comemorar o Dia do Repórter Fotográfico, ocorrido em 2 de setembro, o vereador Hélio Guabiraba, atualmente sem partido, realizou reunião solene na manhã desta sexta-feira (6) homenageando 27 profissionais da chamada imprensa cuja missão é registrar os fatos e situações através das lentes de suas câmeras. Eles receberam o Prêmio Alexandre Severo, que consistia de um diploma. Na justificativa da solenidade, o vereador explicou que ao longo dos anos, “o fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho pautado no uso das imagens fotográficas para ilustrar notícias. A relação entre a narração de fatos e a fotografia se consolidou através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856”. Os fotógrafos da Câmara Municipal do Recife, Anderson Barros e Carlos Lima, estavam entre os homenageados.

A fase de diálogos da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor com os segmentos sociais teve continuidade nesta quinta-feira (5), com a apresentação do Plano Centro Cidadão, vinculado à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); e do Projeto Parque Capibaribe, ligado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Foram duas reuniões importantes com pessoas que se dedicaram a estudar o Recife, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Elas conhecem dados, informações e números em torno de pontos importantes e que podem ser de grande valia para o Plano Diretor. Colhemos bons frutos. Estamos abrindo o período de emendas e as conversas poderão embasar propostas da relatoria ou da comissão”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Rodrigo Coutinho (Solidariedade).

Um conjunto de 12 projetos que se encontram em tramitação na Câmara do Recife foram analisados – e aprovados – pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa nesta quarta-feira (4). Presidido pela vereadora Ana Lúcia (PRB), o grupo também distribuiu aos relatores outros dois projetos para a emissão de pareceres.

O vereador André Régis (PSDB) relembrou a fiscalização realizada nos teatros municipais do Recife, mas se deteve no Teatro de Santa Isabel, idealizado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier. Ele disse na tarde desta quarta-feira (4), na Câmara do Recife, que o engenheiro foi alvo de um artigo do professor paraibano Alberto Souza, publicado em uma revista internacional. “Peço que o artigo seja transcrito nos anais dessa Casa e que seja aprovado voto de aplauso ao professor”.

Proibir, no Recife, a veiculação em imóveis, estabelecimentos comerciais, outdoors, ruas, avenidas, praças, logradouros públicos e meios de transporte, de conteúdo de cunho erótico, pornográfico, obsceno, impróprio ou inadequado. É esse o objetivo do projeto de lei nº 100/2018, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que foi a discussão na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (4). O projeto não foi votado por falta de quórum – mas, na tribuna do plenário, a parlamentar discursou para defender a proposta.