Fred Ferreira defende vestiários nas empresas
De acordo com o projeto, os vestiários deverão ter um banheiro com, no mínimo, um chuveiro e guarda-volumes, para empresas com até dez funcionários por turno e vestiário com, no mínimo, dois chuveiros e guarda-volumes, para empresas que possuem de 11 a 20 funcionários por turno. A proposta determina ainda que a cada grupo de 10 funcionários, será acrescentado um chuveiro e os vestiários deverão ser separados proporcionalmente por sexo. Deverão ser contabilizados os funcionários que se declarem usuários de bicicleta como meio de transporte para ir e vir do trabalho.
“Um local de trabalho que tenha um ambiente para o funcionário banhar-se é uma ótima maneira de mostrar às pessoas que a empresa ou organização preocupa-se com o meio ambiente, incentivando o uso da bicicleta como um meio de transporte energeticamente eficiente, econômico e não poluente”, justifica Fred Ferreira.
O parlamentar ressalta também que a prática de uma atividade física regular, como parte da jornada para o trabalho, faz com que funcionários de locais com vestiários troquem o transporte público pela bicicleta, tenham maior disposição, faltem menos e mostrem maior produtividade. “Haverá redução da necessidade de estacionamentos para automóveis, uma força de trabalho mais saudável, menos dias perdidos por ausência devido a doenças, menos atrasos e menos horas perdidas por causa dos congestionamentos no trânsito, além de maior produtividade e atitudes positivas no trabalho”.
06.01.2021, às 10h10