Notícias

Aproveitando a presença de um grupo de orientadores de trânsito – os “amarelinhos” – nas galerias do plenário da Câmara Municipal, o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a necessidade de melhores condições de trabalho para esses profissionais terceirizados que suplementam as atividades dos agentes de trânsito nas ruas do Recife. “É muito importante e louvável reconhecer a importância do trabalho que vem sendo realizado pela categoria, que já conquistou a simpatia e a confiança da população. Mas esses trabalhadores precisam ser reconhecidos também com melhores salários e condições de trabalho”, disse, na reunião ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (16).

O início das obras de calçamento da Rua Engenho Linda Flor, no UR-3 Ibura, foi tema de um discurso do vereador Samuel Salazar (sem partido) na Câmara do Recife nesta quarta-feira (16). O vereador agradeceu a gestão municipal pelo atendimento do requerimento de número 3043/2019, fruto de seu mandato ouvindo a comunidade local.

O vereador Jayme Asfora (sem partido) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (16) para cobrar respostas da Prefeitura a dois pedidos de informação, formulados por seu mandato, sobre o gasto com cargos comissionados da administração. Segundo o vereador, a atual gestão possui mais cargos desse tipo do que quando assumiu a máquina, em 2013. Ele criticou, ainda, o aumento de 102% no número de servidores comissionados com a maior faixa de vencimentos da folha do município.

O vereador André Régis (PSDB) disse na tarde desta quarta-feira (16) que está preocupado com o que pode acontecer nesta quinta-feira (17), quando o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, colocar em julgamento as ações que discutem a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. “Estou acompanhando o fato com muita preocupação, pois o que está acontecendo no STF é muito lamentável. O que assistimos é a algo muito preocupante”, reforçou.

Para ressaltar a importância dos orientadores de trânsito do Recife – popularmente conhecidos como os "amarelinhos", por usarem bata nessa cor, sobre a farda – a vereadora Natália de Menudo (PSB) parabenizou o trabalho que eles realizam, organizando a mobilidade e suplementando as atividades dos agentes de trânsito. “Esses profissionais vão além de suas atribuições, pois conquistam a confiança de todos os recifenses com dinamismo, educação, exercendo disciplinarmente a orientação tão necessária no trânsito e boas práticas de atendimento ao público”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (16).

Mais de quatro mil crianças participam do projeto de inclusão de alunos especiais desenvolvido pela gestão municipal. Segundo a vereadora Goretti Queiroz (PSC), são mais de 280 professores especializados no atendimento de crianças especiais junto com 289 agentes de apoio já contratados, tornando o Recife pioneiro e referência nesse atendimento. Ela disse na tarde dessa quarta-feira (16), na Câmara do Recife, que conheceu o trabalho realizado nessas unidades através de um aluno com paralisia cerebral, Alisson Gabriel, 13 anos. Mesmo sem coordenação motora e com outras dificuldades como auditiva, ele escreveu um livro e fez um vídeo com auxílio de tecnologia, cedida às escolas pela PCR.

Uma ação judicial impetrada contra o Centro de Formação Paulo Freire determinando a desocupação da área coletiva do Assentamento Normandia, em Caruaru, do Movimento Sem Terra (MST) foi suspensa pelo desembargador Manoel Erhardt, do Tribunal Regional Federal, em virtude de um agravo de instrumento dos advogados do Centro. A ação tramitava na 24ª Vara Federal de Pernambuco e a notícia da suspensão foi comemorada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na tarde desta quarta-feira (16), na Câmara do Recife.

Raciocínio lógico, memória, concentração. Essas são algumas das habilidades que podem ser potencializadas pela prática do xadrez. O jogo de tabuleiro é usado como ferramenta em escolas de diversos lugares do mundo – e o Recife vai ser mais um deles, após o lançamento do programa Xadrez nas Escolas, da Prefeitura. Na Câmara Municipal, a iniciativa foi elogiada pelo vereador André Régis (PSDB) nesta quarta-feira (16).

Na manhã desta quarta-feira (16), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião pública para o lançamento do livro Manual de Sexologia Forense e Atendimento às Mulheres, Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, de Eveline Catão, médica legista coordenadora do Serviço de Sexologia do Instituto Médico Legal de Pernambuco. “O Manual busca esclarecer as atribuições e competências dos profissionais que atuam na área de sexologia, bem como a utilização de protocolos e fluxograma de atendimento às vítimas de violência sexual”, enfatizou a parlamentar.

Pelos relevantes serviços prestados ao Recife o empresário do ramo de representação de vendas José Ubaldo do Nascimento recebeu o título de Cidadania Recifense, em solenidade realizada na noite desta terça-feira (15), por iniciativa do primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Gueiros (PSB). “Viver é participar de uma constante batalha, porque nós não escolhemos os nossos pais e nem nossos irmãos. Igualmente não escolhemos o lugar onde nascemos. Contudo escolhemos o lugar onde queremos viver e onde estabelecemos o nosso campo de batalha. Isso aconteceu com José Ubaldo”, pontuou Gueiros, no discurso de saudação.